I-
OBJETIVOS DAS BRINCADEIRAS E
DINÂMICA DE GRUPO NA IGREJA
As propostas apresentadas
neste seminário não se
constituem um fim em si
mesmas, mas estão
direcionadas ao objetivo
maior que é o aprendizado.
São recursos que, quando
utilizados no momento
oportuno e na medida certa,
tornam o ensino mais
atraente, participativo,
criativo e os seus efeitos
marcantes e duradouros. Não
podem substituir a lição ou
estudo bíblico, mas são
simples meios de vivenciar e
fixar o ensino na mente e na
emoção daqueles que estão no
processo do aprendizado.
O ensino das verdades
bíblicas, longe de ser
relegado a um segundo plano,
será dinamizado, através da
motivação e da iniciativa
desencadeadas pelas
atividades lúdicas. O mais
importante na aula é que
haja o verdadeiro estudo da
Palavra e que o professor
esteja preparado para dar
tal aula; as técnicas usadas
devem estar em função de
tornar o estudo da Palavra
mais proveitoso e dinâmico.
Se essa visão for deturpada,
só haverá agitação e
dispersão, sem que haja
“aprendizagem”.
II
- DINÂMICA DE GRUPO
A -
Conceituação
A dinâmica de grupo é uma
das áreas que mais progride
no campo da psicologia. Suas
características peculiares a
tornam atrativas e
eminentemente práticas.
Essas dinâmicas são simples
ferramentas, na qual a
interação entre as pessoas
do grupo é fundamental no
aprendizado.
Para dinamizar um grupo,
pode ser utilizado
exercícios, que têm
finalidades diversas. Uns
buscam maior abertura da
pessoa em relação às demais,
tirando as barreiras que
impedem uma verdadeira
comunicação pessoal por
causa de preconceitos e
condicionamentos. Outros
exercícios procuram
despertar nas pessoas o
sentido da solidariedade.
Outros, ainda, buscam mais
diretamente uma colaboração
efetiva, afastando a frieza,
o indiferentismo, a
agressividade, a indiferença
às coisas de Deus. Aparecem
ainda exercícios que ajudam
as pessoas a se conhecerem
melhor, suas limitações,
deficiências, suas
habilidades, e aspectos que
precisam ser trabalhadas por
Deus. Há, enfim, exercícios
que demonstram maturidade
grupal, o grau de abertura,
de harmonia, e seu ambiente
de amizade, sinceridade,
confiança e colaboração.
B -
Objetivos
Na formação do grupo e na
elaboração dos exercícios
práticos é necessário ter
objetivos claros e bem
definidos, tanto individuais
como em grupos, a serem
alcançados a curto, médio e
longo prazo, pois são
oportunidades para incutir
no aluno verdades bíblicas
no mais profundo do seu ser,
cujos valores o acompanharão
por toda vida.
É bom salientar, que as
dinâmicas se tornam
eficientes quando utilizadas
com muita destreza, esforço
e entusiasmo; devem ser
encaradas com o máximo de
seriedade e criatividade,
para adaptá-la ao grupo e
atender os objetivos
estabelecidos.
C –
Os dez mandamentos para uma
dinâmica criativa
É necessário seguir algumas
diretrizes, que vamos chamar
de os dez mandamentos para
dirigir uma dinâmica
criativa:
1. Ore pedindo orientação na
preparação, e na aplicação
da atividade na vida do
grupo.
2. Prepare-se bem. Verifique
se o local é adequado e o
material necessário esteja
disponível. Estude os
procedimentos com
antecedência, as regras e/ou
princípios das idéias que
pretende usar.
3. Divulgue as atividades do
seu grupo com antecedência.
4. Adapte as idéias à sua
realidade, idade, tamanho e
as características do seu
grupo.
5. Seja um líder
entusiasmado ao conduzir a
atividade.
6. Tenha coragem de
experimentar idéias novas e
inovar o programa da sua
reunião ou escola dominical.
7. Seja sensível às reações
do grupo. Não quebre as
tradições com muita rapidez!
Uma coisa é ter “casca dura”
diante das críticas injustas
de uma ou outra pessoa;
outra, é não prestar atenção
ao retorno que a maioria do
grupo está dando.
8. Seja justo nas regras.
9. Seja flexível. Não deixe
que o programa se torne
cansativo.
10. Não faça do programa
algo mais importante do que
as pessoas.
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