A cronologia Bíblica é quase
toda incerta, aliás, toda a cronologia antiga. As datas eram contadas
tomando-se por base eventos importantes da época, e isso dentro de cada
povo. Não havia, é óbvio, uma base geral para cômputo do tempo.
Quanto à Bíblia, seus escritores não tinham preocupação com datas.
Apenas registravam os fatos. As datas, quando mencionadas, tinham por
base eventos particulares, como construção de cidades, coroação de reis,
etc.
As descobertas arqueológicas e o estudo mourejante de dedicados eruditos
no assunto, vêm melhorando e precisando a cronologia em geral, inclusive
a bíblica.
As datas que aparecem às margens de certas edições da Bíblia não
pertencem ao texto original. Foram calculadas em 1650 pelo arcebispo
anglicano Ussher (1580-1656.) É conhecida por Cronologia Aceita. A
cronologia de Ussher vem enfrentando severa crítica. Há divergências
quanto a muitas de suas datas, isso em face do progresso do estudo de
assuntos orientais, através de contínuas pesquisas e descobertas
arqueológicas. Quanto à Bíblia não se ocupar de um exato sistema de
cronologia, lembremo-nos que ela é acima de tudo a revelação de Deus à
humanidade, expondo o completo plano da redenção.
A. A utilidade da cronologia bíblica.
Ela fornece pontos de referência na progressão da mensagem e fatos da
Bíblia, situando-os no tempo.
B. Dificuldades no estudo da cronologia bíblica.
Uma das dificuldades no estudo da cronologia bíblica está no próprio
texto bíblico. Há, especialmente na época dos Juízes, do reino dividido,
e dos profetas, muitos períodos coincidentes em parte, reinados
associados, intervalos de anarquia, arredondamento de números, etc. Para
a busca da solução dessas dificuldades é mister um profundo exame dos
textos envolvidos.
C. A era antes de Cristo (a Era AC.).
A contagem do tempo que vai de Adão a Cristo é feita no sentido
regressivo, isto é, o cômputo parte de Cristo para Adão, e não ao
contrário. Noutras palavras, partindo de Adão para Cristo, os anos
diminuem até chegarmos a 1 A.C. Portanto, de Cristo para Adão (o
normal), os anos aumentam até chegarmos ao ano 4004 AC, tido como o da
Criação adâmica. É que Jesus é o centro de tudo. E também o marco
divisório e central do tempo. Ver Hb 11.3, no gr.
D. O erro existente em nosso calendário atual.
O uso do calendário é tão antigo quanto a própria humanidade. Os
primeiros povos a usar calendário foram os antigos egípcios. Há
calendários diversos, O leitor moderno que só tenha noções do nosso
calendário precisa aperceber-se disso ao estudar assuntos antigos.
Nestas nossas concisas e incompletas notas, reportamo-nos unicamente ao
calendário cristão, do qual, o calendário atual é uma continuação.
Em 526 AD, o imperador romano do Oriente, Justiniano i, decidiu
organizar um calendário original, entregando essa tarefa ao abade
Dionísio Exiguus, o qual em seus cálculos cometeu um erro, fixando o ano
1 AD (o do nascimento de Cristo) com um atraso de 5 anos. Em seus
cálculos ele tomou o calendário romano (o chamado "AUC") e fixou o ano 1
AD (o início da Era Cristã), como sendo 753 AUC, quando na realidade era
o 749. Daí dizer-se que Jesus nasceu 5 anos antes da Era Cristã. O que é
um absurdo se não for dada uma explicação. Nossos livros e tratados
apenas declaram o fato do engano do abade, mas não o explicam. Portanto,
as datas atuais estão atrasadas 5 anos. Estritamente falando, são quase
cinco anos. Trata-se de arredondamento.
Nota 1. O calendário atual chama-se Gregoriano, porque em 1582 o
papa Gregório XIII alterou o calendário de Dionísio, subtraindo-lhe dez
dias, a fim de corrigir a diferença advinda do acúmulo de minutos a
partir de 46 AC, quando Júlio César reformou o calendário então
existente.
Nota 2. A palavra calendário vem do latim "calenda" = 1º dia de
cada mês entre os romanos.
E. As divisões do tempo.
1. O dia. Entre os judeus e romanos era dividido em 12 horas,
isto é, o período em que há luz. Entre os judeus, o dia ia de um por de
sol a outro. Entre os romanos, ia de uma meia-noite a outra. As horas do
dia e da noite eram contadas separadamente, isto é, doze e doze; isto
entre judeus e romanos. Ver Jo 11.9 e At 23.23. Entre os judeus a Hora
Primeira do dia era às seis da manhã. O mesmo ocorria em relação à
noite.
2. A semana. Entre os hebreus, os dias da semana não tinham nomes
e sim números, com exceção do 6º e 7º dias, que também tinha nomes, Lc
23.54.
3. Os meses. Eram lunares. A lua nova marcava o início de cada
mês, sendo esse dia festivo e santificado, Nm 28.11-15; I Sm 20.5; I Cr
23.31; II Rs 4.23; S181.3; Is 1.13; Cl 2.16. Tinham 29 e 30 dias
alternadamente. Antes do exílio babilônico eram designados por números.
Depois disso, passaram a ter nomes e números.
4. Os anos. Tinham 12 meses de 29 e 30 dias alternadamente,
perfazendo 354 dias. Os judeus observavam dois diferentes anos: o
sagrado, começando em Abibe (mais ou menos o nosso abril), e o civil,
começando em Tisri (mais ou menos o nosso outubro.)
5. Os séculos. Sua computação.
Século I. Compreende os anos 1 a 100 AD.
Século II. Compreende os anos 101 a 200 AD.
Século III. Anos 201 a 300, e assim por diante.
F. Cronologia resumida dos principais fatos e
eventos bíblicos.
Fato |
Duração |
Período |
O mundo
antediluviano |
1600 anos |
4004-2400 AC |
Do Dilúvio a
Abraão |
400 anos |
2400-2000 AC |
Os patriarcas
Abraão, Isaque, Jacó |
200 anos |
2000-1800 AC |
Israel no Egito |
400 anos |
1800-1400 AC |
Período dos
Juízes |
300 anos |
1400-1100 AC |
A monarquia
Israelita (Saul, Davi, Salomão) |
120 anos |
1053-933 AC |
O Reino dividido |
350 anos |
933-586 AC |
Queda do Reino do
Norte (Samaria) |
- |
-721 AC |
O exílio
babilônico (Judá) |
70 anos |
606-536 AC |
Restauração da
Nação Israelita |
100 anos |
536-432 AC |
Ministérios dos
profetas literários |
400 anos |
800-400 AC |
Nascimento de
Jesus |
- |
+- 5 AC |
Ministério de
João Batista |
- |
29 AD |
Ministério de
Jesus |
3 anos |
30-33 AD |
Conversão de
Paulo |
- |
35 AD |
Fundação das
igrejas da Ásia Menor e Europa, por Paulo |
15 anos |
50-65 AD |
Início da revolta
dos judeus contra os romanos |
- |
66 AD |
Destruição do
Templo de Jerusalém |
- |
70 AD |
Escrito o Apocalipse (o último Livro da
Bíblia, por João, o Apóstolo) |
- |
96 AD |
Morte de João, o
Apóstolo |
- |
100 AD |
Nota 1. Profeta Literário
é o que deixou escritos seus.
Nota 2. O Templo ao ser destruído no ano 70 AD, tinha apenas seis
anos de terminada sua construção (64 AD.)
G. Cronologia dos impérios mundiais.
Isto é, a fase em que exerceram supremacia sobre o mundo
conhecido.
Egito |
1600-1200 AC |
Assíria |
900-607 AC |
Babilônia (o neo-império) |
606-536 AC |
Pérsia |
536-331 AC |
Grécia |
331-146 AC |
Roma |
146 AC - 476 AD |