contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Esboços da Bíblia

Livro de 2 Timóteo

 
 

2 Timóteo (2 Tm)


DESTAQUES DE SEGUNDA TIMÓTEO

Incentivo e conselhos para ajudar Timóteo a permanecer firme nos tempos difíceis à frente.
A última carta inspirada escrita por Paulo, durante sua segunda detenção em Roma.

Incentivo para Timóteo prosseguir fazendo progresso.
‘Atice, como a um fogo, o dom de Deus’ que você recebeu; não se envergonhe de dar testemunho sobre Cristo ou sobre Paulo, um prisioneiro; participe no sofrimento pelas boas novas. (Þ2TiÜ 1:6-8)
Guarde o modelo de palavras salutares. (1:13, 14)
Como soldado, tenha um objetivo em vista; como um atleta nos jogos, compita segundo as regras; seja como o lavrador, que trabalha arduamente; persevere fielmente. (2:3-13)
Faça o máximo para apresentar-se aprovado por Deus, manejando corretamente a palavra da verdade. (2:15)
Fuja dos desejos da mocidade, mas empenhe-se por qualidades piedosas na companhia daqueles que invocam o Senhor dum coração puro. (2:22)

Conselhos para ajudar Timóteo a permanecer firme contra falsos instrutores.
Evite discussões sobre palavras e conversas que violam o que é santo; com brandura, procure restabelecer os enlaçados pelo Diabo. (2:16-26)
Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar, devido às atitudes iníquas das pessoas; elas serão amantes do dinheiro e dos prazeres, em vez de amantes de Deus; afaste-se de tais pessoas. (3:17)
Estes homens corruptos continuarão resistindo à verdade; mas apegue-se àquilo que você aceitou como veraz, pois aprendeu de pessoas a quem conhecia bem e com base nas Escrituras inspiradas. (3:8-17)
Persevere em pregar a palavra, evangelizando, efetuando plenamente seu ministério muito embora esteja chegando o tempo em que os homens não desejarão ouvir a doutrina salutar, mas preferirão que os instrutores de sua escolha lhes façam cócegas nos ouvidos. (4:1-5)

A situação de Paulo como prisioneiro.
Paulo foi nomeado apóstolo de Jesus Cristo; agora está sofrendo por isso, mas não se envergonha. (1:11, 12)
Como prisioneiro em cadeias, praticamente todos do distrito da Ásia o abandonaram, mas Onesíforo procurou-o diligentemente e lhe trouxe revigoramento. (1:15-18)
Reconhecendo a iminência de sua morte, Paulo aguarda confiantemente o dia em que Jesus Cristo concederá a coroa da justiça a ele e a todos os demais que amaram Sua manifestação. (4:6-8)
Ninguém se pôs do lado dele na primeira defesa; todavia, Paulo foi fortalecido pelo Senhor Jesus Cristo; está confiante de que o Senhor o salvará para Seu Reino celestial. (4:16-18)

Voltar para Menu de Esboços dos Livros da Bíblia
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados