contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Saúde

O Alimento Espiritual e a Saúde

 
 

Introdução


O ser humano é constituído de corpo, alma (mente, emoções...)  e espírito. Para que exista saúde verdadeira é preciso que cada uma destas partes esteja em equilíbrio. Assim como o corpo e a mente, a parte espiritual precisa ser atendida em sua necessidade básica, precisa de seu alimento próprio, para que o ser humano, como unidade global, se apresente com saúde perfeita. Além disso, essas três partes, corpo, mente e espírito, dependem uma da outra: o problema de uma, refletirá sobre as outras, como os dois lados de uma folha de papel: se um lado é rasgado, o outro lado também será. Ser uma unidade global, significa que nenhuma destas partes pode existir separada uma da outra.

O alimento Espiritual

Pelo explicado acima, você pode concluir que a saúde não será verdadeira, completa, se a parte espiritual estiver abandonada. E por que isso acontece ? Porque assim fomos feitos por Deus, assim é nossa constituição. Qual o alimento da parte espiritual do ser humano ? É Deus. Nosso corpo precisa de água e alimento; a mente precisa de amor; e a parte espiritual, precisa de Deus. Deus é o alimento, a necessidade indispensável do espírito. Assim como o homem procura alimentar o seu corpo, deve procurar alimentar o seu espírito, cujo alimento é Deus. Assim como a falta de comida determina uma sensação desagradável de fome física, a falta de Deus determina uma sensação desagradável de fome espiritual, um vazio somente preenchido por Deus. Um prato de alimento sacia a fome do corpo, Deus sacia a fome espiritual. Assim como uma lâmpada só pode acender quando ligada à corrente elétrica adequada, nós só podemos funcionar perfeitamente se estivermos ligados a Deus. Por que ? Porque assim fomos feitos por Deus, nosso criador. Separados d'Ele, temos problemas e não funcionamos bem. Logo, assim como cuidamos do corpo e da mente, precisamos cuidar do espírito.

O vazio Espiritual

Quando alguém abandona sua parte espiritual, mantendo-se afastado de Deus, mais cedo ou mais tarde, aparece uma sensação de vazio, uma ansiedade inexplicável, uma infelicidade sem motivo aparente, mesmo sem que existam maiores problemas na vida. O comportamento se altera, a pessoa fica impaciente, intolerante, irritada, insegura, com medos, etc. As vezes pensa que é por falta de alguma coisa material mas, ao conseguir aquela determinada coisa verifica que o problema continua. Existem pessoas que seguem infelizes, ao longo da vida, sem perceber que o motivo maior de seus problemas é a falta de Deus, a falta do alimento espiritual. E tentam resolver seus sintomas procurando médicos que lhes dêem remédios, sem resultado. Com o tempo, o vazio e a infelicidade que sentem provocam sintomas no corpo, fazendo pensar que necessitam mesmo de remédios para sua cura. Outras pessoas, em algum momento da vida, percebem, por si mesmas ou alertadas por alguém, que a verdadeira causa de seus problemas é a falta de Deus. Logo compreendem a realidade e buscam o alimento espiritual e seus problemas se resolvem, ou passam a entendê-los e a controlá-los, eliminando a angústia e a infelicidade, passando a sentir-se seguras, apesar dos problemas que possam estar vivendo. Outras pessoas existem que, mesmo orientadas sobre a importância e necessidade do alimento espiritual, não aceitam essa orientação e não se preocupam em modificar suas vidas e mantêm-se afastadas de Deus e não alcançam resultados. As vezes a compreensão da importância do alimento espiritual só vem alguns anos depois.

Como alimentar o Espírito

Assim como existem orientações para alimentar o corpo, existem orientações para alimentar o espírito, o relacionamento do homem com Deus. Não basta acreditar em Deus. É necessário um envolvimento profundo com Ele, amá-Lo. Para isso, é necessário conhecê-Lo, pois não se pode amar a quem não se conhece. Existem três práticas principais para o relacionamento com Deus: 1- Oração. Orar é conversar com Deus como pai e amigo, abrindo-Lhe o coração. Converse com Deus, divida com Ele seus problemas e angústias, peça orientações, agradeça, por cada novo dia, pelos alimentos em sua mesa; peça perdão por suas faltas. Peça poder para enfrentar as dificuldades, para livrá-lo das tentações do mal. Ore por outras pessoas, peça por elas. A oração é uma das condição mais importantes para a vida do cristão. 2- Estudo da Bíblia. A Bíblia são cartas que o Pai nos escreveu para nos orientar sobre todos os assuntos da vida: de onde viemos e para onde vamos; o que devemos fazer e o que não devemos; o que agrada a Deus e o que não Lhe agrada. Reserve um horário diário para ler a Bíblia em seu lar. Quando surgir a oportunidade de estudar a Bíblia, aproveite, participe de um estudo bíblico. Deus vai criar esta oportunidade em sua vida. Dedique um tempo maior para Deus. Conhecer a Bíblia é uma das formas eficazes de conhecer a Jesus, pois toda a Bíblia aponta para Ele, Seu sacrifício para nossa salvação. 3- Testemunho. Falar de Deus para as pessoas, de Seu amor, de Seu plano de salvação através do sacrifício de Seu filho Jesus, único caminho para a vida eterna. Muitas pessoas precisam conhecer de Deus, de Jesus, da salvação, da vida eterna, e isso só será possível com cada um de nós levando essa mensagem porque esse é o plano de Deus. Levar Deus para as pessoas é levar o que existe de mais valioso.

O poder de Deus

Vivendo em comunhão com Deus, através da Oração, Estudo da Bíblia e Testemunho, o ser humano passa a conhecê-Lo e a amá-Lo. Sabendo de onde vem e para onde vai, tendo certeza da salvação e da vida eterna, o ser humano deixa de temer a morte, sente-se seguro e confiante diante dos problemas da vida, não se desespera, não comete desatinos. As coisas materiais deixam de ser as mais importantes e a vida fica mais tranqüila e menos angustiante. O relacionamento humano melhora, passa a haver mais paz no coração, sem inveja, sem ciúmes, sem ódios e mágoas, que tanto adoecem o ser humano, com capacidade de perdoar. Existe confiança pela certeza de que Deus está continuamente cuidando de cada um de nós. O poder maravilhoso de Deus se transfere para aqueles que O amam. Diante dos problemas, haverá o poder de Deus para enfrentá-los sem medo, com confiança, segurança, humildade e paciência, diminuindo as possibilidades de que corpo e mente adoeçam.

Vivendo a vontade de Deus

De que maneira devemos viver ? Podemos fazer tudo que bem entendemos, ter hábitos errados e acharmos que o poder de Deus vai nos proteger de tudo ? Não, não é assim que Deus nos ensina. O amor de Deus, vivendo em comunhão com Deus, o Seu poder nos reveste do poder de vivermos segundo a Sua vontade, as Suas orientações. o poder de Deus é para nos manter no caminho certo e não para nos proteger das coisas errados que conscientemente decidimos fazer em nossa vida. É muito importante entender essa parte. O amor de Deus nos torna responsáveis, desejosos de fazer a Sua vontade e não a vontade do mundo, nem nossa própria vontade. Assim é com relação as leis da saúde: o poder de Deus faz com que as obedeçamos e não, o que muitos pensam, que nos libera para fazermos nossa própria vontade. É o que acontece com muitas pessoas que, não obedecem as leis da saúde, adoecem e esperam que Deus realize milagres de cura em suas vidas. Deus, além de amor, é também justiça, e não haveria de premiar a desobediência.

A cura pelo milagre: o que esperar? 

Se você está com problemas de saúde sem conseguir solução, e têm pedido cura a Deus sem conseguir resposta, saiba disso: o milagre que Deus opera em nossa vida é o poder de vivermos uma vida nova, abandonando hábitos errados, obedecendo as leis que Ele deu para nossa proteção. Enganam-se aqueles que pensam que estar em comunhão com Deus é estar liberado e protegido para as coisas erradas e desobediências que cometam em suas vidas.

A Igreja do Senhor 

Orar, estudar a Bíblia e testemunhar, são as práticas que manterão você em comunhão com Deus e revestido de Seu poder. Pratique essas coisas em sua vida pessoal, no lar, no trabalho, no lazer, e frequentando a Igreja do Senhor, lugar onde você deve congregar para receber a Palavra de Deus e levá-la para pessoas que dela necessitam e a buscam. Na Igreja você vai para buscar a Jesus Cristo e não pessoas, que são falhas, como todos somos, mas a Igreja deve seguir os mandamentos e as doutrinas de Deus, sem modificá-los, e sem seguir doutrinas criadas por homens.

 

Voltar para Ministério de Homens
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados