contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Mensagens

A Árvore Boa e a Árvore Má

 
 

Vocês já observaram que muitas vezes na Palavra de Deus, nós somos comparados a árvores?

Pois é, vemos que Jesus é a videira e nós os ramos, e se permanecemos nele damos muito fruto.
 

Mas não é só isso: Jesus nos ensinou também que pelo fruto se conhece a árvore. Porque não pode a árvore boa dar fruto mau e vice-versa. Por isso também aprendemos sobre o fruto do Espírito em gálatas 5:22 é o fruto bom que todo cristão deve demonstrar em sua vida, pois estando enraizado em Jesus e deixando fluir em sua vida o Espírito de Deus, que transforma a alma, o resultando é este fruto lindo com vários gomos que lemos em Gálatas.
"MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO."
 

E você amado?? Que tipo de árvore você é?
Já pensou sobre isto?
 

Em Jeremias 17:5-8, lemos sobre duas árvores bem diferentes:
Com qual delas você se identifica?
"Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto, e NÃO VERÁ QUANDO VIER O BEM; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." (Jeremias 17:5,6)
 

Vemos que o homem que confia no homem, em sua própria força, ou mesmo na força de outra pessoa que não seja Deus, é maldito; e é como a árvore plantada no deserto. Está em lugares secos e inabitáveis.....eita!! que dureza. E segundo o versículo 6 esta pessoa não sente quando vem o bem..... é alguém de alma amargurada, não consegue confiar em Deus, portanto não tem alegria em seu espírito, apenas uma sequidão que faz com que não sinta quando chega o bem. Puxaaaa! Já pensou o que é não poder sentir quando vem o bem?? é maus mesmo.
Mas glória a Deus, porque este texto de Jeremias não para por aí, veja o que vem a seguir, nos versículos 7 e 8:
"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e NÃO RECEIA QUANDO VEM O CALOR, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão NÃO SE PERTURBA NEM DEIXA DE DAR FRUTO." (Jeremias 17:7,8)
Que linnnnndddddoooooo!!! Glória a Deus!

 
Vejam: enquanto a outra árvore mora no lugar seco e quando vem o bem ela não sente, esta aqui está plantada junto a ribeiros de água e quando chega o tempo de sequidão, ou seja: quando vem o mau, ainda assim a sua folha permanece verde e ela continua a dar o seu fruto, que benção!!!
 

Olhem isso: A ÁRVORE MÁ NÃO SENTE QUANDO VEM O BEM, e a ÁRVORE BOA NÃO SENTE QUANDO VEM O MAL. Que demaisssssss!!!
 

Claro: Jesus nos ensinou que não devemos viver baseados nas circunstâncias, devemos viver por fé.
Paulo disse em 2 Coríntios 5:7 PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA.
Ou seja, assim como estas duas árvores: nós não sentimos as circunstâncias que se chegam a nós, mas sentimos e vivemos aquilo que cremos. Se somos como a árvore boa: estamos plantados em Jesus e não sentimos quando vem o mal tempo, continuamos a dar fruto, mas a árvore má que está no deserto, está seca e não dá fruto, e mesmo se o tempo bom vier, se o bem chegar ela não percebe e continua seca, pois tem a sua base no deserto e não na água viva que é Jesus, tem colocado a sua fé e confiança em lugar errado.
Mas glória a Deus, porque nós, como ramos da videira que é Cristo temos aprendido a confiar em Jesus, e por isso, podemos ser como a árvore que é citada em salmo 1:3 - "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. (Salmo 1:3)
 

E TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ!!!
 

Amados, recebam esta benção da Palavra sobre a árvore boa para o seu dia hoje. E TUDO O QUE FIZER PROSPERARÁ!!
Porque você confia em Jesus, está plantado junto a ribeiros e medita na sua palavra dia e noite!!
Glória a Deus!!

Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados