contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Festas Judaicas

Hannukah

 
 

Hannukah - Festa das Luzes ou Dedicação

 

Esta festa não está relacionada no livro de Levítico, mas faz parte da história dos judeus. Conforme a história, por volta do ano 160 a.C., os judeus eram impedidos de cultuar a Deus pelos povos que dominavam a região (persas, babilônicos). Além disso, o Templo em Jerusalém havia sido invadido e desrespeitado pelos invasores. Um homem chamado MACABEU iniciou uma revolta para retomar as terras e reconquistar o Templo. Após muitas dificuldades, os Macabeus, como ficaram conhecidos aqueles homens que lutaram pela liberdade, conseguiram reconquistar o templo. Só que o mesmo tinha sido desrespeitado pelos invasores. E a pequena lamparina de azeite que ficava acesa no Santo dos Santos, diante da Torá, estava apagada. Nas reservas só havia azeite puro para deixá-la acesa somente por um dia e seriam necessários oito dias para a produção de mais, afinal era um azeite especial. Mesmo assim eles acenderam a lâmpada e, milagrosamente, ela ficou acesa por oito dias até que o novo azeite fosse produzido e o templo recuperado e dedicado ao Senhor.

Na celebração do Hannukah, as famílias se reúnem para cantar e orar, agradecendo a Deus pelo cuidado constante d'Ele para com o Seu povo. É aceso o “Hannukiah”, um candelabro especial que tem nove espaços, um para cada vela e o nono para a que vai ser usada para acender as outras. No primeiro dia se acende duas velas, a que será usada para acender as outras e a que representa o primeiro dia da celebração, no segundo dia mais uma, até que, no oitavo dia, todas as velas estejam acesas. A lâmpada central do Hannnukiah, a “Shamash”, “Servo”, é usada para acender as outras, assim também somos servos uns dos outros e só podemos brilhar se refletirmos a luz de Yeshua e produzirmos os frutos do Espírito, tendo o caráter d'Ele.

Hoje, nós somos o Templo do Espírito Santo de Deus e o Seu azeite, a Sua unção, o Seu poder têm que estar enchendo constantemente as nossas vidas.

E agora, venha celebrar conosco! Hag sameach!! Feliz festa!!

 

Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados