Introdução:
A fonte do ensino bíblico está no fato que Deus existe (Gn 1.11), e de
que Ele quis Se revelar aos homens (1Co 2.10).
Jesus dedicou à maior parte do tempo do seu ministério terreno para o
ensino. Jesus foi o Mestre dos mestres no ensino. E o exemplo para todos
os que desejam esse ministério tão importante ainda para os dias de
hoje.
I. O ENSINO NAS ESCRITURAS
Definição de ensino.
Segundo o dicionário português Aurélio, ensino significa: transmissão de
conhecimentos, informações ou esclarecimento úteis ou indispensáveis à
educação.
No sentido bíblico.
Encontramos no hebraico bíblico os seguintes termos:
Zãhar, que significa: ensinar,
avisar, advertir, admoestar. O termo é usado quando Jetro, sogro de
Moisés, aconselha o genro a ensinar as leis ao povo (Ex 18.20). O
sentido mais freqüente é avisar, que é usado 14 vezes em apenas dois
versículos Ez 3 e 33.
Lãmad, que é usado tanto para
aprender, como para ensinar. O sentido principal desse verbo encontra-se
ilustrado em Salmos 119. Aí repete-se a palavra no refrão “ensina-me os
teus preceitos” ou “teus decretos” ou “teus mandamentos” ou “teus
juízos” (vv. 12, 26, 64, 66, 68, 108, 124, 135, 171).
Limmûd, discípulo, aquele que é
ensinado. Aquele que em Isaias 8.16, são ensinados, são discípulos do
Senhor que conhecem a sua lei. O servo do Senhor, porem possui a língua
e os ouvidos do erudito (Is 50.4). Por essa razão todos os filhos de
Israel aguardavam com alegria a era messiânica, pois todo serão
“ensinados do Senhor” (Is 54.13).
Talmîd, estudante discípulo. Só uma
passagem é encontrada no AT, Cr 25.8, emprega esta palavra. Na época dos
rabinos o mestre da lei era chamado de rabino “talmîd”, e seus alunos
eram conhecidos como “talmîdîm”, isto é, aprendizes.
No Novo Testamento encontramos os seguintes termos gregos:
Didasko, o significado este verbo é:
“ensinar, dar instrução, pessoas ensinadas, coisas ensinadas”, (Mt 4.23;
5.2; 7.29; 9.35; 15.9; 22.16;At 15.35; 18.11; Jo 14.26; Rm 12.7; 1Co
4.17; 1Tm 2.12; 4.11; Ap 2.14,20).
Paideuõ, instruir e treinar.
Katecheõ, Informar, instruir.
Heterodidaskaleõ, ensinar doutrina
diferente (1Tm1.3; 6.3.
Didaktikos, classificado no ensino,
apto para ensinar (1Tm 3.2; 2Tm 2.24.
II. JESUS, O MESTRE DOS MESTRES
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou
da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os
escribas Mt 7.28,29.
O povo de Israel era acostumado a ouvir e aprender com bons mestres, e o
povo em geral tinham por hábito estudar as leis. Porem quando ouviam
Jesus falar se admiravam da sua doutrina, e da autoridade com que
ensinava, a ponto de concluírem: “…nunca homem algum falou assim como
esse homem” Jo 7.46.
O ensino de Jesus sobressaia em sabedoria e graça diante do ensino comum
entre os Judeus. Por isso também que Jesus foi odiado pelos mestres da
época; pois onde quer que ele estivesse ensinando, o povo estavam
reunidos para ouvi-lo. Porque nos ensinos de Jesus tanto havia
profundidade, como as suas palavras eram vivas. Percebia-se no momento a
ação da palavra com sinais e milagres que acontecia entre o povo.
III. A PRATICA DO ENSINO DE JESUS (Mt
7.24-27)
Jesus usou muitos métodos de ensino. Ele ensinava por parábolas, usando
comparações para que o povo entendesse o sentido do ensino. Ensinava com
simplicidade, a ponto de os símplices entenderem, e os sábios ignorarem.
Ele também usava os recursos da época como: barco, montanha, sinagoga,
templo etc.
Na referencia citada acima, Jesus fala dos dois alicerces. Comparando o
homem prudente que cavou ate achar a rocha para lançar os alicerces de
sua construção, com o homem que ouve a palavras de Jesus e as pratica. E
o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia; certamente com
mais rapidez e maior facilidade e menos despesas, mas a realidade foi à
ruína. Esse ultimo é comparado ao homem que ouve as palavras e não as
pratica.
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e
pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e
moléstias entre o povo Mt 4.23.