● Conheça bem a técnica de arte e
saiba como empregá-la antes de oferecê-la às crianças (faça uns testes em
casa, veja quanto tempo a atividade leva, explore variações, veja o que é
necessário).
● Lembre que a experiência
criadora da criança é mais importante para o seu desenvolvimento que o
resultado final (dê liberdade para que criem!).
● Não espere realismos e não
julgue o trabalho pelo padrão dos adultos. Sente-se ao lado da criança e
deixe que ela lhe diga o que fez (ao invés de perguntar: "Isso é um
carro?!"; diga "Gostei do seu desenho; qual a sua parte favorita? O que te
deu mais trabalho para fazer?")
● Lembre-se que a criança pequena
representa em tamanho maior o que é mais importante para ela.
● Incentive, encoraje e saiba
apreciar o resultado do esforço infantil. Não fique procurando coisas
"erradas" apontando-as ou consertando-as.
● Chame a atenção das crianças
para o seu dia a dia, incentive-as a serem observadoras, a registrarem as
suas experiências e proporcione a elas vivências interessantes. Assim
enriquecerá a expressão gráfica e oral delas.
● Não interfira ou modifique o
trabalho da criança (a expressão gráfica livre é registro da personalidade
infantil).
● Exponha sempre trabalhos de
todas as crianças (se forem muitas, estabeleça um rodízio). Permita à
criança dizer qual de seus trabalhos quer ou não expor.
● Apoio afetivo é indispensável à
expressão criadora. Mantenha sempre uma relação de amizade com suas
crianças.
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