I - Faixa
Etária: 0 à 1 ano de idade
1 - INTRODUÇÃO:
É bem verdade que nossas
Igrejas, em sua maioria, ainda não possuem um espaço adequado para montar um
berçário; mas precisamos nos esforçar e usar nossa criatividade para
proporcionar aos nossos bebês um lugar apropriado para o seu bom
desenvolvimento. É aqui que começa sua educação cristã ... Ao contrário do
que muitos pensam, é grande a sua responsabilidade, professor(a)!
O bebê precisa de um
local arejado, limpo, sem umidade,... Devemos proporcionar-lhe um ambiente
saudável e aconchegante. Ele está percebendo tudo o que se passa ao seu
redor apesar de ainda não poder verbalizar.
2 - DECORANDO SUA
SALA:
Utilize desenhos
relacionados à vida do bebê. Prepare-os em tons pastel que dão um ar
tranqüilo ao ambiente. Você também poderá decorar com fotografias, móbiles,
etc.
3 - BRINQUEDOS:
A escolha do brinquedo é
algo muito importante. Os brinquedos não devem ser duros, nem pontiagudos.
Tenha brinquedos de espuma (encapados com tecido ou veludine), borracha,
tecido e similares, que não ofereçam perigo aos pequeninos.
As crianças nesta idade
colocam, com freqüência, os brinquedos na boca. Sendo assim, eles devem ser
esterilizados periodicamente.
4 - MÚSICA:
Tenha sempre uma música
agradável no berçário. Você pode utilizar fitas K-7, instrumentos musicais e
sua própria voz. Use ritmos diferentes, gesticule, bata palmas. Isso irá
motivar o bebê para novas descobertas.
5 - DESENHO:
Só deverá ser dado
quando o bebê estiver engatinhando ou sentando com firmeza. Coloque o papel
no chão, lápis cera bastão (o mais grosso) e rabisque junto com ele.
6 - HISTÓRIAS:
O bebê ainda não
compreende histórias como as crianças maiores. Você poderá mostrar gravuras,
falar frases, palavras,... A criança irá, aos poucos, associando as formas
aos sons.
7 - MOBILIÁRIO:
Procure mobilizar sua
Igreja (através de campanhas, etc.) e envolva os pais, que são parte
diretamente interessada, para equipar o berçário. É importante providenciar:
berços completos, cadeirinhas para lanche, corrimão na parede (para aqueles
que estiverem começando a ficar em pé) e trocador.
8 - HIGIENE PESSOAL:
Combine com os pais para
que, a cada domingo, tragam copo, mamadeira e chupeta de seu filho(a)
devidamente marcados.
9 - "PINTANDO O
SETE":
Esporadicamente você
poderá usar tinta com os bebês que já engatinham. Deixe-os manipular a tinta
com as mãos e depois carimbar para confecção de cartões, ou para pintura de
camisa em datas especiais (Dia das mães, dos pais, dos avós...).
Lembre-se:
Nesta idade
a criança necessita de muita atenção e afeto. Mostre todo o amor que você
tem ao conviver com estas crianças.
II - Faixa Etária: 1 a 3
anos de idade.
A criança nesta idade
está descobrindo o mundo! É importante que o ambiente que a recebe seja
agradável. Deve ser bem iluminado, o mais espaçoso possível, seguro e
ventilado (sem umidade).
Como ela está percebendo
tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem colorido (evitar tons
fortes), alegre e arrumado (ela está captando tudo à sua volta, por isso a
organização deve ser um fator observado por nós).
1 - ORNAMENTAÇÃO:
A porta da sala é o
cartão de recepção. Lembre-se sempre de ter nela um motivo bem alegre.
2 - MURAIS:
Os murais não devem
ficar em lugar muito acima da cabeça dos pequenos, senão não serão
observados por eles. Também não devem ficar em lugares muito baixos para que
não arranquem as gravuras.
3 - ORNAMENTAÇÃO POR
TEMAS:
A sala poderá ser
ornamentada por temas, tendo o cuidado de não usar personagens de
"quadrinhos" ou desenhos animados. Podemos escolher os bichos, por exemplo,
e assim selecionar diferentes animais, espalhando-os pelas paredes da sala.
Ter cuidado para não
confeccionar desenhos com tamanhos desproporcionais, onde a girafa é do
mesmo tamanho que o cachorro por exemplo; nem esquecer de colocar o chão
(grama, pedras), para que os animais não fiquem "flutuando".
4 - ORNAMENTAÇÃO POR
"CANTINHOS":
Separa-se na sala
lugares específicos para atividades específicas. Por exemplo: Cantinho da
história, da natureza, da dramatização, da música, da Bíblia...
É importante procurar
desenhos que sinalizem cada lugar. No "Cantinho" da história, por exemplo,
ter desenhos de diferentes livros, das ilustrações e personagens. São
imagens visuais que fazem lembrar, que remetem à história. No "Cantinho" da
música, pode-se colocar desenhos, painéis, murais com figuras de crianças
cantando, notas musicais, instrumentos, etc.
Observações:
a) Os desenhos ficam
mais atrativos quando não estão colados na cartolina retangular, mas com a
silhueta do desenho;
b) Os desenhos devem ser
trocados periodicamente para evitar que as crianças percam a motivação.
c) Caso prefira desenhar
e pintar as paredes, deve-se ter o cuidado de contactar um bom desenhista e
um bom pintor.
5 - ORNAMENTAÇÃO
TAMBÉM PODE VIRAR BRINCADEIRA!
Coloque um ou dois
ganchos no teto de sua sala, prenda nele um fio de elástico de
aproximadamente 1/2 cm de largura e pendure bonecos de pano, bolas plásticas
(leves) envolvidas em papel celofane ou saco de estopa, e outros brinquedos.
Deixe esse fio numa altura em que a criança alcance e assim possa puxá-lo,
arremessá-lo, etc, brincando com a decoração.
Também esses brinquedos
devem ser trocados periodicamente. Tenha cuidado na escolha dos objetos
usados. Observe se não oferecem algum tipo de perigo para a criança como
serem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.
6 - CARTÕES
RELÂMPAGO:
Selecione gravuras de
revistas, as mais variadas possíveis: bichos, casas, famílias, gente,
profissões, objetos, etc. Cuide para que as gravuras sejam bem legíveis e
dentro da compreensão das crianças. Em seguida, cole-as em cartolina
colorida fazendo uma moldura (procure fazer os cartões de cartolina todos do
mesmo tamanho). Caso não tenha disponibilidade do material, cole em papel
ofício; podendo colar, dependendo do tamanho da gravura, 2 ou 3 numa mesma
folha de papel ofício. Neste caso, as gravuras deverão ter o mesmo motivo
para facilitar a compreensão e assimilação da criança. Procure equilibrar a
disposição das gravuras na folha.
7 - COMO UTILIZAR O
CARTÃO RELÂMPAGO:
Você pode utilizar como
se fosse contar a história. Faça uma rodinha, mostre um cartão de cada vez e
vá perguntando às crianças o que estão vendo, qual o nome do objeto, onde se
compra, para que serve,... Elabore as questões de acordo com as gravuras.
Eles também podem ser
usados para fixação da história: selecione o cartão que tem relação com a
história, cubra-o com papel celofane e prenda-o com fita crepe no chão.
Deixe que a criança passe por ele pise, olhe e brinque... Caso rasguem o
celofane, seja criativa! Utilize-o numa colagem em grupo!
8 - FAZENDO QUADROS:
Você pode colocar papéis
de cores, estampas e formas diferentes para decorar o ambiente. Coloque-os
na altura da criança para que ela manipule, experimente e visualize as
cores, as formas, etc.
É provável que esses
papéis não durem muito. A criança nesta faixa etária está em fase de
experimentação e certamente irá colocar o dedinho, puxar o papel, etc. Não
fique frustrada(o)! Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, não
coloque desenhos elaborados. Utilize papel de presente, papel laminado, etc, ... onde o papel por si só já é um atrativo.
9 - ORNAMENTANDO E
CRIANDO COM O CHÃO:
Além dos cartões
relâmpagos, pode-se utilizar brinquedos ou objetos cobertos com celofane ou
saco plástico transparente para reforçar a história. Isso dará nova vida ao
chão e colorirá sua sala! Lembre-se, não é uma ornamentação fixa! É somente
para reforçar sua lição.
Caso você conte a
história das 100 ovelhinhas, por exemplo, poderá selecionar gravuras sobre
fazenda, ou um fio de lã, band-aid, folhas... Ou seja, algo que tenha
ligação com a sua história.
10 - UTILIZANDO
CORDAS DE NYLON:
Coloque ganchos nas
paredes da sala , prenda neles cordas de nylon (de modo que formem um ângulo
de 90º) e enfie aí alguns brinquedos como argolas, rolinhos de cabelo...
Deixe que as crianças se divirtam deslizando-os sobre a corda.
Os ganhos também podem
ser usados para a criação de um varal onde o professor(a) pendura nele
diversos objetos ligados à lição. Por exemplo, se a lição for Jesus
acalmando a tempestade, pode-se pendurar no varal fotos de tempestades, de
navios, etc.
Você também pode
providenciar gravatas ou tiras, prendê-las no varal e fazer o balanço do
barco. Cada criança pode segurar uma gravata, ou simplesmente sentir o
movimento das tiras.
Uma outra sugestão é
pendurar no varal tecidos (cortininhas), toalhas ou panos de prato, na
altura do rosto da criança de forma que ela possa se esconder. Nessa idade
ela ainda não tem noção do esquema corporal, por isso, quando cobre o rosto
acha que ninguém pode vê-la; daí surge uma gostosa brincadeira de
esconde-esconde. Pode ser utilizada, por exemplo, ao contar a Parábola da
moeda perdida.
Observação:
É fundamental
que a professora(or) brinque com a criança em todos os momentos. Tenha um
lugar reservado para expor os trabalhos das crianças na própria sala (ou
próximo). É importante que elas vejam suas experiências. Nessa etapa a
criança não está preocupada com o resultado final da atividade, mas com a
vivência delas. Por isso, não faça os trabalhinhos pelas crianças, nem os
critique: somente incentive a participação do grupo nas atividades
propostas.
11 - ALMOFADINHAS,
ALMOFADAS E ALMOFADÕES!!!
O uso da almofada é
fundamental nesta faixa etária. Elas gostam de se recostar, deitar,... Isso
torna o ambiente mais aconchegante e acalma a criança. Podem ser de várias
formas, cores e tamanhos.
Sugerimos também a
confecção de um "minhocão". Ele não só terá a finalidade acima, como também
auxiliará no momento da história ou atividade delimitando o lugar onde você
quer que elas façam a rodinha.
Observação:
As almofadas
podem ser feitas de retalhos coloridos.
12 - MODELAR:
Você pode fazer a massa
junto com as crianças e mostrar a "mágica das cores" quando a anilina se
mistura com a massa.
1ª Receita:
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha
de trigo
- 1 xícara de sal
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de pó
xadrez
- 1 colher de chá de
óleo.
Preparando:
Dissolver o pó xadrez na
água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentando o líquido
anterior até obter uma consistência de massa que não grude nas mãos. A
quantidade de pó xadrez depende do seu gosto, se deseja mais ou menos escuro
é só por mais ou menos pó xadrez. Se ficar muito mole é só acrescentar mais
farinha de trigo. Para guardar, embrulhe num pano úmido e coloque dentro de
um plástico. Esta massa fica muito boa para trabalhar nos primeiros cinco
dias, depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é
necessário tirar antes de começar a trabalhar.
2ª Receita:
Ingredientes:
(para mais tempo de
duração)
- 4 xícaras de farinha
de trigo
- 5 xícaras de sal
- 4 colheres de sopa
rasas de alume
- 1 colher de sopa de pó
xadrez
- 1 xícara de água
Preparando:
Proceda como na receita anterior.
Observações:
a) Essa brincadeira
serve para desenvolver a coordenação motora fina (das mãos). Pode ser
utilizada para fixação da história.
b) Não se deve prolongar
nesta atividade (mais ou menos 10 à 15 minutos). Cante músicas de diferentes
ritmos (lentos, acelerados), e incentive as crianças a baterem na massa de
acordo com o ritmo da música.
c) Sempre termine com
música lenta. Ao término da atividade leve cada criança a guardar sua
massinha no lugar previamente definido.
13 - TINTA GUACHE:
É uma pena que as
igrejas utilizem tão pouco um material tão gostoso! Procure sempre adequar a
atividade à lição. Nesta faixa etária não precisa utilizar pincel. A criança
deve manipular a tinta com as mãos, os pés... Depois deixe que "carimbem”
numa folha de papel pardo, cartolina, etc.
Por exemplo, na lição do
Bom Samaritano, carimbar as mãos. Na lição do Caminho de Emaús, carimbar os
pés.
Caso os "carimbos" sejam
feitos por várias crianças numa mesma folha, escreva embaixo de cada
"impressão" o nome da criança que carimbou. Depois coloque o título da
lição, a data e fixe no mural.
Observações:
a) Algumas crianças não
gostam de colocar as mãos na tinta. Não force, apenas incentive.
b) Quando for trabalhar
com tinta, tenha outra pessoa lhe ajudando para que possa lavar as mãos das
crianças.
c) Quando pintar os pés,
coloque a tinta numa bacia. Você pode fazer uma passarela de papel de
computador (interno) e deixar que caminhem sobre ele. Elas vão adorar! Para
que tenham paciência de esperar a sua vez, coloque-os sentados e denomine a
atividade de "desfile". Aplaudam cada criança que acabar de desfilar e dê a
mão à criança para que não escorregue com a tinta.
d) Não dê desenhos
delimitando o espaço para que a criança use tinta. Ela ainda não tem essa
capacidade motora. Dê folhas lisas e grandes e deixe que aquele monte de
tinta vire vaca, árvore, ou qualquer outra coisa! Caso a criança já
verbalize suas idéias, você pode escrever o que ela expressou em seu
desenho. Não complete a escrita. Só registre o que ela falar: uma palavra,
duas, etc...
e) Para dar uma outra
espessura à guache, coloque um pouquinho de trigo. Caso queira que fique
lustrosa, misture cola branca (durante a atividade).
f) Procure utilizar
papéis grandes e lembre-se de forrar a mesa com jornal para evitar a
sujeira. O ideal seria usar aventais nas crianças para não sujarem as
roupas. Mas se acontecer de se sujarem não se preocupe: a tinta guache é
removível com água e sabão.
14 - COLA COLORIDA:
Como fazer cola
colorida? Basta você acrescentar um pouco de anilina (em pó ou líquida) na
cola branca. Sacudir o recipiente e, está pronto.
15 - ESPELHO MÁGICO:
Marque a folha no meio,
coloque cola colorida somente de um lado, dobre e deixe que a criança bata a mão e
"faça carinho" na folha. É indicado para a confecção de cartões. Abra
a folha logo em seguida e a atividade estará pronta. Também pode ser
utilizada como carimbo, mas só deve ser desenvolvido com avental para evitar
que manche a roupa.
16 - GRAFISMO I
(com
lápis cera):
O lápis cera deve ser
tipo bastão (o mais grosso) para facilitar o manuseio. Os papéis devem ser
amplos e de várias texturas (lixa, jornal, papel pardo, ofício duplo, etc).
17 - GRAFISMO II
(com
giz):
Molhe o giz antes da
atividade para que fixe no papel. Caso haja espaço, deixe que desenhem no
chão (quintal, pátio).
Observação:
Ficar de olhos bem abertos porque elas adoram pôr lápis cera e giz na boca.
18 - HISTÓRIAS:
As histórias podem ser
contadas com gravuras, cartões relâmpago, fantoches, retroprojetor,...
Procure sempre variar a forma de contar a história e gesticule, use
expressão facial, varie a entonação da sua voz de acordo com a narrativa;
dramatize, use sua imaginação!
Você também poderá
confeccionar fantoches de vara. Basta selecionar os desenhos das personagens
da história, recortar, colar na cartolina e prender um palito de churrasco
atrás de cada gravura. Depois, encape uma caixa de sapato, coloque areia
dentro (sem tampa), vá fincando as gravuras na areia à medida que for
narrando a história. As personagens poderão se locomover dentro da caixa.
O ideal é que você tenha
um lugar fixo para contar a história De preferência um local onde as pessoas
não transitem e não tenha nada que possa distrair a atenção das crianças.
Conte história sempre no
mesmo plano em que as crianças estão. Para isso o ideal é que você sente no
chão. Não se prolongue ao contar a história. Lembre-se: as crianças
nesta idade têm pouca concentração.
19 - SUGESTÃO PARA
GUARDAR LIVROS:
Utilize caixa de sabão
em pó (ou outra de tamanho e forma semelhantes); recorte a caixa na
diagonal e encape com papel de presente.
20 - SUGESTÃO PARA
GUARDAR REVISTAS:
Utilize caixa de
biscoito (ou outra do mesmo tamanho): recorte em forma de "V", encape com
papel de presente ou lustroso e ornamente.
21 - RECORTE E
COLAGEM:
Nesta faixa etária a
criança ainda não tem capacidade de utilizar a tesoura para recortar
gravuras; assim, deixe que ela rasgue o papel com as mãos. Para que
desenvolva a atividade, coloque a cola para cada uma delas, pois elas ainda
não conseguem pressionar o tubo.
Ao contar a história da
ovelhinha perdida, por exemplo, você pode fazer o pasto com papel crepom
verde sobre o papel pardo.
Material:
- papel crepom
- papel lustroso
- papel celofane
- barbante (para
colorir, molhe na anilina com álcool e coloque para secar).
- sucata (papelão, caixa
de ovo, caixinhas).
- areia colorida
(misture com anilina em pó)
Observação:
Caso você já entregue o papel picado, tenha o cuidado de recortar em pedaços
grandes para facilitar a execução da atividade. O papel poderá ser colado
amassado ou não. O ato de amassar também coopera para o desenvolvimento da
coordenação motora fina (mãos).
22 - QUANTO À
DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS:
As mesas, cadeiras e
bancos devem ser pequenas, de forma que as crianças consigam sentar e
levantar sozinhas. Certamente elas irão tentar subir nas cadeiras e mesa,
por isso todo cuidado é pouco com esses pequeninos.
Você pode de vez em
quando, mudar os móveis de lugar para tornar o ambiente mais atrativo. Os
brinquedos não devem ser oferecidos todos de uma vez. Não misture brinquedos
plásticos com brinquedos de madeira, jogo de encaixe com livros, etc. Você
pode, por exemplo, colocar em cima da mesa revistas, em outro canto
bonequinhos, e assim por diante.
Outra alternativa é
"virar a sala de cabeça para baixo": vire a mesa e coloque os brinquedos
dentro; nos pés da mesa pendure fantoches; outros brinquedos podem ser
colocados dentro do banco(também de cabeça para baixo) que depois pode virar
um trem. Coloque também em cima de tapete ou papel celofane. Bem, o
importante é não misturar os brinquedos.
Observações:
a) ANTES DA AULA:
É muito importante que o professor(a) chegue no mínimo com 20 minutos de
antecedência. Se o encontro da Escola Bíblica, por exemplo, começa às 9h,
ele(a) deverá estar na sala já às 8:40h para preparar o material e receber
as crianças. É desrespeito para com as crianças, desleixo com a obra de Deus
e pedagogicamente improdutivo (é uma coisa negativa) o professor(a) que não
se prepara com antecedência e que vive chegando atrasado(a).
b) DEPOIS DA AULA:
Depois das brincadeiras, jogos, lição e das tarefas terminadas ainda há
muito trabalho! Coloque a garotada para ajudar. Procure uma música sobre
ajuda e incentive para que todos cooperem. Eles gostam de arrumar e guardar
o material junto com a professor(a). Arrumar a sala deve fazer parte da
educação das nossas crianças e deve ser também uma atividade agradável para
a criança.
23 - BIG COKE
COLORIDA:
Colorindo a sala:
Coloque água na garrafa mais ou menos até à metade. Acrescente sabão líquido
(detergente) e algumas gotinhas de anilina. Após, feche bem apertado e
reforce com fita crepe.
Observação:
Esta atividade deve ser executada junto com as crianças. Pode ser utilizada
também para ornamentar a sala. Recorte tiras coloridas de crepom, celofane,
ou outros objetos e coloque dentro da garrafa. Utilize essas garrafas também
para criar bonecos. Coloque olhos nariz, boca. Em caso de boneca, coloque
saia de elástico, para o cabelo pode ser usado a fita propriamente dita de
fita K7, bombril, etc. Use sua imaginação!
Puxa! Tudo isso parece
um sonho! Mas é devagar que a gente chega lá! Provavelmente seu espaço de
trabalho está muito longe deste ideal, mas com o seu empenho, sua
perseverança e seu amor, certamente você chegará lá! Não desanime.
III - Faixa Etária: 4 à 6
anos de idade:
Aqui procuraremos dar
sugestões práticas para seu trabalho; agora para criança de 4 a 6 anos de
idade. Trabalhar com esses pequeninos(as) pode ser muito prazeroso. Basta
"arregaçar as mangas", informar-se, preparar-se, preparar o material
necessário e deixar que a direção de Deus atue e a imaginação voe! Não tenha
medo de usar sua criatividade e experimentar coisas novas.
Nesta idade de 4 a 6
anos, as crianças já possuem um pouco de concentração, mas precisam expandir
sua potencialidade. Por isso devemos proporcionar um ambiente e atividades
agradáveis e favoráveis a esse desenvolvimento. Aqui estão algumas
sugestões:
1 - ARRUMANDO NOSSO
"NINHO":
Utilize trabalhos em
grupo para ornamentar a sala. Procure ter algumas prateleiras para colocar
brinquedos coloridos, caixas com livros de histórias, revistas, etc. As
caixas deverão ser encapadas da forma mais alegre possível. Nesta faixa
etária eles já produzem bastante. Por isso, aproveite essa disposição e
faça exposição dos trabalhos ao final de cada unidade.
2 - REUNINDO NOSSA
ARTE:
Você poderá comprar ou
confeccionar pastas ou envelopes onde semanalmente as crianças guardarão
seus trabalhinhos. Assim, ao final da unidade, todos poderão levar para casa
as lições que estudaram na Escola Bíblica.
Não se esqueça:
- Coloque nome, data e
título em cada trabalho, correspondendo a cada lição;
- Deixe que a criança
ornamente seu envelope com um desenho livre, colagem ou pintura;
- Coloque também no
envelope, em destaque, o nome da classe, da criança e das professoras;
- Os envelopes ou pastas
podem ser confeccionados em papel pardo, cartolina, folha de computador,
etc.
3 - MÚSICA:
A música é algo
fabuloso! A criança gosta muito de cantar e fazer gestos. Por isso,
selecione cânticos simples, bem ritmados, com linguagem de fácil compreensão
e que esteja dentro da realidade da criança. Use bastante expressão
corporal.
Não devemos utilizar
cânticos com simbologia complicada pois ela está na fase do concreto.
Examine as mensagens que estão contidas nas canções para que não escape
algum conceito contrário à nossa fé, como por exemplo, idéias racistas,
culto ao individualismo, teologias e doutrinas que ferem nossa fé e prática
cristãs.
4 - SUCATA:
Sucata é material fácil
de ser adquirido e muito rico e próprio para diversas criações. Você deve
criar um estoque desses materiais. Junte rolinhos de papel higiênico,
chapinhas de refrigerante, forminhas de doce, papéis de balas, caixas de
sapato, de gelatina, de ovos... A partir daí você pode criar junto com as
crianças: monte bonecos, árvores, casas, flores,...
5 - HISTÓRIAS:
Quem não gosta de ouvir
histórias? Criança também! Criança gosta muito de ouvir boas histórias.
Muitas vezes pede bis!
Contar histórias é uma
arte! O contador de histórias precisa se aprimorar a cada dia nessa arte!
Contar histórias não é mostrar gravuras e ler um texto. É se transportar
para aquele acontecimento e vivenciar passo a passo essa maravilhosa
experiência!
Observações:
Para contar a história você pode utilizar:
a) Dramatização - Faça
uma campanha e arrecade objetos da vida diária: chapéus, sapatos, casacos,
gravatas, bolsas, guarda-chuva,...
b) Fantoches - de todos
os tipos (de vara, de dedo, feito com meia, grandes, pequenos)...
c) Gravuras
d) Sonoplastia (separe
antecipadamente objetos que farão sons específicos, de acordo com o texto:
chapinha, moeda, sapato, buzinas, apitos)...
e) Você precisa lembrar
sempre que história é coisa séria e também uma gostosa brincadeira. É
preciso criar vozes para os personagens...
6 - COLAGEM:
Você pode usar os mais
diversos tipos de material para essa atividade:
- Jornal, papel glacê,
celofane, cartolina, papel ofício, crepom...
- Areia colorida (basta
colocar anilina colorida na areia e depois colocar para secar)
- Barbante (para
colorir, basta colocar anilina com álcool)
- Cortiça, lã, etc.
7 -
DESENHO/COLORIDO:
Criança gosta muito de
desenhar. Por isso tenha sempre papel, lápis cera, lápis de cor, etc.
Entretanto, não "sature" a criança com esta atividade. Às vezes por
comodismo ou na falta de outras idéias e atividades, tornamos a repetir
inúmeras vezes essa atividade que não nos dá muito trabalho. Assim, a
atividade do dia acaba sendo sempre desenho livre e pintura. É importante
proporcionar às crianças outros tipos de atividades, outras experiências.
Com 5 e 6 anos, as
crianças já podem manusear tesouras (sem ponta), uma atividade interessante
nesta fase é montar painéis e cartazes (elas podem desenhar e colorir numa
folha e depois recortar para montar um painel conjunto ou procurar gravuras
em revistas ligadas ao tema estudado, etc).
Você também pode
utilizar giz molhado para desenho. Assim, o desenho não se apagará
futuramente.
8 -
PINTURA:
Pode ser feita com
guache, com cola colorida, etc... Pode-se utilizar as técnicas de pintura a
dedo, com pincel, pintura no corpo (mão, pé), etc.
Observação:
Como fazer cola colorida? Basta colocar anilina na cola branca, sacudir e já
está pronta para ser utilizada. E caso não tenha pincel, improvise: você
pode utilizar cotonetes ou amarrar um chumaço de algodão no palito de
churrasco.
9 - JOGOS:
Proporcione jogos para
as crianças. Você mesma(o) pode confeccionar: O quebra-cabeça, por exemplo:
selecione um desenho simples, de revista ou desenhado à mão livre, cole na
cartolina e recorte em peças graúdas. Guarde em caixinhas de gelatina
(encapadas) para não perder as peças.
Faça uma campanha na
Igreja e restaure os brinquedos e jogos que estiverem necessitando de
conserto. Ou adquira novos jogos.
10 - PASSEIOS:
O passeio pode ser mais
que um momento de lazer, pode ser momento de descoberta! Organize um passeio
com sua turma. Monte uma equipe responsável que poderá lhe auxiliar.
Veja o local e o
transporte com antecedência e não esqueça de levar: água, lanche, brinquedos
(bolas, cordas de pular, raquetes, etc), caixinha de primeiros socorros,
violão, muita disposição e alegria...
11 - CRIANÇA GOSTA DE
AJUDAR:
Nesta faixa etária as
crianças gostam muito de cooperar. Escolha uma ou duas crianças para serem
seus ajudantes. Seria bom que você fizesse um cartaz para fixar os nomes
dos(as) ajudantes.
Não se esqueça: brinque
com seus alunos(as). Envolva-se com eles(as) não só durante a lição, mas
crie um laço de amizade e companheirismo.
Por Gláucia Mendes
Silvestre |