contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Criança

Família

 

Série Cotidiano da Criança

 

-  Patrimônio ameaçado de extinção  -

 

Oi meus queridos!

Hoje, vamos falar de um assunto super-importante para todos nós.


Você já ouviu falar de alguma pessoa que nasceu de um passarinho no ninho, ou de um urso numa caverna, ou de peixe no rio ou mar, ou de um outro bicho qualquer? Claro que não, pois gente nasce de gente. E gente nasce numa família, tem pai e mãe. Tem também avôs, avós, tios e primos. Pode nascer em casa ou nos hospitais o que é mais comum nos dias de hoje. Mas o mais importante de tudo isso é que pessoas nascem de um pai e de uma mãe e formam uma FAMÍLIA. E o dicionário diz que família quer dizer pai, mãe e filhos. E foi assim que Deus criou a família. Foi dessa forma que Deus pensou na melhor forma de criar você, eu e todas as pessoas do mundo. Jesus nasceu numa família. Mesmo sendo Deus, teve um pai (José) e uma mãe (Maria). E Deus fez assim porque não somos como os animais que nascem e depois que desmamam de suas mães saem pelo mundo a procura de sua sobrevivência e procriação. Somos seres humanos, que têm inteligência, sentimentos e precisamos uns dos outros para nossa sobrevivência. Precisamos de carinho, atenção e de cuidados especiais quando pequenos, quando ficamos doentes e em muitas outras situações.


Então, a sua família e a minha são os nossos maiores patrimônios. O que é isso patrimônio? É algo que é nosso de verdade, e temos que cuidar, tomar conta, pois é de nossa responsabilidade, e também é o que Deus nos deu de mais precioso e necessário para sermos felizes!!
A minha família é formada por meu marido, meus quatro filhos (três mulheres e um homem) e eu. E a sua, como é formada? Temos também nossos familiares, avós, tios e primos. Quem são seus familiares? Eles também são muito importantes em sua vida, e que como sua família também precisam de seu carinho e atenção.


Você já parou para pensar como é sua família, como se relacionam, como vivem? Se já que bom, mas se não, é importante fazê-lo rápido. Sabe por quê? Não foi por acaso que nascemos nesta família!! Deus nos colocou nela para que cuidemos uns dos outros. E para isso existem valores que precisamos ter para que todos sejam felizes juntos. E o primeiro e o mais importante desses valores é o AMOR, sem ele os outros valores (carinho, entre-ajuda, respeito, honestidade, justiça, obediência, saber ouvir, partilha, fé) nunca existirão.


“Conheço a história de um menino de 9 anos que, com três anos de idade, descobriram que tinha um câncer. Passou quase seis anos de sua vida num hospital fazendo tratamento e lutando contra sua doença. Até que um dia sua médica percebeu que o tratamento não estava adiantando mais e que seu pequeno paciente estava para morrer. Conversando com seus pais decidiram mandá-lo para casa, para que passasse seus últimos momentos junto de seus pais e seu irmão mais novo. Ao receber alta do hospital o menino fez um pedido a sua médica, que fosse com eles até a garagem de sua casa. Lá chegando pediu ao pai que tirasse sua bicicleta que estava dependurada na garagem e colocasse as rodinhas detrás porque queria realizar um sonho: dar uma volta em sua bicicleta em volta do quarteirão sozinho. Seu pai fez sua vontade e enquanto colocava as rodinhas as lágrimas escorriam pelo seu rosto. Pediu também à médica que ficasse com sua mãe, pois sabia que iria precisar dela em sua aflição de não poder ir junto com seu filho. E assim foi ele em sua bicicleta. Para os pais que ficaram esperando em frente da casa o tempo parecia uma eternidade, até que o menino apontou na outra esquina quase que sem fôlego. Conseguindo chegar até eles foi levado para seu quarto carregado de tão cansado, mas feliz. Já deitado em sua cama pediu ao pai que quando seu irmãozinho chegasse da escola fosse até seu quarto. Duas semanas depois seu irmão contava aos coleguinhas que o irmão tinha lhe dado sua bicicleta como presente de aniversário, pois sabia que não estaria vivo naquela data.”


Esta história é verdadeira, aconteceu de verdade e foi contada pela médica que cuidou deste menino em um livro que escreveu. Este menino teve tão pouco tempo de vida, mas viveu cada momento dela. E sabe por quê? Porque viveu o amor, o verdadeiro amor. Como era doente poderia ter aproveitado para fazer e ter tudo o que queria se tornando um grande egoísta, mas não, escolheu amar seus pais e irmão, conviver bem com eles, se preocupar com seus sentimentos e sofrimentos. Com certeza ele deixou muitas saudades, não porque morreu, mas por suas atitudes de amor.
E você, é amigo das pessoas de sua família? Têm paciência com eles, ajuda sua mãe tomando conta de suas roupas, quarto, materiais de escola? Vocês são atenciosos uns com os outros dentro de casa? Conversa com seus pais sobre tudo o que te acontece para que possam te ajudar? Costuma obedecer seus pai? Procura saber se eles estão precisando de ajuda? Dá valor a tudo o que tem e é agradecido a ele por isso? Você tem o hábito de conversar com as pessoas da sua família para saber do que eles gostam ou não gostam? Que comida cada um deles mais gosta? Qual é a cor preferida de cada um? Que matéria seu(s) irmão(ã) tem mais dificuldade? Você os ajuda? O que sua mãe mais gosta de fazer para descansar? E quantas outras coisas ainda precisa saber sobre cada um de sua família?


É, ser família é conhecer de verdade o pai, a mãe, os irmãos e mais, é também deixar que eles te conheçam (como você pensa, as coisas que gosta ou não, sua cor preferida, a comida que mais gosta, e tantas outras coisas...). É estarem juntos em todos os momentos, alegres ou tristes, e também orarem juntos e uns pelos outros.


Deus te deu pais para ensiná-lo, primeiro, a amar, depois educá-lo em todas as coisas. Te ensinar como ser uma pessoa boa, honesta, justa, de como deve respeitar os outros, te ensinar a perdoar, a orar, a confiar em Deus, como viver os momentos de alegria e de tristeza, a pensar e resolver algumas coisas sozinho, a saber ouvir e a falar na hora certa, a proibir algumas coisas e a permitir que faça outras. Às vezes precisam ficar mais bravos, outras vezes só conversam. Enfim, numa família tem que ser um pelo outro. Como assim? Um ajudando e procurando entender o outro. Da mesma forma que seus pais aprendem a ser pais com você e seus irmãos (se tiver), você também precisa aprender a ser filho(a) com eles. É uma troca de experiências!! Nem seus pais são perfeitos e nem você(s), mas em Deus e juntos poderão aprender a ser felizes, alegres e realizados. Como aquele menino da história, nem a doença, nem o pouco tempo de vida o fez infeliz, e além de tudo deixou um grande exemplo de amor à vida e à sua família.


E aí, você está disposto a ajudar a sua família ser unida de verdade e possa ser exemplo para tantas outras famílias de amor, fé, alegria e união? Que bom, você é muito importante, então comece agora mesmo! Umas das maiores alegrias de Deus é ver uma família feliz e unida. E tenha certeza de uma coisa, a família que vive no Amor, Deus está sempre presente, porque Ele é o próprio Amor!
Peço a Deus agora, que derrame sobre a sua família o seu Amor, a sua alegria, a sua paz e o seu perdão. E que derrame o seu sangue precioso sobre vocês e os proteja de todo o mal, e também que os abençoe! Que sua família ajude a muitas outras a se preservar e não entrarem em extinção!!


Lembre-se FAMÍLIA é um projeto de Deus... Amém!!

Voltar para Espaço do Professor
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados