contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Festa dos Tabernáculos - 01

 

Estudo de Célula para Crianças n° 298

Publicado em 30/08/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com cânticos e dê sua oferta com muita alegria.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” (João 7:37,38)
 

Mensagem: Estamos no período da Festa dos Tabernáculos, vamos aprender um pouco sobre essa festa tão linda, amém? Em Levítico 23, quando Deus fala das Suas festas, Ele diz: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor que proclamareis, são santas convocações. São estas as minhas festas”. (Levítico 23:1-2). E são essas as festas ordenadas por Deus: Sábado – Shabat (Lv 23:3); Páscoa – Pessach (Lv 23:4-8); Pentecostes – Shavuot (Lv 23:15-22); Tabernáculos – Sucot (Lv 23:33-43).

A Festa dos Tabernáculos ou Festa da Colheita era originalmente uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecoste. Apesar disso, Deus lhe deu, também, um significado histórico: a lembrança da peregrinação pelo deserto, os quarenta anos que os judeus andaram no deserto e o sustento dado pelo Senhor em todo esse tempo. As frágeis tendas que o povo construía eram uma lembrança da fragilidade do povo quando peregrinava os 40 anos no deserto a caminho da Terra Prometida e isso era lembrado quando o povo construía as sucás para celebrar a festa, como está escrito em Levítico 23:41, 42: “Celebrareis esta Festa ao Senhor durante sete dias cada ano. É estatuto perpétuo pelas vossas gerações: no sétimo mês a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas. Todos os naturais em Israel habitarão em tendas”.

A palavra sucá significa: cabana, tenda ou uma construção frágil e temporária; seu teto é feito de ramos, palha, arbustos ou ripas de madeira soltas, para que as estrelas sejam vistas; por ele infiltram chuva, vento e a luz do sol. A sucá nos mostra o quanto nós somos frágeis e dependemos do nosso Criador. Fala, também, dos milagres e a presença da "Nuvem de Glória" de Deus que protegeu um povo e o supriu em seu destino a Canaã.

Hoje não é diferente. Embora estejamos em nossas casas e não em pequenas tendas, ainda assim precisamos do Senhor em todo o tempo, para nos conservar com vida, dar saúde, guardar do mal, pois sozinhos, sem a Sua doce e maravilhosa presença, não podemos ir a lugar algum, não é verdade?

A Festa dos Tabernáculos tem outra coisa muito importante: a chuva. É nesse período que as chuvas começam a cair naquela região de deserto. E a chuva á essencial para a nossa vida, para que a terra possa produzir o alimento, para que os rios estejam cheios. A água é essencial para o homem. Que falta faz uma boa chuva, não é mesmo? E quem faz descer a chuva é o Senhor. Por isso, Zacarias 14:16, 17 convoca todas as famílias a celebrarem Tabernáculo para que a chuva seja derramada sobre elas.

Jesus foi a uma Festa dos Tabernáculos e disse algo muito importante: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” Vamos mergulhar nessa chuva de água viva?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Princípios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados