contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Festa de Pentecostes - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 284

Publicado em 24/05/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2:1-4)
 

Mensagem: Nós já conhecemos a origem da Festa de Pentecostes, ou Festa da Colheita. Aprendemos que é uma festa de gratidão a Deus pela terra e pelo sustento tirado dela, pelo sol, pela chuva; nela se entregam as primícias, os primeiros grãos colhidos, uma oferta voluntária ao Senhor; é uma festa de comunhão, de relacionamento, onde, todos juntos, celebram diante do Senhor o resultado do trabalho; é uma festa muito alegre, mas o ensino não é esquecido, pois nesses dias é reforçado no coração, na mente de todos, adultos e crianças, homens e mulheres, ricos e pobres, os princípios dados por Deus e a responsabilidade de cada um para cuidar da terra.

Essa festa continuou sendo celebrada pelos hebreus, até mesmo depois que Jesus morreu. E, para nós, ela passou a ter um significado ainda mais especial. Vamos o que aconteceu de tão extraordinário na festa de Pentecostes, na qual os discípulos de Jesus estavam reunidos.

Antes, vamos lembrar uma conversa especial que Ele teve com Seus discípulos, antes de subir ao céu. Jesus lhes disse que não saíssem de Jerusalém, pois algo especial aconteceria ali: “Mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:5,8).

Depois que Jesus subiu aos céus, eles voltaram para Jerusalém, e permaneceram juntos. Até que chegou o tempo da Festa de Pentecostes. Eles, então, resolveram se reunir para aquela celebração. Mas essa não seria uma festa igual às outras. Enquanto eles conversavam, e eu imagino que eles deveriam estar comentando sobre tudo o que havia acontecido naqueles últimos dias, como eles estavam tristes com a morte de Jesus na Cruz, o espanto quando Ele ressuscitou e Se manifestou a eles, a alegria que sentiram de vê-lo novamente, as coisas que Ele lhes ensinou, um barulho estranho começou a se ouvir. Um som estranho, que eles descreveram depois como o som de um vento impetuoso, que encheu toda a casa onde eles estavam reunidos. Então, eles viram línguas de fogo, que estavam sobre a cabeça de
cada um, e, por fim, eles começaram a falar em outras línguas, e todos foram cheios do Espírito Santo.

A promessa de Jesus se cumpriu. O Espírito foi derramado sobre eles, dando-lhes unção, força, poder, coragem, ousadia, para serem testemunhas fiéis do Reino de Deus, do amor do Pai, em todo lugar onde eles estivessem.
Por que o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos exatamente em Pentecostes, na Festa da Colheita? Creio que Deus associou o derramamento do Espírito à colheita para compreendermos que o derramamento do Espírito está diretamente ligado à colheita de almas.

Como vamos entender isso de uma forma simples? Fácil! O primeiro objetivo de Deus é salvar você, o segundo é usar você para salvar outros como você. Usar você significa manifestar através de você os dons do Seu Espírito para a salvação de outros. Entendeu?

Preste atenção: se você começar a testemunhar de Cristo para outras pessoas, a falar do amor de Deus, a pregar o Evangelho a toda criatura, sem fazer distinção de raça, credo, posição social, sexo, a manifestação do Espírito virá automaticamente sobre você.

Vamos lembrar dos discípulos que estavam reunidos naquele dia tão especial. Eles estavam tristes, abatidos, com medo. E, de repente, eles foram tomados de um poder sobrenatural. Três verbos descrevem o que aconteceu naquele momento: ouvir, ver e falar. Eles ouviram um som poderoso, como de um vento impetuoso; eles viram línguas de fogo; eles falaram em outras línguas. Depois disso, eles abriram a porta e começam a falar aos quatro cantos da cidade sobre aquilo que eles criam, sem medo e sem vergonha. Por causa disso, muitas vidas foram salvas e transformadas, inclusive a minha e a sua.

Fogo e vento, vento e fogo. O vento empurra, move, purifica o ar; o fogo aquece, ilumina, produz luz e calor. O vento e o fogo do Espírito mudaram para sempre a vida daqueles homens e mulheres. Nunca mais se ouviu falar de algo semelhante.

Mas a promessa do derramar do Espírito continua sobre nós, e Ele está sempre pronto a Se manifestar na nossa vida. Que tal deixar o vento do Espírito levá-lo, empurrá-lo para um novo tempo e o fogo queimar dentro de você, a tal ponto que você não consiga mais deixar de falar, de pregar, de mostrar às pessoas que Deus existe e que Ele é tremendamente Poderoso para operar maravilhas?

Vamos! É Pentecostes, é tempo de colheita! Entregue-se nas mãos do Grande Eu Sou e experimente do Seu poder e da Sua graça infinita.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Princípios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados