contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Tabernáculo de Davi - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 252

Publicado em 13/10/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Trouxeram, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus. E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel.” I Crônicas 16:1,4
 

Mensagem: Davi promoveu uma grande festa para trazer a Arca da Aliança de volta para Israel. Preparou um lugar especial, uma tenda, só para ela, e convocou ao levitas, os sacerdotes e todos os que quisessem participar daquele momento especial.

Você sabe o que é um Tabernáculo? Tabernáculo é um templo, mas o dicionário diz, também, que pode ser um lugar de moradia, uma residência, um lar. Então Davi preparou para o Senhor um Tabernáculo, na figura de uma tenda, um lugar onde a presença de Deus pudesse habitar e onde todas as pessoas que quisessem, que cressem, poderiam ter livre acesso à Sua presença.

Na tenda que Davi preparou não havia cortinas que separassem a Arca das pessoas. Ela foi colocada no meio da tenda e não havia mais nenhum utensílio: mesa, cadeira, altar, etc. Apenas a Arca diante do povo.

O que podemos aprender com isso? Você já foi a algum lugar onde as crianças não podiam entrar? Alguma vez seu pai ou sua mãe foi a algum lugar e lhe deixaram em casa dizendo que ali não era lugar para criança? No Templo de Salomão, muita gente passava por isso. No Santíssimo, onde a Arca do Senhor estava, somente o sacerdote entrava, uma cortina separava aquele lugar do restante do templo. Davi fez diferente. Ele entendeu que todos que quisessem, poderiam ter acesso à presença de Deus, por isso a Arca estava no meio da tenda, assim como o Senhor sempre desejou estar no meio do Seu povo.

Outra coisa: Davi tinha um talento muito especial, que o levava a tocar o coração de Deus. Lembra qual era? Isso mesmo, a música. Davi tocava harpa e descobriu na música uma forma especial de tocar a presença de Deus. Então, colocou diante da Arca alguns levitas, para louvarem e celebrarem constantemente diante do Senhor.

Mas a música e a dança de Davi não eram contaminadas pelo mundo. Eram puras e santas e celebravam a grandeza de Deus. Para Davi, estar diante do Senhor deveria ser motivo de muita alegria, é só você ler os Salmos. Por exemplo: Salmo 16:11 diz: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. E no Salmo 4:7 ele diz: “Puseste alegria no meu coração”.

Então, crianças, vamos aprender com Davi que a presença de Deus na nossa vida não é uma coisa chata, que sempre está nos impedindo de fazer o que nós queremos, que “puxa a nossa orelha” quando não obedecemos a Sua palavra, que traz peso, que é sem graça. Pelo contrário, quando a presença de Deus está em nossa vida, temos liberdade para viver, estamos cuidados e protegidos e, em tudo, somos sustentados por Ele. Veja um exemplo bem simples: nestes dias, a televisão tem mostrado vários lugares pelo mundo a fora que foram destruídos por furacões, tsunamis, incêndios, onde famílias inteiras morreram, muitas crianças perderam seus pais, suas casas. Mas você hoje está na casa do Senhor, no Tabernáculo do Senhor, com a sua casa inteira, sua família, com alimento na mesa. Isso não é fantástico? Quem lhe dá tudo isso? É o Senhor! Ele merece ou não o seu amor e a sua adoração? É claro que sim! E Davi entendia perfeitamente bem isso.

Davi construiu uma tenda como tabernáculo e colocou ali, na presença de todos, a Arca do Senhor. Mas hoje, Deus quer algo diferente. Ele não quer mais paredes ou cortinas para guardar a Sua presença. Ele quer tabernáculos vivos, que carreguem a Sua vida em qualquer lugar que estejam. Ele quer habitar dentro de nós, em nosso coração. Ele quer fazer de nós a Sua Arca na Terra.

Qual foi a coisa mais valiosa que você carregou junto com você ou no seu corpo nesses últimos dias? Foi um anel de ouro? Um brinco de pérola? Um celular top de linha? Foi um tênis muito caro? Ou um mp3? Todas essas coisas, por mais valiosas ou caras que sejam, podem quebrar, ser roubadas ou perdermos, não é verdade? O Senhor quer lhe dar, nesses dias, algo muito mais valioso do que tudo isso. Ele quer lhe dar a Sua presença, a Sua vida, a Sua essência. Você aceita? Se você aceitar Ele mesmo transformará você no maior Tabernáculo sobre a face da Terra, no mais importante, mais... mais... mais, que você pode imaginar.

E então? Nesta Festa de Tabernáculos, vamos deixar que Deus mesmo construa o Seu tabernáculo em nós?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados