contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Tabernáculo de Davi - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 251

Publicado em 05/10/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico:“E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.” II Samuel 6:17
 

Mensagem: Estamos nos preparando para a Festa dos Tabernáculos, a festa de gratidão a Deus pela colheita. É muito bom servir a um Deus alegre e que gosta de celebração, não é verdade?

Para a festa deste ano, estamos aprendendo sobre o Tabernáculo de Davi. Começamos nosso estudo conhecendo um pouco da história do rei Davi, o homem que ficou conhecido como: O homem segundo o coração de Deus.

Vimos como Davi foi ungido rei e que teve que esperar muitos anos para poder subir ao trono e governar sobre Israel; lembramos da luta com Golias e do grande desejo que havia em seu coração de trazer de volta a Arca da Aliança, que havia sido levada pelos filisteus, e a morte de Uzá, que foi fulminado pelo Senhor por ter tocado na Arca.

“E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?” (II Samuel 6:9). Durante algum tempo, Davi se fez essa pergunta: Como irei trazer a Arca da Aliança de volta, sem que mais ninguém se machuque?

Você sabe por que era tão importante para Davi trazer a Arca de volta? Porque a Arca fala da presença de Deus, e, como era um adorador, Davi sabia a importância de estar perto do Senhor. Por isso se empenhou tanto para trazê-la de volta.

Ele, então, preparou-se para essa missão especial. Primeiro ele preparou um lugar para colocar a Arca, construiu uma tenda, como está escrito em I Crônicas 15:1b: “...e preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda”. Depois disso, a sua preocupação foi: quem deve levar a Arca? E então veio a resposta: “Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente”.(v.2.b).

Por que Davi teve tanto cuidado? Porque ele sabia o quanto é valiosa a presença de Deus. Ele não pode estar em qualquer lugar, pois Ele é Santo e não habita onde há pecado, e só os que andam em santidade, livres do pecado, podem usufruir a Sua maravilhosa presença. Davi lembrou que os levitas é que deveriam levar a Arca, pois o Senhor, no tempo de Moisés, determinou isso, quando levantou Arão e seus filhos, para servirem no Tabernáculo que Moisés levantou, conforme a Sua ordem.

Não foi só ir lá e carregar a Arca. Eles tiveram que se santificar: “E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR Deus de Israel”.(v.12,14).

Você já prestou atenção que, nas festas da Igreja, quando a Arca entra, as pessoas ficam quietas, algumas choram, outras ajoelham? Parece que a presença de Deus traz um peso muito grande, não é mesmo? Mas Davi fez diferente. Depois de toda a preparação do lugar para colocar a Arca e das pessoas que iriam trazê-la nos ombros, começou uma grande operação de resgate. Davi reuniu os levitas e convocou os músicos, os cantores, os sacerdotes, os anciãos, os capitães, e todos juntos, com muita música, dança e toque de trombetas, trouxeram a Arca de volta a Israel.

Você pode imaginar como deve ter sido? Quando fecho os olhos e começo a pensar nisso, vejo uma multidão de homens, mulheres, jovens, crianças, cantando, dançando, saltando, ao redor da Arca. Vejo Davi na frente, puxando a multidão, dançando com toda a força do seu ser, cantando e salmodiando com toda a força dos seus pulmões, os sacerdotes tocando as trombetas, e todos muito alegres porque estavam na presença do Rei dos reis do Senhor dos senhores.

E aí, ao entrar na cidade, Davi encontra na janela de sua casa, sua esposa: Mical. Ela não fora com ele nessa jornada, não se importou com a presença de Deus e, além disso, desprezou seu marido no seu coração, por isso ficou estéril, não poderia ter filhos.

Como alguém pode estar diante de Deus e ficar indiferente a Ele?

Como você se sente, quando está doente, com febre, não pode sair para brincar e, quando olha da janela, vê seus colegas jogando bola, chupando picolé, correndo, brincando? É muito chato não é mesmo? Mas você já viu que tem algumas crianças que estão bem de saúde, podem brincar, correr, mas ficam de longe, afastadas, só olhando?

Pois é! Tem muita gente que gostaria de dançar, cantar, pular na presença do Senhor, mas vivem em lugares onde isso é proibido, elas podem até morrer se fizerem isso. Mas existem outras pessoas, que podem fazer tudo isso, mas, simplesmente não se importam, são como Mical.

E você? Vai entrar na festa, para celebrar a presença de Deus na sua vida ou vai ficar só olhando da janela?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados