contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 10

 

Estudo de Célula para Crianças n° 246

Publicado em 31/08/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico:“E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.” (Êxodo 19:9)
 

Mensagem: Que experiência fantástica Moisés teve com o Senhor.

Até então, depois de Adão, nenhum outro homem na terra teve um contato tão próximo com Deus como Moisés. Para começar, o Senhor falou com Moisés através de um arbusto, chamado de sarça, que pegava fogo no meio do deserto. Você pode imaginar que cena mais estranha? E mais impressionante foi o que o Senhor lhe disse que devia fazer: libertar o Seu povo que estava como escravo no Egito.

Moisés, a princípio, resistiu. Tinha medo, não se achava capaz de ter êxito naquela missão que parecia impossível. Mas o Senhor sabia que ele aceitaria, e assim aconteceu.

A tarefa de Moisés não foi fácil. O coração de Faraó estava endurecido. Você conhece a história, não é mesmo? O que é interessante em tudo isso é que Moisés nunca decidiu nada sozinho. Todas as vezes que ele ia a Faraó e recebia como resposta um não, ele corria para buscar ao Senhor e perguntar o que deveria fazer. Então, o Senhor lhe respondia, falava de forma clara e simples o que Moisés deveria falar e fazer. Assim, vieram as pragas, até a morte dos primogênitos e a fuga do povo para o deserto com Moisés e Arão, seu irmão, seu companheiro, à frente.

Na fuga, quando chegaram diante o Mar Vermelho, que a multidão viu o exército de Faraó atrás deles, houve um enorme desespero. Moisés buscou ao Senhor e Ele lhe disse o que devia fazer. E, mais uma vez, o sobrenatural aconteceu diante dos seus olhos: o Mar Vermelho se abriu e eles passaram a salvo, e quando o exército inimigo tentou alcançá-los, as águas se fecharam sobre eles.

Mas não parou ali a experiência poderosa de Moisés. Deus queria levá-lo a algo ainda mais poderoso. Mandou, então, que ele subisse ao monte e ali, em um momento de profunda intimidade, entregou-lhe as Tábuas da Lei.

Moisés tinha dois irmãos que caminhavam com ele: Arão e Miriã. Certa vez, por causa de uma mulher que Moisés escolheu para casar, seus irmãos se aborreceram com ele e falaram mal dele. O Senhor, então, Se aborreceu com eles, e os chamou à porta da tenda da congregação. E ali chamou a atenção dos dois. Disse-lhes que Moisés era um servo fiel a Ele, e que com ele falava boca a boca e que não deveriam falar mal dele. A ira do Senhor foi tão grande que Miriã ficou leprosa por sete dias.

O Senhor olhava para Moisés de uma forma tão especial, que em Êxodo 33:11 diz: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.”

Você gostaria de ser conhecido como amigo de Deus?

Para ser amigo de Deus, é preciso buscá-lO de todo o coração e decidir obedecer aos Seus princípios.

Mas houve um momento em que Moisés desobedeceu ao Senhor. Ele passou por muitas situações difíceis com o povo que ele liderava naquele deserto. Eles reclamavam de tudo. Tinham fome, Moisés buscou ao Senhor e Ele mandou o maná; não queriam mais maná, estavam enjoados, Moisés recorreu ao Senhor e Ele mandou as codornizes. E houve um tempo de grande sede, quando o povo começou a reclamar. Moisés foi, novamente, ao Senhor e Ele respondeu: “Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais”.

Mas o aborrecimento de Moisés naquele dia o levou a uma reação mais nervosa (Se fosse hoje diríamos que ele estava muito estressado.): “E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais”. (Números 20:1 a 11). O Senhor havia dito a ele que falasse à rocha e ela daria água, mas Moisés tomou sua vara e a feriu. Diante disso, o Senhor o exortou de forma muito severa.

Por causa disso, Moisés não entrou na terra prometida. Por não obedecer ao Senhor, ele perdeu o privilégio de entrar com o seu povo na terra da promessa.

Quando o Senhor nos fala, Ele espera de nós obediência. Deus nunca fala as coisas por falar, de brincadeirinha. Tudo o que Ele noz diz para fazer é porque Ele sabe que aquilo é o melhor que Ele tem para nós.

A desobediência nos faz perder as bênçãos que foram prometidas para nós. Você quer perder as suas bênçãos? NÃO? Então ouça e obedeça de todo o seu coração, torne-se amigo de Deus e você viverá as experiências mais maravilhosas de toda a Terra, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados