contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 239

Publicado em 13/07/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.” Gênesis 6:13

 

Mensagem: O primeiro homem a ouvir a voz de Deus na terra foi Adão e o segundo foi seu filho Caim. Pai e filho foram ensinados por Deus como deveriam se comportar na terra, o que deveriam fazer, mas ambos desobedeceram à voz do seu Criador, e, por causa disso, não tiveram uma vida tranquila e sossegada. Vimos que Adão e sua mulher, Eva, foram expulsos da presença de Deus, e Caim viveu na terra como fugitivo por causa da morte de seu irmão Abel.

O tempo passou e os homens se multiplicavam na terra, mas o pecado da desobediência a Deus, que começou com Adão e Eva e continuou em Caim, também cresceu e se espalhou no meio da humanidade. Em Gênesis 6:6 e 7, vemos que: Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Você pode imaginar a tristeza que havia no coração de Deus, olhando para o homem que Ele havia criado com tanto carinho, perdido na desobediência? Sua tristeza era tão grande que Ele disse que destruiria tudo o que tinha vida na face da terra. Novamente Sua voz poderosa se fez ouvir, mas dessa vez não foi para ensinar, como fizera com Adão e Caim, mas para expressar o arrependimento por ter criado o homem.

Mas Deus tem o coração de Pai e, como Pai, olhou novamente para o homem e descobriu alguém especial: um homem chamado Noé. Gênesis 6:8 diz que Noé achou graça aos olhos de Deus.

Essa graça não é de fazer piada ou de rir, como costumamos pensar. Essa graça é algo especial de Deus, é benefício, é favor. Então, podemos dizer que Noé recebeu de Deus um benefício, um favor sobrenatural. Mas por que, se Deus já havia dito que iria acabar com os homens que viviam em pecado, se Noé também era um homem? Porque, apesar de ser homem, ele era diferente de todos os outros homens. Enquanto os outros estavam afastados de Deus, Noé buscava a presença de Deus, por isso o Senhor olhou para ele de forma diferente.

Noé foi o terceiro homem na terra a ouvir a voz de Deus. Gênesis 6:13 diz: Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

O Senhor avisou a Noé que algo muito sério iria acontecer e, como Pai, ensinou-lhe o que deveria fazer naquele momento: Faze para ti uma arca da madeira... Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará... Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo... E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão... E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.

E, diferente de Adão e Caim, Noé ouviu e obedeceu, como está escrito no versículo 22.

Porque ouviu e obedeceu, Noé salvou a si mesmo e a toda a sua família do dilúvio que veio sobre a terra. Mas, também, salvou a humanidade, pois, a partir da sua família, a terra foi repovoada.

Vamos aprender algo muito importante com Noé? Todas as vezes que obedecemos às instruções do Senhor somos abençoados e abençoamos outras pessoas. A desobediência de Adão o levou para longe da Deus, a desobediência de Caim também o afastou da presença de Deus e também de seus pais, pois se tornou fugitivo, mas a obediência de Noé o levou para mais perto de Deus.

Toda vez que nos lembrarmos da arca de Noé, que sobreviveu ao dilúvio, vamos lembrar de um homem que obedeceu a voz de Deus. O que teria acontecido se Noé tivesse feito como Adão ou como Caim? Não sabemos, mas hoje estamos aqui por causa da sua obediência.

Se você ouvir a voz de Deus e obedecer, você pode ser, assim como Noé, responsável pela salvação de muita gente. As pessoas verão a presença de Deus na sua vida, verão que vale a pena conhecer ao Deus que você serve e O receberão como seu Senhor e Salvador. Você será o construtor da arca da salvação do Senhor para muita gente. Que coisa maravilhosa, não é mesmo?

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mateus 11:15

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados