contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Jesus, meu modelo - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 220

Publicado em 26/01/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52

Mensagem:
Jesus foi criança como qualquer criança que nasceu e nasce nesta Terra todos os dias. Embora fosse o Filho de Deus, precisava conhecer a realidade do homem, por isso era de carne e osso como nós. E enfrentou as mesmas coisas que você vive no seu dia-a-dia.

Lucas 2:52 diz que Jesus crescia em sabedoria. Algumas traduções dizem em conhecimento. Que tipo de conhecimento Jesus recebia?

A Bíblia não fala muito sobre o tipo de educação que era dada às crianças, mas, pela história, podemos aprender algumas coisas. Por exemplo: O propósito inicial da educação dos judeus era ensinar as crianças a melhor entender seu relacionamento com Deus, queriam que elas aprendessem a servir a Deus e a ter uma vida santa. Ensinavam sobre a história da Nação, começando do passado quando Deus resgatou Seu povo.

E as crianças aprendiam de várias formas. A princípio, recebiam ensinamentos de seus pais em casa. Aprendiam sobre sua religião freqüentando os cultos de adoração e participando de festas religiosas. Os meninos recebiam uma educação mais formal dos líderes religiosos, indo para a escola aprender as Escrituras e outros assuntos. Os judeus reconheciam que o conhecimento era importante, não tanto por projetá-los no mundo, mas principalmente porque poderia ajudá-los a conhecer e a amar a Deus.

A educação dos filhos começava por volta dos três anos, quando já sabiam falar; orações e cânticos eram aprendidos por repetição. Começava em casa e continuava quando os filhos iam com seus pais aos cultos religiosos. No princípio, o povo adorava no Tabernáculo, depois no Templo de Jerusalém e, mais tarde, em sinagogas locais; mas em todos esses lugares, as crianças podiam aprender sobre os rituais (como ofertas e sacrifícios), e recebiam o ensinamento ministrado pelos sacerdotes, levitas ou rabinos.

Além disso, aprendiam sobre as Escrituras e sobre o que Deus queria do povo judeu; aprendiam sobre as festas anuais e festivais religiosos. Aprendiam que a Páscoa comemorava o livramento de seus ancestrais da escravidão no Egito. Em Pentecostes, o povo lembrava-se que Deus entregara a Lei a Moisés, no Monte Sinai. A Festa dos Tabernáculos, com suas barracas feitas de três galhos, comemorava a fidelidade de Deus aos judeus na sua jornada aparentemente infindável até a Terra Prometida.

Participando dessas práticas religiosas, as crianças aprendiam não só sobre as tradições da Nação, mas também sobre a atuação de Deus em suas vidas.
E foi assim que Jesus cresceu em conhecimento, em sabedoria, aprendendo com seus pais e com os sacerdotes e rabinos a conhecer a Palavra do Seu Pai.

E você que está crescendo? O que tem aprendido? O que tem trazido conhecimento para você?

Hoje as crianças passam muito tempo na Escola, na televisão, na Internet, no celular, nos jogos, e recebem muito pouco conhecimento da Palavra de Deus, não é verdade?

Você já parou para pensar se todas as coisas que estão entrando na sua mente são boas para o seu crescimento? Elas o ajudam a ter uma vida santa? Elas o ensinam a servir a Deus com alegria?

Jesus é o nosso Modelo, então precisamos aprender a viver como Ele. Jesus recebeu conhecimento, sabedoria e nós precisamos disso também. Onde vamos encontrar isso? Na Bíblia, na Igreja, nas células e, principalmente, em casa. É verdade que muitos pais não conhecem a Jesus, mas vamos orar para que eles se convertam e possam aprender para ensinar seus filhos, oK?

E precisamos, também, tomar algumas decisões muito sérias. Não podemos deixar que coisas ruins entrem na nossa mente e nos encham de maus ensinamentos, certo? Então, vamos deixar de assistir filmes de terror, de feitiçaria, novelas, desenhos de violência, e vamos assistir filmes, programas, clips que exaltem a glória de Deus?

Vamos deixar de ouvir as músicas do mundo para ouvirmos as músicas que exaltam o nome do Senhor, ok? Vamos jogar fora aqueles jogos de vídeo-game de guerra, de morte, de feitiçaria, que só derramam sangue, e vamos usar as nossas mãos para algo mais útil, como abrir a sua Bíblia para ler?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados