contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Governo de Deus - Parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 195

Publicado em 28/07/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você já parou, alguma vez, para tentar imaginar como era a terra quando Deus a criou?

Princípio Bíblico: "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." Gênesis 1: 27,28

Mensagem:
No livro de Gênesis, no capítulo 1 diz que, no princípio, criou Deus os céus e a terra, mas a terra era sem forma e vazia. Imagine só como deveria ser estranho. Olhe ao seu redor, veja as árvores, os igarapés, o sol, e tente imaginar como deveria ser a terra no princípio de tudo. Não havia nada, não havia forma nenhuma.

Mas o Senhor, com muito cuidado, capricho, carinho, foi arrumando tudo. E, através da Sua palavra, foi criando todas as coisas que temos hoje: o sol, a lua, as estrelas, os mares, os rios, as árvores, os frutos, os animais de todas as espécies que conhecemos hoje e os que já foram extintos por causa da falta de sabedoria do homem etc.

E aí Deus fez a Sua melhor e mais importante criação: O homem.

Vamos ler o que diz Gênesis 2:7: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Que coisa tremenda! O Senhor criou todas as outras coisas através da Sua palavra, mas o homem, Ele formou do pó da terra e recebeu, em suas narinas, o sopro de vida do próprio Deus. Isso não é fantástico? Não somos como os animais ou as plantas. Mas fomos criados por Deus, moldados por Ele, Suas mãos modelaram o barro, criando o que somos hoje.

Feche seus olhos e procure pensar nesse momento único em todo o Universo. Deus tomando o barro em Suas mãos e dando forma a ele, modelando a cabeça, os braços, pernas, coração, pulmão, olhos, boca... Deve ter sido uma cena muito linda, não é mesmo? Agora imagine o Senhor soprando a vida no nariz desse homem, o ar entrando em seus pulmões, e, quando ele abriu os olhos pela primeira vez viu a face do seu Criador.

Muito bem. A terra está arrumada, tudo está preparado para o bem estar do homem, criado à imagem e semelhança de Deus. Todo o seu sustento, o alimento bom e farto, a água limpa e fresca, a chuva para regar a terra, o sol e a lua para iluminar, e até uma companheira para que esse homem não ficasse só. E agora? Quem iria cuidar de tudo o que Deus havia criado?

O Senhor disse ao homem e à mulher que eles fossem fecundos, multiplicassem, sujeitassem a terra e dominassem sobre todas as coisas. Em outras palavras, o homem deveria administrar, ter autoridade sobre todas as coisas. Ele era a imagem e a semelhança de Deus na terra, deveria, portanto, cuidar para que tudo o que Deus criou estivesse em perfeita ordem. Então, esse homem deveria governar sobre a terra, certo?

Vamos fazer uma comparação bem simples: Um pai tem uma grande fortuna, muitas casas, lojas, fazendas, contas bancárias, carros, barcos etc. Esse pai tem um filho. Quem é responsável por toda essa fortuna quando o pai morre ou se aposenta? Muito bem! O filho.

Deus entregou à Sua criação maravilhosa, chamada homem, toda a fortuna que Ele criou: a Terra. A missão desse homem, até hoje, é cuidar dessa Terra, para que ela esteja sempre em perfeitas condições, funcionando corretamente e produzindo tudo o que o homem precisa para viver bem. A missão do homem é, então, governar sobre a Terra, de forma eficiente, administrando bem os seus recursos, para que nada lhe falte.

Vamos refletir agora, em uma pergunta bem simples: Você acha que o homem cumpriu bem a missão que Deus deu a ele? Olhe ao seu redor, veja os rios poluídos, os animais em extinção, as árvores sendo derrubadas, a falta de alimento, isso sem falar das famílias destruídas, os filhos abandonados, os idosos sendo maltratados, as crianças que sofrem violência etc.

Estamos começando uma nova série de estudos, onde vamos ver, na história do homem, na história de Israel, como podemos destruir ou construir um povo próspero, como podemos governar essa terra debaixo da direção de Deus.

Fique atento. Você também faz parte do governo de Deus na Terra. Mesmo ainda pequeno, você é importante na história da nossa Nação, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados