contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

E Davi pecou

 

Estudo de Célula para Crianças n° 182

Publicado em 05/05/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E aconteceu à hora da tarde que Davi se levantou de seu leito e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que estava se lavando, e era essa mulher mui formosa a vista” (I Samuel 11:2)

Mensagem: Que grande homem de Deus foi Davi! Guerreiro valoroso, destemido, que buscava conselho com Deus, sabia esperar o momento certo de Deus, não é verdade? Que lições fantásticas aprendemos com ele.
Mas teve um momento que Davi irou os olhos de Deus. Houve um momento em que Davi se esqueceu de Deus, e, por isso, muitos problemas aconteceram na sua casa, no meio da sua família, dos seus filhos. Sabe quando foi? Vamos ler o quê está escrito em II Samuel 11:1b: “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo Israel, para que destruíssem os filhos de Amom, e cercassem a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.”
Vamos entender o que estava acontecendo: Havia uma guerra acontecendo e, naquele tempo, os reis tinham que ir à guerra com o seu exército. Davi era o rei, e deveria ir com o seu povo, mas mandou em seu lugar seu servo Joabe e ficou em Jerusalém. No versículo 2 lemos que à tarde, quando ele levantou do seu leito, foi para o terraço e de lá, viu uma bela mulher e ficou olhando p;ara ela.
Aí você pode perguntar: Mas é pecado olhar para alguém bonito? Claro que não! O problema é que ele se aproximou daquela mulher, sendo ela casada, e, desse relacionamento, foi gerado um filho. Então Davi pecou contra Deus, contra tudo o que tinha aprendido dos Seus princípios.
Mas a história não termina aqui. Davi então mandou que o marido daquela mulher, cujo nome era Bate-Seba, chamado Urias, fosse enviado à guerra e colocado na frente de batalha, na frente de maior perigo, para que ali fosse morto.
Vamos pensar um pouco sobre o que aconteceu com Davi e o que acontece, muitas vezes, conosco, com nossos pais, com muita gente que nós conhecemos.
Davi era um grande homem, chamado “Homem segundo o coração de Deus”. Vivia debaixo dos seus princípios, era um adorador, sabia tocar o coração de Deus. O que aconteceu, então, que o levou a cometer um pecado tão terrível? Vou lhe dizer: Ele se distraiu, tirou os olhos do Senhor. Depois ele se arrependeu, reconheceu o seu erro, pediu perdão, como está lá em II Samuel 12, mas as conseqüências do seu pecado ficaram sobre a sua família.
Por que estamos conversando sobre isso depois de tanta coisa boa que aprendemos com Davi? Porque mesmo sendo uma coisa muito ruim e feia, com ela nós podemos aprender muita coisa.
O que, por exemplo?
Que os adultos, mesmo os que conhecem a Jesus, algumas vezes podem errar, podem tomar decisões que não estão de acordo com os princípios da Palavra de Deus. Algumas vezes os nossos pais, nossos líderes, podem errar. É! Adultos também podem errar. Eles não sabem tudo! Embora, às vezes, a gente ache que sim.
Outra coisa: Quando os nossos pais fazem alguma coisa errada, contra os princípios de Deus, as conseqüências do seu ato vem sobre toda a família. Isso mesmo! Sobre os filhos, sobre você, sobre nós.
Por causa do pecado da Davi, lemos em II Samuel 12:11 “Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti...” Que coisa terrível. Muita coisa ruim aconteceu aos filhos do grande rei Davi.
Nossos pais também podem tomar decisões que poderão trazer maldição sobre nós. É porque eles são ruins? Não. Foi porque eles esqueceram de olhar para Deus.
E o que nós podemos fazer para termos uma vida abençoada? Os filhos de Davi não tinham o sangue do Cordeiro, de Jesus sobre eles, mas hoje nós temos. Quando deixamos Jesus entrar na nossa vida, Ele quebra toda maldição que havia sobre nós. E outra coisa, muito importante: Ores por seus pais, para que eles estejam sempre na presença do Senhor, que os olhos deles nunca se desviem do Senhor, amém?
Se todos nós estivermos atentos, vigiando constantemente, seremos abençoados.
Não esqueça: Ore sempre por seus pais para que eles estejam guardados pelo Senhor e só tomar decisões debaixo da direção do Senhor. E se eles errarem, não esqueça que qualquer pessoa pode errar, não fique bravo com eles. Perdoe-os, pois o Senhor também perdoa os que se arrependem, ok?
Ah! E não esqueça: Jesus está em você, o sangue Dele é sobre você, então, você não precisa viver debaixo de maldição, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados