contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Geração de Samuel III

 

Estudo de Célula para Crianças n° 160

Publicado em 06/11/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós fizestes todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi-o de todo o vosso coração. Não vos desvieis; porquanto seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque são vãs.” (I Samuel 12:20,21)

Mensagem: Você viu no estudo passado que Samuel se tornou sacerdote sobre Israel, e que o Senhor falava com Ele; por muitos anos Samuel serviu a Israel e teve dois filhos: Joel e Abias. Mas os filhos de Samuel não seguiram o seu caminho; eles se comportavam mal, deixavam-se corromper andando fora dos princípios de Deus.

Os anciãos de Israel, vendo que Samuel já estava muito velho, vieram a ele e pediram que levantasse sobre eles um rei. Ele não gostou do pedido dos anciãos e foi orar ao Senhor. O Senhor então lhe disse: “Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles.” (8:7,8,9)

Você entendeu o que Deus falou a Samuel? Ele disse que o povo estava rejeitando a Ele mesmo, não O querendo mais como Rei sobre eles. Queriam um homem para governar sobre eles, esquecendo de tudo que o Senhor havia feito desde o Egito, trazendo-os até a terra prometida. Mas o Senhor também alertou Samuel sobre o que viria acontecer, sobre a forma como o rei agiria com o povo (I Samuel 8:9).

Deus não é tolo. Ele sabe de todas as coisas. Vamos parar um pouquinho para pensar sobre algo muito sério. Alguma vez você já insistiu muito com a sua mãe ou o seu pai em uma coisa que você queria fazer e eles disseram não. Mas você continuou insistindo e, pela sua insistência, eles lhe deixaram fazer e você se deu mal? Você fez e se deu mal, não porque seus pais quiseram, mas por causa da sua teimosia.

Foi exatamente o que aconteceu naquele momento com Israel. O Senhor e Samuel sabiam o que viria acontecer no futuro, quando um homem fosse rei sobre um povo que era dirigido pelo Rei dos Reis, pelo Senhor dos senhores (I Samuel 8:12-18).

Mas Samuel deu a eles uma dica muito importante para que, mesmo diante dessa situação, não fossem tão castigados. Era algo muito simples: obedecer os princípios do Senhor, ou seja, não se desviar dos Seus caminhos. E veja só que coisa interessante: Samuel diz ao povo que se eles desviassem desse caminho, certamente iriam seguir coisas vãs. O que é isso? É algo que não vai trazer nenhum benefício.

Hoje nós vemos muitas crianças se deixando dominar por coisas vãs, que não trazem nenhum benefício como, por exemplo, toda essa agitação com um filme chamado High Shool Music. É uma corrida para comprar cd's, dvd's, ouvir as músicas do grupo, aprender os passos da dança. Não se fala em outra coisa, a não ser disso. Pesquisam sobre os atores, quem é mais bonito, quem vai namorar quem, mas não buscam ler a Bíblia e estão se esquecendo dos louvores a Deus, da adoração ao Senhor. Esse foi, exatamente, o alerta de Samuel ao povo de Israel. Quando nós tiramos os olhos do Senhor, corremos o risco de colocá-los em coisas vãs, nas coisas do mundo, que não alimentam o nosso espírito.

Você quer ser bem sucedido? Deixe que o Senhor seja o Rei da sua vida, nunca se desvie dos Seus caminhos e esteja sempre procurando aprender e receber mais d'Ele. Afinal, você faz parte de uma Geração Apostólica que vai viver os milagres e maravilhas, o sobrenatural de Deus neste novo tempo, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados