contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Geração de Samuel I

 

Estudo de Célula para Crianças n° 158

Publicado em 29/10/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Crescia Samuel, e a Palavra do Senhor era com ele, e nenhuma de todas as Suas palavras deixou cair em terra.Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.” (I Samuel3:19,20)

Mensagem: Você já ouviu falar de um menino chamado Samuel, que ouvia a voz de Deus? O pai de Samuel se chamava Elcana e sua mãe era Ana. Ana não podia ter filhos, mas um dia, quando estava no Templo chorando e clamando a Deus, o sacerdote daquele lugar, chamado Eli, viu o seu desespero e foi até ela. Ao saber o porquê chorava, orou por ela. Um tempo depois, ela teve um filho, ao qual deu o nome de Samuel.

Quando Samuel cresceu, ela o levou ao Templo e o entregou ao sacerdote Eli, pois havia feito um voto de que, se tivesse um filho, ela o daria ao Senhor. Samuel era ainda muito criança quando foi levado ao Templo por seus pais, mas mesmo assim ele ministrava perante o Senhor (I Sm 2:18).

Certo dia, Samuel já estava deitado para dormir, quando ouviu chamar o seu nome. Imediatamente, ele correu até Eli, pensando que fosse o sacerdote quem o chamava, mas Eli lhe disse que não, que voltasse a dormir. Por mais duas vezes, a mesma coisa se repetiu. Até que Eli entendeu o que estava acontecendo.

Samuel servia ao Senhor, mas ainda não conhecia a Sua voz. Eli disse que certamente era o Senhor quem o chamava e se ouvisse novamente aquele chamado deveria responder: Fala Senhor, porque o teu servo Te escuta.

Samuel era obediente e voltou a deitar-se. Então o Senhor o chamou e ele imediatamente respondeu como o sacerdote havia ensinado. O Senhor então falou das coisas que iam acontecer daquele dia em diante. Como o menino Samuel que estava na Casa do Senhor, servia no Templo e não conhecia a Sua voz, tem muita gente que está assim como ele estava. Vão à Igreja, participam dos cultos, das células, dos Encontros, mas ainda não conhecem a voz de Deus.

O Senhor quer que todos, mesmo as crianças, possam ouvi-lO. Você já parou para ouvir a voz de Deus? Ele fala conosco. Como? De várias formas. Ele fala conosco através da Sua Palavra, a Bíblia. Quando a lemos com atenção, de coração aberto, o Senhor está falando conosco naquelas letras, naqueles textos, e nos ensinado a cumprir os Seus princípios. Ele fala conosco através dos Pastores, dos Apóstolos, dos discipuladores. Quando eles ministram, falam das coisas de Deus, daquilo que Ele quer que nós aprendamos. O Senhor fala conosco através dos nossos pais também. E, veja que coisa linda, Ele fala conosco também por coisas simples da natureza, como uma borboleta, uma flor, a água, a chuva, a terra. É só ficarmos atentos, pois todo o tempo o Senhor está nos ensinado.

E você sabe o que aconteceu com Samuel depois que ele ouviu a voz de Deus? Ele se tornou profeta em Israel e o Senhor continuou a falar com ele.

Crianças, todo aquele que ouve a voz de Deus e obedece é abençoado. Assim como Ele falou com Samuel quando ainda era uma criança, também quer falar com você. E assim como fez de Samuel um grande profeta em Israel, Ele quer fazer de você também uma grande profeta, um grande sacerdote nos dias de hoje.

Pare um pouquinho, desligue a TV, guarde a bola, o carrinho, a boneca, o vídeo-game, pegue a sua Bíblia e peça ao Senhor que fale com você neste momento e, com certeza, você O ouvirá falando ao seu coração. Experimente! Com certeza você terá uma experiência tremenda com Ele, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados