contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O filho legítimo honra ao seu Pai

 

Estudo de Célula para Crianças n° 088

Publicado em 28/02/06

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta:

Captando a atenção: Brincadeira:

Introdução: Você, algum dia, já pensou em sair de casa? Em ir morar bem longe da sua família?
Creio que essa idéia já passou na cabeça de muitos filhos, principalmente quando os pais não fazem as coisas bem do jeito que eles querem, não satisfazem as suas vontades ou não lhes dão o que querem, na hora que querem.

Princípio Bíblico: A Bíblia conta a história de um pai que tinha dois filhos (Lucas 15:11 a 32). Um dia o filho mais novo lhe pediu a sua parte na herança e foi embora. Por que será que ele foi embora? Podemos pensar em muitas coisas: por achar que sozinho, em outros lugares, poderia ser livre e feliz; por não gostar da forma com que era tratado em casa; por achar que seus amigos eram melhores que sua família, ou muitas outras justificativas.

Esse filho andou por muitos lugares, gastou tudo o que tinha em festas, com bebidas, mulheres, amigos. E, de repente, se viu sozinho e sem nada. Em um período de grande fome, ele não tinha quem pudesse ajudá-lo. Às vezes, no nosso pouco entendimento, achamos que os "amigos" são melhores e mais importantes que nossa família, e esquecemos que somente um pai autêntico ama e cuida do seu filho em qualquer situação, até quando ele é rebelde e teimoso.

Aquele jovem, para não morrer de fome, teve que cuidar de porcos e, num momento de fome intensa, comer da comida dos porcos que ele alimentava. Veja só: aquele jovem orgulhoso e arrogante, que comia do melhor em sua casa, tendo que limpar um chiqueiro e comer a comida dos porcos. Como você acha que ele se sentiu? Será que se arrependeu? Vamos ver.

No versículo 17 a Palavra diz que ele caiu em si. Sabe o que é isso? Quer dizer que ele se deu conta da sua situação e do que tinha feito, reconheceu o seu erro. Então decidiu voltar para casa e pedir perdão ao seu pai.

E o que ele encontrou ao chegar em casa? Seu pai o esperava de braços abertos, o abraçou, beijou, mandou que lhe trouxessem a melhor roupa, sandálias e colocou em seu dedo um anel. Além de preparar um banquete para celebrar a sua volta.

Tremendo, não é verdade? Mas nós não precisamos passar por tudo isso para descobrir o amor dos nossos pais e, menos ainda, o amor de Deus.

Em Êxodo 20:12 o Senhor diz que quem honra pai e mãe tem seus dias prolongados sobre a Terra. Isso quer dizer que, os filhos que honram seus pais, que obedecem, dão alegria, terão vida longa, serão abençoados. Não precisamos sair de casa, passar fome, para descobrir que o melhor lugar do mundo é a nossa casa. Mas se obedecermos aos nossos pais em tudo nós seremos abençoados.

E em Deuteronômio 28:1,2 diz que, se obedecermos a Deus, as bênçãos virão e se apegarão a nós.

E então? Quer primeiro passar fome para reconhecer qual o melhor lugar para estar?

Você é inteligente! Certamente já entendeu o que o Senhor quer de você. Que bom!

Bem-vindo, filho legítimo do Deus Altíssimo, nosso pai Autêntico.

"E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus." (Deuteronômio 28:1,2)

Atividade:

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados