contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Três jovens que se mantiveram fiéis

 

Estudo de Célula para Crianças n° 043

Publicado em 14/02/05

 

Recepção: Receba com alegria seus discípulos, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos. Ore e abençoe cada um dos presentes, suas famílias e pelos que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome dos 3 amigos que estão orando e proponha que façam o convite para eles estarem na célula.

Louvor: cante e louve com alegria ao Senhor

Oferta: O Senhor tem sido fiel em todos os momentos, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos tirar toda incerteza, dúvida ou tristeza do nosso coração, porque Deus cuida de nós. Neste momento vamos também refletir como tem sido nossa fidelidade para com o Senhor. Será que Ele pode contar conosco em todos os momentos? Temos sido testemunho ? Temos trilhado o caminho da verdade? Temos meditado na Palavra todos os dias? Enfim temos sido fiéis, assim como Deus é conosco? Vamos neste momento apresentar a Deus nossos dízimos e ofertas, como selo de fidelidade a Ele. (ore e abençoe as ofertas)

Quebra Gelo: Leve uma imagem ou um boneco e coloque a frente dos discípulos, diga a eles que aquilo ira representar nosso Deus. Peça que eles, que orem peçam perdão a imagem, confesse seus pecados a imagem, e diga o quanto ela é importante e sem ela não podemos viver, como se tivessem dizendo para o próprio Deus. Caso alguém se recuse, imponha a ele que cumpra a ordem. Não se estenda muito, em seguida pergunte quem conhece os mandamentos do Senhor. Abra em Dt 5:8-9 e peçam que comparem com o que fizeram. Quem não conhecia esta lei do Senhor? Então porque fizeram? Será que temos adorado a outras coisas ou pessoas acima de nosso Deus sem percebermos? Comente um pouco com eles.

Introdução: Você ainda lembra qual o tema que estamos estudando? Isso mesmo: Fidelidade no espírito, alma e corpo.
Vamos ver hoje a história de três jovens que foram fiéis a Deus mesmo correndo o risco de serem jogados em uma fornalha para morrerem queimados.

Texto Bíblico: Daniel 3:1:30

Contando a Estória: Nabucodonosor, rei da Babilônia, mandou construir uma estátua de ouro e chamar todos os homens importantes – prefeitos, governadores, juízes, tesoureiros – para que viessem vê-la. Foi então dada uma ordem: que ao ouvir o toque da trombeta, harpa, cítara e toda sorte de música, todos os povos de todas as nações e todas as línguas deveriam prostrar-se diante da estátua do rei Nabucodonosor. Aquele que não se prostrasse seria imediatamente lançado na fornalha de fogo ardente.

Havia ali três jovens hebreus: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que amavam a Deus e eram fiéis aos Seus mandamentos, que não se prostravam diante da estátua do rei e não serviam aos seus deuses.

Alguns homens, vendo isso, foram até o rei e lhe disseram: “Esses homens fazem caso de ti. A teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste”.

O rei, então, mandou chamá-los e lhes ordenou que adorassem a sua estátua. Os três jovens então lhe responderam: “Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Se formos lançados na fornalha de fogo ardente, o nosso Deus, a quem servimos, pode livrar-nos dela e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Se não, fica sabendo que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

O rei enfureceu-se e ordenou que jogassem os três rapazes na fornalha de fogo e que a aquecessem sete vezes mais que o de costume. Estava tão quente que os soldados que os levantaram amarrados para jogá-los no fogo morreram queimados.

Mas ao olhar dentro da fornalha, o rei se espantou, pois ao invés dos três homens amarrados que foram jogados ali, ele via quatro homens soltos, que passeavam tranqüilamente dentro do fogo e não se queimavam. Abismado, o rei os chamou para fora: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde”. Ao saírem da fornalha, todos puderam ver que o fogo não os tinha sequer chamuscado, nenhum fio de cabelo fora queimado. O rei então reconheceu o poder do Deus Todo-Poderoso que livra os Seus filhos do mal, e fez prosperar aqueles três jovens na província da Babilônia.

Eles foram fiéis e por isso prosperaram. Por terem sido fiéis a Deus, o Senhor os livrou da morte terrível na fornalha e assim deram testemunho do poder tremendo do Senhor.

Comentários: Fidelidade no espírito é obedecer aos princípios de Deus. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram fiéis ao mandamento que diz: Não terá outros deuses diante de mim. Eles aprenderam que o Senhor é um Deus zeloso e que se O temermos e formos fiéis aos Seus estatutos, tudo nos correrá bem (Dt 5:7; 6:15,24).

Mas voltemos à história de Sadraque e seus amigos. Ninguém perceberia se eles se prostrassem diante da imagem de ouro. Eles poderiam enganar os outros crentes da época, e hoje acontece o mesmo. Talvez, se você se vender ao pecado só para ser aceito pela turma ou pela sociedade, ninguém perceba. Mas o seu coração sabe – e Deus também – o que é pecado e o que não é. Havia muitos judeus – ou muitos crentes – naquela época, mas a Bíblia relatou que só aqueles três não se dobraram diante da imagem de ouro. Talvez os outros tenham se dobrado e passaram despercebidos. Hoje há outros tipos de imagens e outras formas de se vender ou se dobrar, coisas fora da vontade de Deus.
Cite exemplos de como hoje podemos estar nos dobrando diante da “imagem de ouro”? Conheço pessoas que não se vendem e, por causa disso, sofrem perseguições e discriminação – a fornalha da época de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E o diabo sempre nos tenta uma segunda vez: o rei Nabucodonosor deu uma segunda “chance” aqueles três jovens (Daniel 3.15), mas eles ficaram firmes. Por isso, eles foram libertos de dentro da fornalha e não se achou nenhum dano neles. Eles confiaram no seu Deus e foram reconhecidos e honrados por aqueles que os perseguiram e humilharam, sem ter que se vender nem se prostrar diante da imagem.

Atividade: Peça as crianças para fazer uma lista das coisas que elas ainda tem feito e que não mostra fidelidade em comportamento e testemunho diante de Deus. Incentive-as a serem sinceras, esta lista é só delas, ninguém precisará vê-la. Ao final pergunte se alguém quer compartilhar um ítem da sua lista.
Os menores podem estar desenhando a história que você contou.

Conclusão: Confie em Deus e fique firme diante das propostas pecaminosas. Se o “som” começar a tocar, indicando que você deve se prostrar, se render e se entregar, você pode dizer: “Não, eu não estou à venda!” Assim, você poderá ter certeza de que, apesar das discriminações e perseguições, o próprio Senhor Jesus estará com você dentro da fornalha e lhe livrará de dentro dela.
Fique firme e confie no Senhor. Faça parte da geração que é fiel no espírito, alma e corpo. Quer prosperar? Seja fiel a Deus!

Partir do Pão: Este momento é importante, pela comunhão com o líder e entre as crianças, gere o desejo de cada um levar algo para compartilhar com os amigos. Antes do lanche ore abençoando o alimento e cite Atos 2:46 - "Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e comiam com alegria e humildade."

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados