contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Jesus, meu amigo fiel... quando estou sozinho

 

Estudo de Célula para Crianças n° 023

Publicado em 17/08/04

 

Recepção e oração pelos presentes.
 

Louvor: cante e louve a Deus
 

Oferta: Vimos Jesus como amigo fiel no momento de medo, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos lançar fora todo o medo do nosso coração, porque Ele cuida de nós. Neste momento vamos também refletir nossa fidelidade apresentando a Deus nossos dízimos e ofertas. (ore e abençoe as ofertas)
 
Quebra gelo: Vejamos agora uma outra situação em nossa vida, que nos faz desejar profundamente um amigo fiel: quando nos sentimos sozinhos.
 

Dinâmica: (Distribuir meia folha de ofício para cada criança). Esta folha representa a sua auto-estima, que é como você se vê ou está no momento. Bem, a cada situação que eu falar vocês vão rasgar uma parte da folha que foi afetada por esta situação. Se você acha que o que foi dito lhe deixaria muito triste, tire um pedaço grande da folha, se afeta pouco, tire um pedaço menor, ok? Guarde os pedaços.
1ª situação: Você chega a um lugar, pode ser numa festa de aniversário, na rua num grupo de colegas e você tem a sensação de que as pessoas não querem você por perto?
2ª situação: Seus pai parecem preferir mais a seu irmão do que a você?
3ª situação: Na escola, seus colegas não querem brincar com você, te colocam apelido e te isolam?
4ª situação: A professora parece nunca reconhecer o seu esforço em fazer o melhor e sempre pega no seu pé na frente de todo mundo?
 
É, essas coisas nos deixam mesmo despedaçados, como esta folha, nos faz sentir pequenos. (sentem-se no chão, fechem os olhos, pois nós vamos orar) – sugestão de música do CD “O tempo” n° 13 – Oficina G3
 
Texto-base: “Ainda que meu pai e minha mãe me desamparassem, o Senhor me recolheria.” Sl 27:10
(comente com seus discípulos sobre esta promessa do Senhor para suas vidas, desenvolva-lhes um sentimento de amparo em qualquer situação. Por mais sós que possamos estar, não estamos desamparados pelo amor do Pai).
 
Exemplos: Existem várias passagens bíblicas que nos revela o imenso amor, fidelidade e amparo do Senhor por nós, mas gostaria de compartilhar duas com vocês, prestem atenção:
 
1) Um homem chamado Jó experimentou esse momento tão angustiante em sua vida. Jó era um homem rico, com uma família feliz, até que como avalanche foi assolado pela lepra, pela morte de seus filhos e a perda de todos os seus bens. Todos o abandonaram, até mesmo sua esposa: “Meus parentes me abandonaram; os meus conhecidos se esqueceram de mim.” (Jó 19:14) e as poucas pessoas que o visitavam, só traziam mais dúvidas e angústia ao seu coração.
Você já teve “amigos” que o abandonaram quando você não oferecia para eles nenhuma vantagem?
Será que este tipo de “amigo” é verdadeiro?
 
2) Você pode até pensar que isso só acontece com você, mas Jesus também experimentou essa dor em Sua alma. Quando mais precisou dos Seus discípulos, estes o abandonaram (João 16,18). Mas Ele não se deixou abater, pois sabia que não estava sozinho. Embora Seus discípulos não estivessem com Ele, Deus estava: “Mas vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersos cada um para sua casa. Vós me deixareis só. Mas, não estou só, pois o Pai está comigo.” (João 16:32)
Você já deve ter precisado muito de alguém e neste momento esta pessoa recusou, não quis ou não pode lhe oferecer aquilo de que mais precisava, certo?
 

Quando estamos assim, quando a solidão aperta o nosso coração, sentimos que somos a última pessoa deste mundo, não é verdade? Sentimo-nos desprezados, feios, incapazes. E a única coisa que desejamos, nesse momento, é um amigo verdadeiro, que nos abrace, nos permita encostar a cabeça no seu ombro e segure a nossa mão. Precisamos nos sentir importantes.
 
Jesus é o nosso modelo em tudo. Ele conhece todas as nossas dores, porque passou por elas. Ele foi rejeitado e humilhado. Mas isso não o abateu porque ele sabia que não estava só: o Pai estava com Ele.
 
Sabendo que passaríamos por essas situações, Ele nos fez uma promessa: “Não vos deixarei órfãos, virei para vós” (João 14:18)
Muitas vezes temos escutado ou visto mais o que o outro pensa, diz ou faz com a gente, mas o mais importante é o que Deus acha de nós!
 

Peguem estes pedaços de folha que representam como se vê nestas situações que foram ditas no início. Agora montem seu quebra cabeças de acordo como que Deus diz de você... Cada coisa que você acha que te faz feliz na Palavra de Deus e te consola nos momentos tristes e sós, você recoloca um pedaço da folha.
 

Em Gênesis, Deus te diz que você foi feito a imagem e semelhança de Deus.
Em Isaías 41 Deus te diz Não temas, Eu sou contigo
Em Filipenses 4:13, Deus te diz que você pode todas as coisas em Cristo que te fortalece. Você é mais que vencedor em Cristo Jesus
Em Salmo 23 Deus te diz que Ele próprio é o seu pastor e por isso nada te faltará
 
Conclusão: Portanto, quando a solidão quiser dominar o seu coração, lembre-se que você nunca está só. O Senhor é contigo todos os dias da tua vida, até a consumação dos séculos, para te fazer muito mais que vencedor em todas as coisas.
 
Música de fundo para ministração: (sugestão: “Lugares altos” Diante do Trono 6 música n° 4)
 
Jó, após todas as decepções que passou, o medo, a dor, a solidão, respondeu ao Senhor: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5). Espero que todos possam estar se vendo com os olhos que Deus o vê e não com os olhos que o mundo ou qualquer outra pessoa vê você.
 
Talvez você já tenha ouvido muito falar de Deus, como Jó. Talvez só tenha ouvido, mas não tenha visto o Seu poder e a Sua graça. Hoje eu quero convidar você a olhar ao seu redor e ver que não está só. O Senhor dos senhores, o Deus fiel e verdadeiro, o Criador do Universo está ao seu lado, tomando-o pela sua mão direita, para fazê-lo muito mais que vencedor, um líder de êxito, amado, respeitado. Quando Jó compreendeu isso, seus olhos se abriram e ele pôde contemplar a presença de Deus na sua vida. E, veja que maravilha: quando Jó reconheceu a presença de Deus ao seu lado, sua vida mudou. Tudo o que lhe foi tirado por satanás, o Senhor lhe restituiu.
 
Abra seus olhos e veja a glória do Pai sobre a sua vida. Então levante-se, pois você não é mais pequeno.... Você é grande na presença do Senhor.
 
Oração: Vamos agradecer a Deus porque Ele nunca nos desamparará.
 
Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS
 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados