contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Pequenos Grupos

Coração Agradecido

 

Estudo nº 430

 

Texto: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18).

Introdução: Oração de ações de graças não é algo religioso, não é simplesmente uma questão de falar obrigado para Deus, é um estilo de vida. Não é necessariamente o momento em que você fala, é isto também, mas é mais do que isto: é uma atitude diante da vida.
Ações de graças é aquela postura de estar satisfeito diante de Deus. É aquela atitude de acordar de manhã e muito mais do que agradecer, é reconhecer Deus em tudo o que você tem: sua casa, seu cônjuge, seus filhos, seu trabalho, seu ministério, é reconhecer Deus em seus caminhos.
Quanto mais você desenvolve um coração agradecido, mais você é contente. E quanto menos você é agradecido, menos contente você é. E o descontentamento e tão ruim!
Ações de graças: normalmente as pessoas não consideram muito esta oração porque não enxergam o poder que há nela. Quero hoje contribuir para mudar a sua disposição para esta oração.

1. O que a atitude de ações de graças produz em nossas vidas?
“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14).
Quando Jesus encontrou a mulher samaritana disse que quem bebia daquela água teria sede novamente, mas que bebesse da água que ele tinha para dar, não mais teria sede. A maneira de a mulher samaritana buscar satisfação era em coisas, maridos, ela já tinha tido cinco. E nós se não cultivarmos um coração satisfeito no Senhor, ficaremos insatisfeitos e sedentos das coisas do mundo como esta mulher. Muitas pessoas buscam esta satisfação na profissão, outros no consumismo, outros nos prazeres do mundo. O Senhor falou para a samaritana: “bebe de mim que você vai ficar contente e satisfeita”.

2. Ações de graça tem o poder de multiplicar.
“Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. 12 E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13 Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido” (Jo 6.11-13).
Vamos contextualizar esse milagre: se fosse hoje, e eu tivesse cinco pães e nós estivéssemos entregando um jejum num culto na igreja e fossemos quinhentas pessoas, como eu iria orar? Provavelmente eu lançaria mão da autoridade que eu tenho no nome de Jesus, ordenaria multiplicação, coloria o povo para concordar. Não há nada errado com este tipo de oração, e é quase certo que oraríamos assim, mas o problema é que pensamos que a fé só é liberada deste jeito. Este tipo de oração é correta, mas não podemos crer que é só assim. Num dos maiores milagres que Jesus fez e que foi um dos mais extraordinários da historia, ele não orou assim. Jesus apenas pegou o pão e falou: obrigado Senhor! Porque ele tinha tanta convicção na providencia de Deus que ele só agradeceu.
Ações de Graças tem poder para produzir abundancia em sua vida! Sabe por quê? Um coração grato toca o coração de Deus!

3. Ações de graças repreende o exterminador.
“Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminado” (1 Co 10.10).
Veja como isto é serio! A Palavra de Deus cita alguns nomes de demônios: devorador, legião, surdo-mudo, Abadon, Apolion. Mas, tem um terrível: o exterminador. É muito pior do que o devorador, pois ele devora o que é devorável, mas o exterminador, nada escapa dele.
O demônio devorador, Deus o repreende quando você é fiel no dizimo, mas a maneira de você vencer o exterminador é com ações de graças. Porque quando você abre a boca para reclamar, você abre a porta para o exterminador agir na sua vida. E quanto mais você reclama, menos você tem e, o que é pior, com o que você tem, ele lhe tira o prazer.

4. Ações de graças é uma maneira de você se encher do Espírito Santo.
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.18-21).
Ações de graças é uma maneira de sermos cheios do Espírito Santo! Nós no enchemos do Espírito dando graças, porque quando você dá graças e tem uma vida assim, o contentamento enche você do Espírito de Deus, da unção de Deus, da vida de Deus.

5. Ações de graças traz vida onde há morte.
“Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro vem para fora! 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir” (Jo 11.41-44).
Outro milagre que Jesus fez com ações de graças, foi o descrito acima, a ressurreição de Lázaro. Foi outro evento extraordinário que Jesus fez com oração de ações de graças. Talvez as pessoas esperassem que Jesus fizesse uma oração retumbante, impactante, cheia de autoridade comandando a morte, mas ele fez uma oração de ações de graças, uma oração de descanso, de certeza. Veja o verso 41, como ele começa: “Pai, eu te agradeço porque seu que me ouviste”.

Conclusão: Assim como ações de graças multiplica o pão, também coloca vida onde não existia vida; ações de graças traz sabor, sentido novo, razão de ser. Assim como Jesus gerou vida onde existia morte apenas dando graças, você pode trazer vida em todas as áreas de sua existência tendo um coração grato. Você quer isto? Aprenda a agradecer!

 

Viviane Adelar Coutinho

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados