Texto base: Genesis 12: 1,
3
Introdução: Se perguntarmos a algumas pessoas se elas querem
receber promessas de bênçãos, todas elas certamente dirão que sim.
Também se perguntarmos se algumas delas que já receberam promessas,
muitas também dirão que sim. O fato é que tanto as que querem receber
promessas ou as que já tem as promessas saberão se locomover no ambiente
que se recebe ou se manifestam as promessas. Olhemos um pouco para a
vida de Abrão, para que possamos extrair bases para que nos tragam
discernimento para que recebamos e vivamos as promessas de Deus.
1- O Chamado que acompanha a promessa
– A promessa sempre trará consigo o chamado. Deus nunca nos
abençoará dando-nos de suas benesses sem que isso não seja para alcançar
também a outros. Deus não alimenta egoísmo, mesquinhez ou qualquer
sentimento individualista. O chamado traz responsabilidade, traz
autoridade, traz o compromisso de representarmos ao Senhor mediante as
transformações que são constantes no ambiente da promessa. A promessa
faz com que sejamos referenciais ante aos homens da parte de Deus. Uma
vez recebendo a promessa somos chamados não apenas para receber a
benção, mas para gerar todo um meio abençoado.
2- A ruptura que exige a promessa –
Era condição primeira para se caminhar no meio da promessa, a ruptura
com a casa e a parentela. Abraão foi direcionado por Deus a deixar o seu
lugar e seguir a dia após dia a direção do Senhor para a terra que Ele
mesmo lhe mostraria. Muitos querem as promessas, mas não querem romper
com os laços que os prendem. Tradições familiares, amigos que outrora
viviam no mesmo ambiente de pecado e ruína e etc... Se nós queremos a
promessa devemos estar dispostos a andar por ela, e nos desembaraçarmos
de tudo aquilo que pode representar impedimento para que ela venha.
Sl. 45: 10, 11 – “Ouve filha, e olha, e inclina
teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai. Então o rei
se afeiçoará à tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o”.
3- A renúncia que nos prova dentro da promessa
– Para se ter estabilidade dentro do ambiente da promessa os tratamentos
de Deus são necessários. Exige-se daquele que recebe a promessa o devido
caráter, a disposição interna ajustada, a alma alinhada ao coração do
Pai. Abraão foi provado, tendo que despedir a Ló, se dispondo a
sacrificar Isaque para que dessa maneira o Senhor tivesse comprovada a
fidelidade do seu coração não apenas a promessa, mas a Deus que fez a
promessa.
4- A abrangência da promessa –
Aquele que recebe promessas de Deus deve compreender que agora sobre ele
incidem implicações e responsabilidades muito grandes. Grande é o
privilégio, mas na mesma proporção as responsabilidades. O Senhor disse
a Abraão: "E farte-ei uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei
teu nome e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e
amaldiçoares os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as
famílias da terra” (Gen. 12: 2, 3). Quando Deus envia a promessa, Ele
segue um princípio que se revela no chamado de Abraão:
1º) A promessa quebra o jugo de esterilidade para levantar
debaixo dela um povo, uma nova geração (v: 1 a).
2º) A promessa não se manifesta de fora para dentro, mas se
manifestará de dentro para fora. A palavra sempre será direcionada ao
interior do homem, fazendo com que, ele primeiro seja uma benção e não
que apenas áreas de sua vida sejam abençoadas (v: 2).
3º) A promessa traz cobertura espiritual. Todos aqueles que uma
vez são alcançados pela promessa, tem sobre si cobertura (v: 3 a).
4º) A promessa estará sempre vinculada à estrutura que Deus mesmo
criou (a família), para que a abrangência da promessa e da benção que
ela carrega alcance a todas as famílias da terra. Somente alcançando
famílias, restaurando-as, curando-as pelo poder que está investido nas
promessas de Deus, veremos Igrejas, cidades e nações transformadas.
Conclusão: Deus quer derramar sobre você suas promessas,
disponha-se hoje com inteligência e discernimento para que você não
apenas as receba, mas que elas encontrem na sua vida o terreno fértil
para que elas se cumpram e se multipliquem.