contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

A Nós é Prometida a Vitória

 

Estudo nº 361

 

Texto: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is 10.27).

Introdução: Nós que andamos com Cristo, porque o recebemos como nosso Salvador e Senhor, enfrentamos inimigos que lutam continuamente para nos derrotar afim de que percamos a graça recebida, porém, Jesus deixou conosco um ajudador, auxiliador para nos socorrer em nossas fraquezas e debilidades frente aos ataques contínuos que recebemos em nosso cotidiano. Quem é esse grande amigo? O Espírito Santo de Deus. Ele, o Espírito Santo nos convence acerca dos caminhos, decisões que devemos tomar. Veja João 16.8: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo”.

Os inimigos:
1. O pecado
O pecado é manifesto em três frentes a serem vencidas:

a. A carne
“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).
- A carne está em luta constante contra o Espírito – Gl 5.17
- A carne pende para as coisas do mundo – Rm 8.6
- A carne não agrada a Deus – Rm 8.8
- Experiências de um homem de Deus que lutou - Ap. Paulo Rm 7.15-24.

b. Satanás
Nós não ignoramos os seus ardis, porém o Pai nos concedeu a ferramenta para a vitória.
“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 Jo 2.14).
“Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 Jo 3.8).

c. O mundo
Todo que é nascido de Deus passa a ser templo do Espírito Santo e recebe a capacidade para resistir.
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4).

2. A morte
A força da morte é o pecado, porém, quando vencemos o pecado através do poder do Espírito Santo que habita em nós, vencemos a morte.
“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15.55-57).

3. As dificuldades
As dificuldades e os inimigos existem, porém, maior é o Senhor que habita em nós: “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 Jo 4.4).
“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.31-39).

4. Como vencer os inimigos
Recebendo um novo coração que Deus nos dá outorgando-nos o seu Santo Espírito – “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ez 36.26,27).
Não nos moldando a este mundo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

Conclusão: Existe uma guerra contínua, porém, se andarmos debaixo da unção, isto é, o poder do Espírito Santo, continuaremos a vencer os nossos adversários.

Ap. Roberto e Lourdes - Ministério Monte Sião

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados