contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

A Visão do Messias

 

Estudo nº 292

 

Texto Chave: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara” (Mt 9.35-38)

Introdução: Há visões de beleza sem par, como o pôr-do-sol, aves, rios ou montanhas, que inspiram os pintores a pintar belos quadros. Porém, a visão que comovia Jesus era a das multidões que o seguiam.
Vejamos a ótica do Mestre:

1 – A visão de Cristo vendo as multidões
Quem era a multidão que seguia a Jesus?
- Para os imperadores de Roma, apenas contribuintes do tesouro.
- Para os oficiais romanos, escravos para trabalhar a terra.
- Para os sacerdotes, escribas e fariseus, um bando de fanáticos.
- Para Jesus, ovelhas desgarradas do aprisco, exaustas e sem pastor – “E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor” (v.36).

2 – Os sentimentos de Cristo pelas multidões
- Amor inefável – Foi a base do seu ministério, sua vida e sua morte – “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse” (Jo 17.12)
- Compaixão – É sentir a dor e o sofrimento do necessitado (Mt 9.35,36; 14.14; Jo 6.5) – Cristo compadeceu-se das multidões pobres, famintas, enfermas e oprimidas pelos grandes e pelo diabo – “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo porque Deus era com ele” (At 10.38).
Certa vez, um bêbado estava caído numa rua e o sol batia em seu rosto, mas uma mulher rica, vendo-o, cobriu-lhe o rosto com seu lenço e o socorreu. Aquele homem, mais tarde, tornou-se um grande general dos Estados Unidos.
- Cristo conhece o sofrimento do homem – “O conhecer tudo é perdoar tudo!” Todo coração conhece sua própria tristeza, mas o coração de Cristo conhece a de todos.

3 – A Preocupação de Cristo com a Seara
“Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros” (v.37).
- Cristo preocupava-se com a seara do Pai. Não podemos deixar este sentimento esfriar. Missão deve ser a nossa visão constante! Os ceifeiros são poucos e a seara é grande.
O que fazer? Orar e pedir ceifeiros ao dono da seara. Antes de tudo, ele mandou os discípulos orarem: “Rogai”! Se Deus não enviar ceifeiros ninguém faz missões! O dinheiro é importante, mas não vocaciona obreiros para seara, muito menos a influência política de algum líder. É o Senhor da seara quem chama e envia os ceifeiros.
- Jesus mesmo orou ao Pai para escolher os Doze – “E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc 6.12,13). Estes seriam os ceifeiros que colheriam os frutos semeados por Ele no seu ministério terreno.

Conclusão: A visão de Cristo, hoje, continua a de multidões que perecem sem salvação, porque faltam ceifeiros dispostos a trabalhar na seara do Pai. Ouve agora o apelo divino: “ A quem enviarei?” você pode responder: “Eis me aqui, envia-me a mim!” – “Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8).
 

Texto de Orlando Boyer transcrito e adaptado

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados