contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Vencendo os dardos do inimigo – Parte II

 

Estudo nº 109

 

Na primeira parte vimos exemplos de dardos e como vencê-los através da vigilância, cobertura e fé. Vimos ainda que precisamos vencer os traumas para encerrar os argumentos e ser santos, a exemplo do rei Josias. Mas, precisamos estar atentos, porque às vezes pensamos estar fazendo o correto e não estamos. Josias se tornou o rei jovem mais famoso de toda a história de Israel. Foi mais correto nos seus atos do que Davi. Não há sequer um caso de imoralidade ou malignidade na vida de Josias, mas há na vida de Davi. Não há uma história de batalha que tenha sido feita pelo seu próprio entendimento, até que...
 

Observe a cilada do diabo. Em 2 Cr 35;18-24 a Bíblia diz: "Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas e todo o Judá e Israel, que se achavam ali e os habitantes de Jerusalém. No décimo oitavo ano do reinado de Josias se celebrou esta Páscoa. Depois de tudo isto, havendo Josias já restaurado o templo subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates. Josias saiu de encontro a ele. Então Neco lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não vou contra ti hoje, mas vou contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua. Porém Josias não tornou atrás; antes, se disfarçou para pelejar contra ele e, não dando ouvidos às palavras que Neco lhe falara da parte de Deus, saiu a pelejar no vale de Megido (Armagedom). Os flecheiros atiraram contra o rei Josias; então, o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. Seus servos o tiraram do carro, levaram-no para o segundo carro que tinha e o transportaram para Jerusalém; ele morreu...".
 

Mesmo depois do templo restaurado, o inimigo atingiu Josias e o matou. Isso mostra que, mesmo restaurados, podemos ser flechados e mortos, se não ouvirmos a voz de Deus. No dia em que Josias morreu, Israel chorou mais do que quando Moisés morreu; Jeremias compôs um cântico de lamentação, tamanha a importância e carisma do ministério dele. Um rei que fez a restauração do templo como ninguém fez. Que fez uma Páscoa como ninguém fez. Que restaurou os sacerdotes de Israel como ninguém restaurou. Que fez coisas grandes que nem o seu pai, nem o seu avô, nem seu bisavô fizeram. Um rei restaurador... morto!
 

Por que Josias morreu, podendo ter evitado a própria morte? Porque aconteceu com ele algo que acontece na vida de muitos líderes. Josias morreu por quatro motivos:
 

1. Usou a força natural acima do poder de Deus. Josias era respeitado, amado, mas a fama o derrubou. Quando era jovem, era simples. Depois confiou na força do carisma natural e perdeu o poder do sobrenatural. Ficou convencido. Caminhou na força do homem e não consultou mais a Deus. O carisma natural não pode estar acima do poder sobrenatural. Há pessoas que começam a cuidar das células e ficam "todo-poderosos". Pensam: "Já tenho dez células. Tenho cem pessoas sob meu comando. Ah! Vou mandar neles!". Talvez não diga isso consciente, mas inconscientemente o coração pode ser assaltado pela soberba, pelo orgulho. Deus tem um sobrenatural pra fazer na nossa vida e Ele não quer que sejamos flechados. A força deve ser envolvida pelo poder de Deus. O que fará você se manter vivo no ministério não é seu carisma nem força naturais, mas o poder sobrenatural do Espírito que virá sobre a sua vida e sobre o seu ministério. Deus não quer que a igreja perca o poder que vem do alto. E este poder é a unção que faz a diferença. A força é do homem, o poder é de Deus.
 

2. Subestimou a força do inimigo Neco disse para Josias que não era contra este que Deus o havia enviado: "Não vou contra ti hoje, mas contra a casa que me faz guerra; (...) cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua" (2 Cr 35:21). Mas Josias não lhe deu ouvidos. Subestimou a voz do inimigo. Muita gente quer "brincar" com o adversário sem medir as forças dele. Então, não subestime a força do inimigo. Se não investirmos ferozmente contra ele, ele vem vociferamente contra nós. Se não "entrarmos pesado" contra ele, ele o faz conosco. Se não o destruirmos, ele nos destrói. Satanás é o nosso adversário, que vive rugindo como um leão, procurando uma chance para nos tragar. Porém, a Igreja de Jesus não subestima a força do inimigo, porque não anda na sua própria força, mas no poder de Deus, e quem anda no poder de Deus, vive nas estratégias de Deus e, por isso, não perde as batalhas.


3. Envolveu-se em guerra alheia sem consultar o Senhor. Josias não buscou orientação de Deus para ir a essa guerra. Está escrito no capítulo 35 para trás que todas as vezes que Josias pediu conselho, foi vitorioso. No dia que se sentiu suficiente demais para não consultar o Senhor, foi derrotado. Deus nos chamou para ouvir a Sua voz antes de qualquer investida nossa. Sob orientação d'Ele, podemos tomar uma guerra e nos unir a uma pessoa que quer viver em santidade e sair do jugo do inimigo. Mas não podemos abrir a legalidade de tomar a causa de alguém que quer continuar debaixo do jugo do diabo. Assim estaremos nos expondo e nós é que seremos flechados, por estarmos nos envolvendo numa guerra que não é nossa. É a pessoa que deve renunciar a aliança com o inimigo, se levantar no poder de Deus e pedir a Ele unção, graça, sabedoria e estratégia para enfrentar e vencer. Antes de você assumir a batalha de outra pessoa, procure o seu discipulador, o pastor da Rede, os pastores do ministério. Não faça estratégias sem consulta. As nossas guerras não são uma aventura. Temos que partir numa certeza. Nós vamos conquistar muitos territórios daqui pra frente, mas isso deve ser feito debaixo de conselho.
 

4. Usou um disfarce. "Porém Josias não tornou atrás; antes, se disfarçou..." (2 Cr 35:22). Josias foi chamado para ser restaurador e não guerreiro. Haviam os homens de guerra, mas ele se disfarçou de guerreiro, burlou a todos e foi o primeiro a ser flechado. Quanto mais disfarçado, mais fácil de ser flechado. Facilmente se usa o disfarce de caráter, quando se está num ambiente onde se tem prazer com os desejos carnais. Tenha um caráter restaurado, chega de disfarces! Você é crente mesmo? Então não tenha vergonha disso. Onde você estiver, assuma a sua fé. Os ímpios não pedem licença para colocar músicas mundanas para invadir seus ouvidos. Pois, como legalidade de Deus levante sua voz profética e abençoe a todos no lugar onde você estiver. Assuma a sua identidade de filho do Deus Todo-Poderoso! Enfrente o inimigo com a cara que Deus lhe deu. É tempo da igreja mostrar a cara que ela tem, sem fingir que é crente. Josias foi flechado porque quis ser o que não era. Por estes motivos, ele morreu de graça. Não devemos disfarçar a unção que nos protege quando estamos no lugar correto. Todos fomos chamados para termos células, mas há objetivos diferentes dentro do corpo. Uns são treinados para batalha espiritual, outros para cura interior, outros para restauração familiar, para dança, ministério profético, outros serão levitas com o coração de adorador que entram na sala do trono de Deus e levam toda a igreja a adorar diante do trono do Pai. Quando saímos do propósito, saímos da unção, ficamos vulneráveis e facilmente seremos flechados.

Algumas pessoas querem ser o que não são, por medo de ser o que são. Desejam se parecer com os outros por que têm medo de se parecer consigo mesmos. Dentro dessas pessoas há algo não resolvido. Seja você mesmo, porque Deus quer lhe usar exatamente como você é. Ele vai derramar uma unção tão sobrenatural na sua vida que você verá o poder de Deus. A unção é o escudo que precisamos para não sermos flechado. Coloque hoje a unção de Deus sobre sua vida como um escudo para que o inimigo não lhe atinja. O escudo do Senhor estará em você e o inimigo não vai lhe flechar. Na autoridade do nome do Senhor Jesus Cristo, você vai vencer o inimigo. Deus vai lhe dar um batismo de caráter, de identidade e você não vai andar disfarçado, sendo na igreja "muito crente", em casa "quase crente" e no colégio e no trabalho "nada crente". Deus nos fará crentes em todos esses lugares, verdadeiros adoradores diante da presença do rei, debaixo do testemunho da mão potente daquele que nos salvou. Você é um adorador!
 

Ap. Renê Terra Nova

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados