contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

A candeia que ilumina os homens

 

Estudo nº 99

 

Texto: Marcos 4.21-25 – Textos Complementares: Jo 1.4-, 5; I Jo 1.5-7; Mt 25.23; Gl 5.22-23; Dt 8.3b; Jr 29.13 e 33.3

Versículo para memorizar: “Jesus continuou: Por acaso alguém acende uma lamparina para pôr debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não. Para iluminar bem, ela deve ser colocada em lugar próprio”.(Mc 4.21).

Introdução: A pessoa que recebeu a Palavra de Deus de bom grado em seu coração há de frutificar grandemente. Seus frutos serão notórios a todos. A parábola da candeia vai falar justamente sobre essa visibilidade dos frutos, outrora escondidos em terra, em forma de pequenas sementes. A luz que brilha por meio de um cristão frutífero, será o tema desta lição.

1 – A função da candeia – A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus. Na parábola, ela significa a luz de Deus que brilha por meio de quem realmente teve uma experiência pessoal com Jesus, e frutificou no seu caminho. Sua vida vai manifestar um brilho especial que sinaliza ao mundo ter-se descoberto o caminho da paz, da alegria e da fé, que as pessoas tanto procuram.
O papel da Palavra de Deus no coração do homem é justamente este: o de tirá-lo da senda tenebrosa do ódio e da amargura, para colocá-lo nas veredas de luz, que só o amor divino pode oferecer. Uma vez que a pessoa teve essa experiência, e vai crescendo mais e mais no conhecimento do Evangelho, a luz de Cristo no seu interior, na mesma proporção, vai brilhando cada vez mais, iluminando o caminho para aqueles que ainda se encontram nas trevas (Jo 1.4, 5; I Jo 1.5-7).

2 – A posição da candeia – O texto diz que a candeia não vem para ser deixada em um lugar qualquer da casa, e sim no velador, para iluminar a todos. Ela sempre se posicionava de forma estratégica para iluminar eficazmente a toda a casa. Ficava em lugares altos e não ocultos.
Jesus está dizendo que, aquele que teve uma experiência genuína com o Pai, também será por Ele posicionado em lugares estratégicos. A pessoa que está crescendo em maturidade por causa da semente plantada no coração, será uma abençoadora de vidas. Ela terá condições de beneficiar um número maior de pessoas, iluminado-as com a luz do Evangelho que emana do seu interior.
Quem nos posiciona em lugares altos é o próprio Senhor, que conhece o nosso coração e sabe que ele tem frutificado. O Seu desejo é de salvar o mundo perdido, e o fará por meio daqueles que forem fiéis na administração da semente bendita plantada no interior. Aquele que é fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mt 25.23).

3 – A manifestação da candeia – Jesus disse que nada está encoberto, senão para vir à luz. Assim como uma semente permanece oculta por um certo tempo, após ter sido semeada na terra, permanece encoberta a Palavra plantada no coração. Como a semente que vem para fora no seu devido tempo, por causa do crescimento, assim acontece com a semente divina, quando começa a revelar-se ao mundo por meio do amadurecimento cristão.
Aquele que a tem recebido em seu coração, pela fé, mais cedo ou mais tarde, terá a alegria de ver sua manifestação aos homens, por meio de um fruto, por ela gerado na unção do Espírito Santo (Gl 5.22-23).

4 – A condição para manifestação da candeia – Para que a luz venha a manifestar-se, é necessário que a pessoa, canal da luz, seja uma boa ouvinte da Palavra (Dt 8.3 b).
O solo que frutificou na parábola do semeador representa a pessoa que, antes de tudo, ouviu a Palavra e a recebeu, para depois poder frutificar. Antes da frutificação vem o receber, e antes do receber, o ouvir.
Como temos ouvido a Mensagem Divina? Não falamos do ouvir com os ouvidos naturais, e sim com os do coração. Todos os resultados esperados no amanhã dependem como atentamos, de forma sensível e receptiva, ao que Deus está falando hoje.

5 – A medida da candeia – Com que intensidade nós queremos ver a manifestação do brilho da Glória de Deus em nossas vidas? Onde achamos que Ele nos posicionará em Seu Reino? A resposta para estas questões depende de como nos debruçamos, de coração, ao que estamos ouvindo do Senhor.
As medidas de unção, revelação e autoridade espiritual, estarão no nível da intensidade da minha busca de crescimento e maturidade cristã. Se eu busco a Deus para ver o aperfeiçoamento de todas as áreas de minha vida, assim como o caçador busca de um tesouro escondido, Ele saciará minha fome, concedendo-me mais e mais do brilho da Sua glória (Jr 29.13 e 33.3).

Conclusão: A Palavra escondida num coração temente a Deus não pode ocultar-se por muito tempo. Naturalmente, ela se manifesta revelando a todos a luz de Cristo que ilumina o mundo perdido.

Aplicação: Busque uma oportunidade para manifestar a luz que há em você. Peça que o Senhor lhe mostre uma pessoa que se encontra confusa em seus caminhos, e aproxime-se para ministrar ao seu coração. Creia que o Espírito de Deus o ajudará a ser um conselheiro eficaz.
E, se você ainda não recebeu esta luz maravilhosa em seu coração, faça agora um aliança com Jesus Cristo e a luz brilhará de seu interior.

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados