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Durante os
ensaios o
exagero pode
ser útil
para o ator
e diretores
e às vezes
deve ser
incentivado,
principalmente
pelo
diretor. O
objetivo do
exagero nos
ensaios é o
de servir
como um
processo de
clarificação
da verdade.
O diretor,
às vezes,
pode ter uma
perspectiva
mais clara
dos limites
dos atores
em relação
aos seus
papéis. Para
o ator, é
útil quando
unido a
processos
imaginativos
de
improvisação.
É muito
importante
saber que
freqüentemente
em papéis
difíceis,
uma
expressão
verdadeira
pode ser
atingida
através do
exagero
exarcebado.
É o diretor
que decide:
ele poderá
sugerir que
falem mais
alto, façam
movimentos
floreados e
exagerem
externamente
todas as
expressões
emocionais.
Quando o
exagero é
levado a
este ponto,
é natural
que várias
realidades e
relacionamentos
do
personagem
interpretado
desapareçam,
mas outros
resultados
úteis
poderão ser
acrescentados
ao produto
acabado.
Você saberá
quanta
energia deve
usar durante
a
representação,
a dimensão
de seus
sentimentos,
temperamento
e
imaginação.
A força da
cena e
possivelmente
da peça
dependerá
disto.
É verdade
que qualquer
coisa é
legítima
durante os
ensaios; no
entanto, o
diretor não
deve cometer
o erro de
deixar que
estes
ensaios de
representação
exagerada
passem a
fazer parte
do ensaio
normal. O
contraste
entre o
ensaio
normal e o
outro,
usando o
exagero,
ajuda a
resolver os
problemas já
existentes.
É
interessante
que atores
experientes
têm mais
tendências a
exagerar
seus papéis
do que
principiantes.
Eles
percebem que
a atenção da
platéia está
freqüentemente
centrada nos
aspectos
mais
emocionais
de um papel
e tentarão
obter esta
atenção
exagerando,
se não
conseguirem
criar as
verdades
interiores
do seu papel
que, por sua
vez,
produziriam
emoções
verdadeiras. |