
Inicie os
ensaios com
alguns
exercícios,
é muito
importante
para
trabalhar a
desenvoltura
e
entrosamento
do grupo.
Segue
abaixo uma
coletânea de
várias
opções para
dinamizar os
ensaios da
equipe de
teatro... |
BATERIA
DE
ENSAIO
N°
01 |
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Exercício
01 -
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES |
Um
ator
inicia
um
movimento
qualquer
e
outros
procuram
descobrir
qual
é
essa
atividade,
para
então
realizarem
as
atividades
complementares.
Exemplo:
os
movimentos
de
um
árbitro
durante
um
jogo,
complementado
pelos
jogadores
defensores
e
atacantes;
um
chofer
de
táxi
complementado
pelo
passageiro;
um
Pastor
realizando
um
culto
complementado
por
seus
membros
e
pela
congregação,
etc.
|
|
Exercício
02 -
CONTAR
A
MÍMICA
FEITA
POR
OUTRO |
Um
ator
vai
ao
palco
e
conta,
em
mímica,
uma
pequena
história.
Um
segundo
ator
observa
enquanto
que
os
outros
três
não
podem
ver.
O
segundo
ator
vai
ao
palco
e
reproduz
o
que
viu,
enquanto
os
outros
dois
não
vêm:
só o
terceiro.
Vai
o
terceiro
e o
quarto
o
observa,
mas
não
o
quinto.
Vai
o
quaro
e o
quinto
o
observa.
Finalmente
vai
o
quinto
ator
e
reproduz
o
que
viu
fazer
ao
quarto.
Compara-se
depois
o
que
fez
o
primeiro:
em
geral,
o
quinto
já
não
tem
nada
mais
a
ver
com
o
primeiro.
Depois,
pede-se
a
cada
um
que
diga
em
voz
alta
o
que
foi
que
pretendeu
mostrar
com
a
sua
mímica.
Este
exercício
é
divertidíssimo.
Variante:
cada
ator
que
observa
tenta
corrigir
aquilo
que
viu.
Por
exemplo:
imagina
que
o
ator
anterior
estava
tentando
mostrar
tal
coisa,
porém
que
o
fazia
mal
-
dispõe-se
então
a
fazer
a
mesma
coisa,
porém
bem
-
eliminando
os
detalhes
inúteis
e
acentuando
os
mais
importantes. |
|
Exercício
03 -
ILUSTRAR
UM
TEMA |
Dá-se
um
tema:
prisão,
por
exemplo.
Cada
ator
avança
e
sem
que
outros
quatro
o
vejam
faz
com
o
corpo
a
ilustração
desse
tema.
Depois,
cada
um
dos
quatros
vem,
cada
um
da
sua
vez,
e
faz
a
sua
própria
ilustração,
diante
dos
companheiros
que
observam.
Por
exemplo:
o
primeiro
pode
ilustrar
o
tema
"prisão"
ficando
deitado,
lendo;
outro,
olhando
por
uma
janela
imaginária;
um
terceiro
jogando
cartas;
um
quarto
cozinhando;
um
quinto
olhando
com
raiva
para
fora.
Outro
tema:
Igreja.
Pode
um
fazer-se
de
Pastor,
outro
de
obreiro,
outro
de
noivo,
outro
de
turista,
etc.
|
|
Exercício
04 -
INTER-RELAÇÃO
DE
PERSONAGENS |
Este
exercício
pode
ou
não
ser
mudo.
Um
ator
inicia
uma
ação.
Um
segundo
ator
aproxima-se
e,
através
de
ações
físicas
visíveis,
relaciona-se
com
o
primeiro
de
acordo
com
o
papel
que
escolhe:
irmão,
pai,
tio,
filho
etc...
O
primeiro
ator
deve
procurar
descobrir
qual
o
papel
e
estabelecer
a
inter-relação.
Seguidamente,
entra
um
terceiro
ator
que
se
relaciona
com
os
dois
primeiros,
depois
um
quarto
e
assim
sucessivamente.
|
|
Exercício
05 -
JOGO
DAS
PROFISSÕES |
Os
atores
escrevem
num
papelzinho
uma
profissão,
ofício
ou
ocupação:
operário
metalúrgico,
dentista,
Pastor,
sargento,
motorista,
pugilista
etc...
Misturam-se
os
papéis
e
cada
ator
tira
um.
Começam
a
improvisar
a
profissão
que
lhes
calhou
sem
falar
dela,
apenas
mostrando
a
versão
que
têm
dela.
Após
uns
15
minutos
de
improvisação
(a
cena
passa-se
na
prisão
depois
de
operação
policial
de
rua
ou
numa
fila
de
ônibus,
ou
em
qualquer
outra
parte)
cada
ator
procura
descobrir
a
profissão
dos
demais:
se
acertar,
sai
do
jogo
aquele
que
foi
descoberto
e
ganham
pontos
os
dois;
se
não,
sai
do
jogo
o
que
não
acertou
e
perde
pontos
o
que
não
foi
descoberto.
Divirtam-se.
|
|
Exercício
06 -
O
NAVIO
QUE
PARTE |
Procedimento:
Peça
a
seu
parceiro
que
o
observe
realizar
este
exercício
de
mímica.
Use
a
máscara
alternadamente.
Você
precisa
ir
ao
porto
despedir-se
de
um
amigo
ou
parente,
que
está
de
partida
em
um
transatlântico.
Seja
específico
quanto
a
sua
relação
com
o
viajante.
Há
uma
grande
multidão
no
cais
em
frente
ao
navio.
Examine
o
navio
e a
multidão.
Pouco
a
pouco,
mistura-se
à
multidão,
abrindo
caminho
por
entre
as
pessoas
imaginárias.
Caminhe
para
o
cais
e
observe
a
fila
de
passageiros
no
navio
acima
de
você.
Procure
por
seu
amigo.
Acene
vagarosamente
enquanto
procura.
De
repente,
você
o
encontra.
A
presença
de
seu
amigo
é
confortadora.
Acene
mais
rapidamente.
Tente
desesperadamente
atrair
sua
atenção.
Continue
acenando
mesmo
ao
perceber
que
você
se
enganou
de
pessoa.
Continue
a
acenar,
mas
mude
o
ritmo
a
cada
transição.
Inclina-se
e
examine
a
pessoa
para
quem
você
acenava.
Em
seguida,
endireite-se
para
obter
uma
distância
visual
dela.
Admita
que
não
se
trata
da
pessoa
certa.
Continue
acenando,
embora
esteja
envergonhado
e
com
menos
esperança
de
encontrar
seu
amigo.
Perceba
que
todos
ao
seu
redor
continuam
acenando.
Tente
manter
as
aparências
acenando
para
qualquer
um
no
navio,
embora
ainda
esteja
procurando
seu
amigo.
De
repente,
o
navio
entra
em
movimento.
Por
um
momento,
você
entra
em
pânico
ao
perceber
que
talvez
não
mais
faça
contato
com
seu
amigo.
Continue
a
acenar
enquanto
o
transatlântico
zarpa
vagarosamente
e,
por
fim,
desaparece
no
horizonte.
Tente
usar
o
corpo
inteiro
para
demonstrar
cada
transição
que
fizer.
Decisões:
Discuta
as
perguntas
a
seguir
com
seu
parceiro.
a)
Todo
o
seu
corpo
indicou
quem
era
seu
amigo?
Era
um
parente,
sua
mãe
ou
um
amigo
íntimo.
b)
Você
planejou
bem
a
tarefa
principal
antes
de
iniciar
o
exercício
ou
seu
parceiro
ficou
frustrado?
c)
Você
criou
as
pessoas
na
multidão
com
diferentes
características
de
estatura,
aparência
e
personalidade,
com
qualidades
reais
humanas?
Os
seus
gestos
exprimiram
que
você
estava
tentando
passar
pela
multidão
à
força
ou
foi
como
se
tivesse
apenas
passeando?
Lembre-se
de
manter
os
braços
perto
de
si
ou
contra
o
corpo,
assim
como
faria
no
meio
de
uma
multidão
de
verdade;
não
abra
muito
o
braço,
mesmo
quando
estiver
acenando.
Uma
atriz
deve
lembrar-se
de
proteger
os
seios
ao
irromper-se
pela
multidão.
d)
Você
lembrou-se
de
manter
uma
distância
coerente
do
convés
do
navio?
Aparentou
estar
procurando
seu
amigo?
Uma
procura
é
sempre
uniforme,
nunca
flexível
ou
staccato.
e)
Seu
parceiro
acreditou
que
você
pensou
ter
visto
o
amigo?
f) A
postura
de
seu
corpo
mudou
ao
perceber
que
você
havia
cometido
um
erro?
g) O
que
aconteceu
à
sua
linha
pélvica
ao
tentar
manter
as
aparências?
Seu
parceiro
notou
alguma
mudança
orgânica
em
sua
linha
pélvica
quando
viu
o
navio
desatracar
e
quando,
por
fim,
você
desistiu
da
chance
de
despedir-se?
Sugestões:
Faça
uma
experiência
com
uma
multidão
de
verdade.
Vá a
um
cruzamento
cheio
de
pessoas
e
tente
abrir
caminho
até
a
frente
da
multidão
enquanto
ela
espera
o
sinal
abrir.
No
caso
de
ser
mulher,
faça
a
seguinte
mudança
no
exercício:
represente
uma
jovem
grávida
de
seis
meses
despedindo-se
de
seu
marido
marinheiro.
Não
esqueça
de
abrir
espaço
suficiente
à
medida
que
andar
por
entre
a
multidão.
|
|
Exercício
07 -
PERSONAGEM
EM
TRÂNSITO |
Um
ou
mais
atores
entram
em
cena
e
realizam
certas
ações
para
mostrar
de
onde
vêm,
o
que
fazem
e
para
onde
vão.
Os
outros
devem
descobrir
tudo
isso
apenas
através
das
ações
físicas.
As
ações
físicas
podem
ser:
vêm
da
rua,
estão
numa
sala
de
espera
de
um
dentista
e
vão
tirar
um
dente;
vêm
do
bar,
estão
no
hall
do
hotel
e
vão
subir
ao
quarto;
saem
de
suas
casas
pela
manhã,
estão
no
elevador
e
vão
começar
o
seu
trabalho
num
escritório,
etc.
|
|
Exercício
08 -
TRÊS
TAREFAS |
Faça
uma
lista
de
atividades
simples
de
executar,
como:
subir
numa
cadeira,
deitar-se
no
chão,
bater
com
o
livro
no
chão
etc...
Após
fazer
uma
lista,
você,
ou
seu
parceiro,
deve
posicionar-se
no
centro
da
área
de
trabalho.
Em
seguida,
o
observador
escolhe
três
atividades
para
que
o
ator
represente
como
tarefa
inicial,
central
e
final.
Tente
encontrar
uma
forma
lógica
de
realizar
as
três
tarefas.
Você
pode
encadear
todos
os
três
segmentos
do
exercício
em
uma
única
seqüência
motivada,
mas,
ainda
assim,
estará
realizando
três
atividades
distintas.
Por
exemplo,
suponha
que
você
receba
as
três
atividades
citadas
acima,
na
mesma
ordem.
Você
pode
sentir-se
atraído
pelo
objeto
(livro)
logo
no
início.
Tente
ler
o
livro.
Perceba
que
está
muito
escuro
e
acenda
a
luz.
A
luz
não
acende.
Suba
em
uma
cadeira
para
verificar
se a
lâmpada
esta
frouxa.
Atarraxe
a
lâmpada.
A
luz
acende!
Deite-se
no
chão,
embaixo
da
lâmpada.
Perceba
que
ainda
não
esta
claro
o
suficiente
e
que
você
está
forçando
a
vista.
Fique
nervoso
e
bata
com
o
livro
no
chão.
Todo
o
objetivo
do
exercício
passa
por
cinco
etapas
bem
definidas,
que
podem
ser
seu
superobjetivo,
seu
objetivo
comum,
uma
unidade
ou
um
objetivo
antigo.
As
cinco
etapas
são:
Enfoque;
Determinação;
Preparação;
Ataque
e
Liberação.
No
caso
de
unidades
ou
batidas,
a
liberação
final
geralmente
o
levará
ao
próximo
enfoque.
Um
indivíduo
é
atraído
por
um
estímulo
(Enfoque);
decide
fazer
algo
a
respeito
(Determinação);
reúne
tudo
o
que
precisa,
incluindo
coragem
para
lidar
com
o
problema
(Preparação);
faz
aquilo
que
precisa
fazer
(Ataque);
e
relaxa
para
ver
o
efeito
de
suas
ações
(Liberação),
com
a
descrição
dessas
cinco
etapas,
acabamos
de
resumir
a
chamada
ação
gestáltica.
Podemos
dizer
que
o
enfoque
complementa
a
Etapa
da
Atenção,
na
qual
o
locutor
atrai
o
público
com
seu
material;
a
Determinação
complementa
a
Etapa
da
necessidade,
na
qual
o
locutor
explica
porque
as
pessoas
com
que
fala
devem
participar
da
ação;
a
Preparação
complementa
a
Etapa
dos
Critérios,
na
qual
o
locutor
define
possíveis
soluções
para
o
problema;
o
Ataque
complementa
a
Etapa
da
Solução,
onde
o
locutor
demonstra
ao
público
que
uma
certa
resposta
conhecida
por
ele
é
adequada
às
exigências
de
todos
os
critérios
e
resolverá
o
problema
com
o
mínimo
de
repercussão;
e a
liberação
complementa
o
Impulso
à
atividade,
no
qual
o
locutor
instiga
o
público
o
máximo
que
pode
e
observa-o
a
fim
de
comprovar
a
eficácia
de
suas
incitações.
Este
sistema
pode
ser
uma
ferramenta
útil
para
o
entendimento
de
uma
cena
complexa
ou
de
uma
atividade
mais
problemática.
Se
alguém
tentar
aplicar
este
sistema
cientificamente,
pode
acabar
destruindo
a
espontaneidade
da
ilusão
criada
pela
primeira
encenação
de
uma
obra.
Contudo,
se
você
utilizar
o
sistema
com
discrição,
a
etapa
do
enfoque
pode
ajudá-lo
a
encontrar
descobertas
no
decorrer
do
texto.
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