Vamos
olhar como o shophar foi
feito, usado, e o que é som
da perfuração significado
àqueles que o ouviram.
CABRA SELVAGEM,de um
ANTÍLOPE, de um KOODOO
AFRICANO, de um GAZEL, Mas
nunca de uma VACA ou de um
BOI.
A razão: Não querem
lembrar o deus da vitela
dourada. Os chifres da vaca
foram proibidos para o
ritual que funde
aparentemente porque as
vacas não eram os animais
sacrificial (referência:
Mishna, Rosh Ha-Shanah 3:2).
O chifre preferido é de uma
ram ou de uma cabra selvagem
porque é curvado. Isto
retrata suposta a vontade do
homem dobrar-se antes do
deus.
O chifre de uma ram pequena
pode ter 7 a 9 polegadas de
comprimento. Grande pode ter
14 a 18 polegadas de
comprimento. É medido na
curva exterior do chifre.
Quando você funde nele você
pode jogar um overtone ou
soar dois passos.
O Koodoo africano pode ter
até 36 polegadas de
comprimento com uma torção
tripla. Estes são chifres
muito bonitos.
Há muitos mais overtones
nestes chifres porque são
mais longos. Os sons criados
por estes chifres mais
longos são profundos, ricos
e bonitos.
Você chamá-lo-ia música e
não ruído. Na referência aos
overtones, isto é como um
bugle. Você poderia jogar
torneiras ou reveille, mas
não uma escala musical.
Alguns rabbis jewish dizem
que fundir o shophar é como
um jogo sem palavras.
O Shophar é mencionado na
bíblia aproximadamente 70
vezes. É traduzido como:
Trombeta e corneta. A
palavra hebrew "
chatsotserah " também é
traduzida como a " trombeta
" e indica as trombetas de
prata. Você pode ter que
olhar na concordância de
Strongs ou na concordância
analítica de Youngs para ver
que palavra hebrew é usada.
O
Shophar é feito em quatro
etapas:
1. O calor e a
pressão são usados fazê-lo
mais atrativo.
2. A roda moendo é
usada moer e remover o
exterior áspero e revelar
uma textura e uma coloração
bonita.
3. Uma broca é usada
abrir um trajeto assim que o
ar pode correr através do
chifre.
4. A última etapa
está lustrando que o gira em
um objeto bonito da arte.
Lustrar alisa para fora da
aspereza à esquerda pelo
processo moendo e traz um
brilho lustroso elevado ao
shophar.
Alguns judeus messiânicos
sentem que há algumas
qualidades ESPIRITUAIS a
este processo:
1. Calor e pressão dos usos
do deus em nossas vidas
ajudar-nos crescer. Faz este
através das situações, das
experimentações e dos
testes.
2. O processo moendo revela
nossa beleza interior com o
espírito santo de Deus.
3. O furo perfurado permite
que a respiração do Deus
corra através de nós.
4. Lustrar representa deixar
nosso brilho claro trazer a
gloria de Deus.
O Shophar é provavelmente o
instrumento musical o mais
velho ainda no uso hoje. O
chifre da ram pôde ter sido
o primeiro instrumento
jogado na terra. O pai do
todo o aqueles que jogam o
lyre e a tubulação era Jubal,
um nome relacionado à
palavra hebraica para a ram.
(gerador 31:27).
À mente hebraica, os chifres
eram símbolos potentes, não
somente potência física do
simbolismo (Deut 33:17) mas
o santo altera-se projetado
por Deus - o altar
sacrificial e o altar do
incensario teve os chifres
(27:1, 30:1 EX.).
O senhor Ele mesmo é ' o
chifre de nosso salvação '
(2 Sam. 22:3, Psa 18:2).
Futhermore, cada um shophar
veio de um animal apropriado
para o sacrifício do
deus-ordained. Além, chifres
(shophar), carregados o óleo
anointing divine (1 Sam.
16:1). Relativo a a maioria
outros de instrumentos, um
chifre animal é feito
divinely.
Fundir do chifre era uma
maneira de envolver a
natureza no elogio do
criador. Os Salmos 150:3
dizem: Elogie-o com o som da
trombeta (shophar);
HÁ
CINCO (5) OCASIÕES
DIFERENTES ONDE O SHOPHAR É
USADO:
I.
É USADO EM CADA OCASIÃO
ALEGRE.
O que poderia ser mais
alegre do que um casamento.
A parte da resposta para o
uso continuado do chifre da
ram é provavelmente aquela
apesar das limitações
musicais, chifres da ram era
NOISE-MAKERS eficaz. Em
casamentos jewish de Jesus o
dia onde o shophar foi usado
quando o partido do
casamento começou perto da
casa dos brides, ele deu um
shout e fundiu o shophar
deixou o bride conhecer seu
bridegroom estava vindo.
II.
DEVE CONFUNDIR NOSSOS
INIMIGOS.
Estados dos juízes
7:1,16-22: Então Jerubbaal
(isto é, Gideon) e todos os
povos que estavam com ele
adiantados cor-de-rosa e
encamped ao lado do bem de
Harod, de modo que o
acampamento do Midianites
estivesse no lado norte dele
pelo monte de Moreh no vale.
{ 16 } Então dividiu os três
cem homens em três
companhias, e pôs uma
trombeta (shophar) na mão de
cada homem, com jarros
vazios, e tochas dentro dos
jarros. { 17 } E disse-lhes,
o " olhar em mim e do mesmo
modo; relógio, e quando eu
venho à borda do acampamento
você fará como eu : { 18 } "
quando eu fundo a trombeta,
o I e o tudo que é com mim,
então você funde também as
trombetas (shophars) em cada
lado do acampamento inteiro,
e a palavra, ' a espada do
SENHOR e de Gideon! ' " { 19
} assim Gideon e os cem
homens que eram com ele
vieram ao outpost do
acampamento no começo do
relógio médio, apenas porque
tinha afixado o relógio; e
fundiram as trombetas (shophars)
e quebraram os jarros que
estavam em suas mãos. { 20 }
Então as três companhias
fundiram as trombetas (shophars)
e quebraram os jarros;
prenderam as tochas em suas
mãos esquerdas e nas
trombetas (shophars) em suas
mãos direitas para fundir; e
gritaram, " a espada do
SENHOR e de Gideon! " { 21 }
E cada homem esteve em seu
lugar toda em torno do
acampamento; e o exército
inteiro funcionou e gritou
para fora e fugiu. { 22 }
Quando os três cem fundiram
as trombetas (shophars), o
SENHOR ajustou a espada de
cada homem de encontro a seu
companheiro durante todo o
acampamento inteiro; e o
exército fugiu ao acacia de
Beth, para Zererah, até a
beira de Abel Meholah, por
Tabbath.
III. USADO NO COMEÇO DE CADA
MÊS.
Sopro de Psa 81:3-4 (NKJV) a
trombeta (shophar) na altura
da lua nova, na lua cheia,
em nosso dia solene da
festa. { 4 } Para este é um
estatuto para Israel, lei de
do Deus de Jacob.
IV.
USADO AO ATENDIMENTO UM
CONJUNTO SACREDO E UMA
RÁPIDA SOLENIDADE.
O shophar é fundido no
sinagoga em determinadas
ocasiões especiais: no ano
novo (festa das trombetas),
na conclusão do dia de
Atonement, e no sétimo dia
da festa de Tabernáculos.
No templo, de acordo com
Josephus, os atendimentos
foram soados no Sabbath nele
são começo na noite de
sexta-feira e nele são
próximos. Citações de
Josephus ' nas guerras dos
judeus.
Vamos olhar a mesma
escritura outra vez para
este ponto. Sopro de Psa
81:3-4 (NKJV) a trombeta (shophar)
na altura da lua nova, na
lua cheia, em nosso dia
solene da festa. { 4 } Para
este é um estatuto para
Israel, lei do Deus de
Jacob.
V.
USADO PARA O SOM DA GUERRA!
Qual era reação de Jeremiah
quando ouviu o som do chifre
da ram?
Jeremiah 4:19-21 diz: O
minha alma, minha alma! Eu
sou causado dor em meu
coração ! Meu coração faz um
ruído em mim; Eu não posso
prender minha paz, porque
você se ouviu, a minha alma,
o som da trombeta (shophar),
o alarme da guerra. { 20 } A
destruição em cima da
destruição é gritada, porque
a terra inteira é pilhada.
Minhas barracas são pilhadas
de repente, e minhas
cortinas em um momento. { 21
} Quanto tempo eu verei o
padrão, e ouço o som da
trombeta (shophar)?
A trombeta, ou o chifre da
ram, foram usados como um
alarme da guerra. É som
enchido aqueles que se
ouviram que ele com medo
porque o souberam
significaram que o horror da
guerra era eminente! É este
aviso de uma crise eminente
que ajuste distante a festa
das trombetas de outros dias
santos do Deus.
É este aviso da guerra que
dá a festa joyous das
trombetas.
Shophar
Quando é ouvida a voz do
Eterno, o que acontece?
Seria isso mais um mistério
que esteve oculto nas linhas
das Escrituras até o dia de
hoje? Vamos juntos descobrir
coisas maravilhosas sobre a
voz de Deus...
Existem três sons
diferentes do Shofar:
1- Tekiá: é um som comprido
e uniforme
2- Shevarin: é um som
entrecortado em três partes
3- Teruá: é um som dividido
em nove partes.
Escute o Som do Shophar:
1)
1tekiah.au
2)
2shevarim.au
3)
3teruah.au
4)
Todos
sons juntos
O que significa a palavra
SHOPHAR? Seria sua
tradução simplesmente
"trombeta" como nos
acostumamos a ler em nossas
Bíblias ou há algo mais
profundo por trás desta
palavra?
Vejamos a palavra em alguns
contextos para tirarmos
então nossas próprias
conclusões:
O
Shophar e a voz do Eterno:
A primeira ocorrência da
palavra está em Ex 19.16
onde está escrito: "Ao
terceiro dia, ao amanhecer,
houve trovões, relâmpagos, e
uma nuvem espessa sobre o
monte; e ouviu-se um sonido
de buzina mui forte, de
maneira que todo o povo que
estava no arraial
estremeceu". Duas coisas
devem ser destacadas: a
primeira é que a palavra
sonido em hebraico é qol e
significa "voz" e a palavra
buzina é "shophar"! No
versículo 19 do mesmo
capítulo está escrito: "E,
crescendo o sonido da buzina
cada vez mais, Moisés
falava, e Deus lhe respondia
por uma voz". Novamente há a
ocorrência das duas
palavras, shophar (buzina) e
qol (aqui traduzido voz).
Devemos salientar também que
neste versículo Deus é
Elohim (o Deus Criador).
Ainda em Ex 20.18 está
escrito: "Ora, todo o povo
presenciava os trovões, e os
relâmpagos, e o sonido da
buzina, e o monte a fumegar;
e o povo, vendo isso,
estremeceu e pôs-se de
longe". Novamente está
explícito aqui a associação
de qual com shophar! Isto
parece mostrar-nos que, ou o
shophar "fala" ou ele
representa a voz de alguém!
Aqui está claro que o
shophar é a voz de Elohim
(do Deus Criador)! É como
se, a partir deste toque
alguma coisa extraordinária
fosse acontecer! O shophar é
tocado ou a voz do Eterno é
ouvida e logo após é dado a
Moisés aquilo que conhecemos
como "Os dez Mandamentos".
Não é curioso que após o
toque ou o ouvir desta
misteriosa voz tenha
ocorrido isso?
Neste contexto o toque do
shophar traz a existência a
palavra de Deus! E quando o
povo de Israel viu a
presença do Eterno e suas
manifestações, foi tomado de
medo, colocando-se ao longe!
Em Levítico o mesmo toque do
shophar anuncia o Ano do
Jubileu! Agora ele traz à
existência um ano inteiro de
remissão, perdão,
restituição. Tudo isso tem
início no dia da expiação!
Ou seja, quando o judeu
começa a orar, pedir perdão
pelos seus pecados e também
libera perdão, então, ao
toque do shophar se inicia o
jubileu! Para nós isso é
muito significativo, pois o
jubileu simboliza a
restituição e o perdão
daquilo que fora feito no
passado. E isso por quase
uma geração! Parece que o
Eterno quer nos dizer:
quando meu povo inicia o
processo de arrependimento e
perdão sem restrições, então
tem início também, no reino
espiritual, o toque do
shophar e a liberação da
restituição e do perdão para
aqueles que assim procedem!
Assim como em Jubileu
ocorria em Israel, nós
cremos que ocorre conosco
hoje, apenas com uma
ressalva: para nós isso
acontece primeiro no mundo
espiritual para depois
manifestar-se no mundo
físico; ou seja, aquilo que
geramos através de nossas
vidas manifesta-se naquele
instante! Mas quando isso
ocorre para nós hoje? Quando
podemos considerar o
"jubileu" para nós?
Shophar quebrando obstáculos:
Parece algo muito improvável
que o simples toque de uma
trombeta poderia ocasionar
algo no mundo físico. Mas
aconteceu! Quando Josué
chega em Canaã, alguns
obstáculos naturais são-lhe
apresentados e o primeiro é
a conquista de Jericó. Não
podemos nos esquecer que
naquela época, Jericó era
uma cidade intransponível e
por isso, praticamente
inconquistável. Mas Deus
quando envia seu povo para
aquela terra já conhecia de
antemão os obstáculos.
Quando chega o momento a
ordem é dada:
"Sete sacerdotes levarão
sete trombetas de chifres de
carneiros adiante da arca; e
no sétimo dia rodeareis a
cidade sete vezes, e os
sacerdotes tocarão as
trombetas" (Js 6.4). Agora é
adicionado um novo
componente à esta marcha:
"Chamou, pois, Josué, filho
de Num, aos sacerdotes, e
disse-lhes: Levai a arca do
pacto, e sete sacerdotes
levem sete trombetas de
chifres de carneiros,
adiante da arca do Senhor"
Js 6:6. Agora vão para a
marcha contra a cidade os
sacerdotes, o povo, o
exército e a arca do Senhor!
O Senhor é apresentado aqui
como YHWH (Há Shem), aquele
que disse a Moisés que seu
nome seria "Eu me torno
aquilo que me torno!" Aqui o
povo tinha uma necessidade:
vencer a batalha contra a
intransponível Jerico! Agora
veja a metodologia que o
Eterno usou para derrotar os
inimigos de Israel: "E os
homens armados iam adiante
dos sacerdotes que tocavam
as trombetas, e a retaguarda
seguia após a arca, os
sacerdotes sempre tocando as
trombetas" Js 6:9. Note que
até aqui nada aconteceu!
Somente os sacerdotes estão
tocando cada um seu shophar!
Fisicamente nada mudou, mas
no mundo espiritual já
estava ocorrendo algo, pois
como já vimos o toque do
shophar é o ressoar da voz
do Deus Eterno! Enquanto
eles obedeciam e tocavam,
ordens foram liberadas no
reino espiritual
determinando que o muro de
Jericó fosse derrubado e que
os israelitas conquistassem
a cidade, pois era a voz de
Deus que assim dizia!
Enquanto eles andavam,
tocavam, e enquanto tocavam
algo se movia no mundo
espiritual! "Os sete
sacerdotes que levavam as
sete trombetas de chifres de
carneiros adiante da arca da
Senhor iam andando, tocando
as trombetas; os homens
armados iam adiante deles, e
a retaguarda seguia atrás da
arca do Senhor, os
sacerdotes sempre tocando as
trombetas" Js 6:13.
Tudo foi feito conforme lhes
fora ordenado e então, após
cumprido o tempo determinado
por Deus, as muralhas caíram
em frente ao povo de Israel!
Parece difícil de acreditar,
mas o efeito do toque do
shophar e da obediência em
agir conforme lhes fora
ordenado resulta na
conquista da cidade de
Jericó! Veja isso então: "E
quando os sacerdotes pela
sétima vez tocavam as
trombetas, disse Josué ao
povo: Gritai, porque o
Senhor vos entregou a
cidade" Js 6:16. Houve uma
combinação um tanto quanto
incomum: a voz do shophar e
a voz do povo! "Gritou,
pois, o povo, e os
sacerdotes tocaram as
trombetas; ouvindo o povo o
sonido da trombeta, deu um
grande brado, e o muro caiu
rente com o chão, e o povo
subiu à cidade, cada qual
para o lugar que lhe ficava
defronte, e tomaram a
cidade" Js 6:20.
(Parte 2)
A
convocação para a batalha
Em Juizes 3.27 Eúde convoca
os filhos de Israel para a
batalha através do toque do
shophar. "E assim que
chegou, tocou a trombeta na
região montanhosa de Efraim;
e os filhos de Israel, com
ele à frente, desceram das
montanhas". Nas montanhas de
Efraim (ao noroeste de
Jerusalém) ele toca o
shophar e convoca os filhos
de Israel para lutarem pela
libertação de seu povo, que
naquela ocasião vivia sob o
jugo dos moabitas. Aqui o
toque do shophar (que era
então conhecido na época)
chamava os homens valentes
para a batalha! Era um
momento muito especial, pois
o próprio Eúde já havia
liquidado com o rei de Moabe,
agora restara reconquistar
aquilo que o inimigo havia
roubado do povo de Israel. O
toque do shophar, nas suas
entrelinhas dizia ao povo:
"É tempo de nós trazermos de
volta aquilo que o nosso
inimigo nos usurpou! Vamos
destemidamente à batalha!
Outra ocasião que nos chama
atenção é quando Gideão
convoca o povo para vencer
os midianitas. "Mas o
Espírito do Senhor
apoderou-se de Gideão; e
tocando ele a trombeta, os
abiezritas se ajuntaram após
ele" Jz 6:34. Vejamos a
seqüência de fatos ocorridos
aqui: O Espírito de YHWH (Eu
me torno aquilo que me
torno) apodera-se daquele
que seria seu instrumento!
Naquele momento, quando o
Espírito do Senhor está em
Gideão, ele torna-se a boca
do Eterno. Então ele toma o
shophar e convoca o povo
para a vitória. Novamente:
um homem cheio da presença
do Deus Eterno agora
torna-se instrumento de
juízo contra os inimigos do
Senhor. Novamente o shophar
é um instrumento de
convocação do povo. É como
se a voz do Eterno estivesse
soando e chamando-os para
serem participantes da sua
tremenda vitória! O episódio
a seguir é simplesmente
extraordinário: em Jz 7.8
está escrito: "E o povo
tomou na sua mão as
provisões e as suas
trombetas, e Gideão enviou
todos os outros homens de
Israel cada um à sua tenda,
porém reteve os trezentos. O
arraial de Midiã estava
embaixo no vale".
O acontecimento nos fala de
Gideão que escolhe trezentos
homens para com eles
subjugar o exército dos
midianitas. Os homens que
seguiram para a batalha
levaram consigo suas
provisões e seu shophar!
Veja que coisa
extraordinária, pois estes
homens possuíam, cada um
deles, seu próprio shophar
para com ele proclamarem,
convocarem, profetizarem e
anunciarem os feitos do
Senhor! Cada um deles era a
"boca do Senhor" e estaria
logo mais na batalha para
provar aos midianitas que
eles possuíam a unção e a
benção do único Deus que
pode livrar e dar a vitória!
Em Jz 7.16 são formados os
"esquadrões" de guerra:
"Então dividiu os trezentos
homens em três companhias,
pôs nas mãos de cada um
deles trombetas, e cântaros
vazios contendo tochas
acesas". Agora eles recebem
a orientação de como atacar:
"Quando eu tocar a trombeta,
eu e todos os que comigo
estiverem, tocai também vós
as trombetas ao redor de
todo o arraial, e dizei:
Pelo Senhor e por Gideão!"
Jz 7:18. Novamente aqui o
Senhor é apresentado como
aquele cujo nome significa
"Eu me torno aquilo que me
torno". Havia entre eles um
consenso muito grande quanto
ao que fazer como fazer.
Agora, tudo dependia de sua
ação! Então acontece que "Gideão,
pois, e os cem homens que
estavam com ele chegaram à
extremidade do arraial, ao
princípio da vigília do
meio, havendo sido de pouco
colocadas as guardas; então
tocaram as trombetas e
despedaçaram os cântaros que
tinham nas mãos; Gideão,
pois, e os cem homens que
estavam com ele chegaram à
extremidade do arraial, ao
princípio da vigília do
meio, havendo sido de pouco
colocadas as guardas; então
tocaram as trombetas e
despedaçaram os cântaros que
tinham nas mãos" Jz 7:19,20.
Mas o que aconteceu então?
"Pois, ao tocarem os
trezentos as trombetas, o
Senhor tornou a espada de um
contra o outro, e isto em
todo o arraial, e fugiram
até Bete-Sita, em direção de
Zererá, até os limites de
Abel-Meolá, junto a Tabate"
Jz 7:22. O resultado da
batalha foi a vitória dos
trezentos homens de Gideão
que tinham como arma um
shophar...
Está escrito no Salmo 29 que
a voz do Senhor é poderosa,
ela é cheia de majestade,
ela quebra os cedros do
Líbano, etc... Aqui, a voz
do Senhor fez com que os
inimigos fossem vencidos sem
que houvesse nas mãos dos
filhos de Israel sequer uma
espada! A mesma voz que para
os filhos de Israel traz
livramento e vitória, traz
também para seus inimigos a
derrota, infortúnio, morte!
Assim novamente podemos
afirmar: quando o Senhor
fala algo SEMPRE acontece! O
profeta Jeremias fala de
outra convocação: a
convocação para a vitória!
"Anunciai em Judá, e
publicai em Jerusalém; e
dizei: Tocai a trombeta na
terra; gritai em alta voz,
dizendo: Ajuntai-vos, e
entremos nas cidades
fortificadas" (Jr 4:5). O
povo é convocado para entrar
e saquear as cidades
fortificadas! Como? Tocando
a trombeta e gritando!
Parece uma estratégia
estúpida! A vitória viria
através do toque da trombeta
e de gritos?
Esta é a estratégia que foi
usada por Deus para a
conquista de Jericó! No
verso 19 o profeta clama
pela batalha: "Ah, entranhas
minhas, entranhas minhas! Eu
me torço em dores! Paredes
do meu coração! O meu
coração se aflige em mim.
Não posso calar; porque tu,
ó minha alma, ouviste o som
da trombeta e o alarido da
guerra" (Jr 4:19). O profeta
já escutou a convocação do
Eterno e seu coração e sua
alma (seus sentimentos)
agora esperam o momento da
batalha! Ele contempla a
cena: "Até quando verei o
estandarte, e ouvirei a voz
da trombeta?" (Jr 4:21).
Jeremias vê a bandeira
(estandarte) de seu povo
tremulando e ouve a voz do
Eterno soando! Já há uma
ansiedade no coração dele
por este momento! O profeta
sabe que este é o tempo da
vitória!
O
shophar anuncia o juízo
Antes de qualquer coisa ser
feita, existe uma preparação
para que o shophar seja
tocado. Oséias diz assim:
"Põe a trombeta à tua boca.
Ele vem como águia contra a
casa do Senhor; porque eles
transgrediram o meu pacto, e
se rebelaram contra a minha
lei" (Os 8:1). Para que isso
ocorra, primeiro, o homem de
Deus coloca-se em pé (fica
em posição de "trabalho" [em
contraste com o estar
sentado ou deitado, que
significa descanso]). Este
homem anunciará o mal que
virá contra o povo do Senhor
por causa de sua
transgressão! Em Is 58.1
está escrito: "Clama em alta
voz, não te detenhas,
levanta a tua voz como a
trombeta e anuncia ao meu
povo a sua transgressão, e à
casa de Jacó os seus
pecados".
Aqui o profeta compara a voz
daquele que anuncia ao
shophar para anunciar o
juízo e o pecado do povo! É
a voz do Eterno que anuncia
transgressão e os pecados de
seu povo que se desviou de
seus caminhos! Esta voz
chama o povo de volta para o
Senhor... É a voz do Pai que
chama seus filhos de volta a
si!
Novamente o profeta Jeremias
fala sobre o juízo "Fugi
para segurança vossa, filhos
de Benjamim, do meio de
Jerusalém! Tocai a buzina em
Tecoa, e levantai o sinal
sobre Bete-Haquerem; porque
do norte vem surgindo um
grande mal, sim, uma grande
destruição" (Jr 6:1). Agora
o toque da trombeta avisa
aos filhos de Israel que um
juízo estará sendo derramado
sobre a nação, proveniente
do norte! Existem aqueles
que não querem ver (por não
admitirem) a destruição!
"Também pus atalaias sobre
vós, dizendo: Estai atentos
à voz da buzina. Mas
disseram:
Não escutaremos" (Jr 6:17).
Os atalaias (ou vigias)
negam-se a estar atentos à
voz do Eterno que é ouvida
através do shophar! Por
isso, há uma necessidade de
que os atalaias (ou vigias)
que velam (cuidam) da
integridade do povo do
Senhor, primeiro, estejam
atentos ao que ouvem.
Segundo eles precisam,
quando ouvirem a voz do
shophar, discernirem o toque
e agirem de acordo com
aquilo que ouvem! Terceiro,
eles precisam abrir suas
bocas e dizer ao seu povo o
que estão ouvindo de Deus!
Esse é o seu papel! Não
cumpri-lo implicará juízo
sobre o povo, mas também
sobre eles! Algumas vezes o
povo do Senhor pensa e age
de forma errada, tendendo à
voltar ao seu antigo
senhorio (de Satanás)! "Mas
se vós disserdes: Não
habitaremos nesta terra; não
obedecendo à voz do Senhor
vosso Deus, e dizendo: Não;
antes iremos para a terra do
Egito, onde não veremos
guerra, nem ouviremos o som
de trombeta, nem teremos
fome de pão, e ali
habitaremos" (Jr 42:13,14).
As longas lutas e
tribulações trouxeram ao
povo do Senhor um "cansaço"
ou uma fadiga que fizeram
com que o desânimo tomasse
conta deles! Já havia entre
eles um sentimento de
"abdicação" ou "desistência"
do Senhor! Eles queriam
"abrir mão" do Senhor para
voltar à "segurança" do
Egito! Como se no Egito o
povo de Deus tivesse alguma
segurança! Eles já haviam
esquecido que o Egito é
sinônimo de escravidão,
trabalho duro, opressão, dor
física e mental, etc... A
situação que também pode
ocorrer é a seguinte: "...
se, quando ele vir que a
espada vem sobre a terra,
tocar a trombeta e avisar o
povo; então todo aquele que
ouvir o som da trombeta, e
não se der por avisado, e
vier a espada, e o levar, o
seu sangue será sobre a sua
cabeça. Ele ouviu o som da
trombeta, e não se deu por
avisado; o seu sangue será
sobre ele. Se, porém, se
desse por avisado, salvaria
a sua vida.
Mas se, quando o atalaia vir
que vem a espada, não tocar
a trombeta, e não for
avisado o povo, e vier a
espada e levar alguma pessoa
dentre eles, este tal foi
levado na sua iniqüidade,
mas o seu sangue eu o
requererei da mão do
atalaia" (Ez 33:3-6). Neste
caso o atalaia é colocado
como a figura central do
episódio: ele é o primeiro a
receber o aviso através do
som da trombeta e deve
"repassar" este aviso aos
seus compatriotas, pois
deste aviso depende a vida
das pessoas que o ouvem!
Quando ele ouve, interpreta
e dá o aviso, então muitos
são poupados do juízo! Mas,
quando isso não acontece (o
atalaia não avisa), então há
morte, dor, angústia,
derrota! Tudo por causa de
um atalaia infiel! Neste
caso, os prejuízos causados
por sua infidelidade serão
cobrados deste homem!
O
shophar e o "Dia do Senhor"
O profeta Joel nos fala
assim: "Tocai a trombeta em
Sião, e dai o alarma no meu
santo monte. Tremam todos os
moradores da terra, porque
vem vindo o dia do Senhor;
já está perto" (Jl 2:1).
Desta vez o shophar anuncia
o dia do Senhor! Agora o
próprio Deus nos fala que o
shophar será tocado me Sião,
entre seu povo, e o alarme,
que pede para que tenham
atenção, no seu santo monte!
Tudo isso acontecerá em
Israel! O sinal de alerta já
foi dado e ele aponta para
este dia! Amós fala disso de
outra forma: "Tocar-se-á a
trombeta na cidade, e o povo
não estremecerá? Sucederá
qualquer mal à cidade, sem
que o Senhor o tenha feito?"
(Am 3:6). Este é o toque que
anuncia o juízo final de
Deus e mostra que qualquer
coisa que aconteça (aqui, o
mal) vem com permissão do
Senhor!
Este dia será terrível para
o homem, pois ele será
acompanhado de terríveis
sinais! "Dia de trombeta e
de alarido contra as cidades
fortificadas e contra as
torres altas. E angustiarei
os homens, e eles andarão
como cegos, porque pecaram
contra o Senhor; e o seu
sangue se derramará como pó,
e a sua carne como esterco"
(Sf 1:16,17). No fim dos
tempos, o próprio povo do
Senhor será utilizado por
ele para trazer juízo aos
povos e nações. E Ele estará
sobre seu povo para julgar
os povos! "Por cima deles
será visto o Senhor; e a sua
flecha sairá como o
relâmpago; e o Senhor Deus
fará soar a trombeta, e irá
com redemoinhos do sul". (Zc
9:14). Agora, o próprio Deus
faz soar o shophar (a sua
voz) anunciando ao mundo os
seus juízos contra toda a
impiedade!
Que assim seja e cumpra-se!
O Senhor quer trabalhar em
conjunto com seu povo para
que sua palavra e a nossa
(profetizando a palavra de
Deus) tragam derrota ao
nosso inimigo!
dificação de vidas. Queremos
ser levitas de verdade.
Queremos produzir frutos
para a eternidade!
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