Confira algumas técnicas
usadas ao se tocar violino.
Pizzicato
Os violinistas nem sempre
usam o arco quando tocam -
de vez em quando beliscam as
cordas, o que é chamado de "pizzicato"
(pronuncia-se pitzi-cato).
Raramente o pizzicato se
estende pela melodia
inteira, mas no balé Sylvia
o compositor francês Delibes
escreveu um movimento
inteiro em que todos os
instrumentos de corda deixam
de lado seus arcos para
tocar a famosa
Polka-Pizzicato. Quando lêem
na partitura a palavra
"arco", os executantes
interrompem o pizzicato e
voltam a usar o arco.
Tocando com surdina
Fixando-se um grampo de
madeira sobre o cavalete do
violino, reduz-se a força
das vibrações que alcançam a
caixa de ressonância. Isso
funciona com uma surdina, ou
abafador de som. Violinos em
surdina soam muito distantes
e delicados. Os compositores
usam os termos italianos "con
sordini" (com surdina) e "senza
sordini" (sem surdina).
Sul
ponticello
Expressão italiana que
significa "na pontezinha".
Em partitura para violino,
indica que o violinista deve
passar o arco próximo ao
cavalete, o que origina um
som de timbre agudo, de
arranhudura.
Col
legno
O excitante começo de
"Marte, o Mensageiro da
Guerra", da suíte de Holst
Os Planetas, apresenta as
cordas soando com um curioso
efeito estalado. É o que se
chama col legno - "com a
madeira". O arco é seguro de
lado, de tal maneira que
cada nota tocada a madeira
do arco bata na corda.
Vibrato
Uma das importantes técnicas
de instrumentos de cordas. O
dedo da mão esquerda que
prende a corda oscila
levemente, causando uma
flutuação no tom e
enriquecendo o som. O
vibrato é usado sobretudo em
notas longas. Alguns
violinistas preferem não
usá-lo quando tocam músicas
muito antigas.
Corda dupla
"Corda dupla" significa
tocar duas notas de uma só
vez. Alguns compositores
pedem acordes de três e até
quatro notas, mas no violino
não é possível tocar
simultaneamente mais do que
duas notas.
Harmônicos
São notas suaves,
semelhantes às da flauta,
produzidas pelo toque muito
leve sobre a corda (sem
pressionar a nota) e a
delicada passagem do arco.
São usadas com mais
freqüência na música
moderna.
Glissando
A palavra indica ao
executante que deve
escorregar o dedo sobre a
corda, de uma nota a outra
(o que permite que todos os
sons interpostos sejam
ouvidos). Os glissandos
aparecem quase
exclusivamente nas músicas
do século XX.
Os instrumentos como o
violino dependem da vibração
das cordas para emitir som.
As cordas vibram quando o
arco passa por elas, mas
produzem muito pouco som,
que só fica suficientemente
forte para ser ouvido quando
as vibrações passam pelo
cavalete para o corpo oco,
ou caixa de ressonância do
instrumento.
Os ouvidos ou ff são os
orifícios que ajudam as
vibrações geradas no corpo
do instrumento a atingir o
espaço externo e finalmente
nossos ouvidos, onde se
convertem em som. |