Zacarias
(Zc)
Autor: Zacarias.
Tema: A Conclusão do Templo e as Promessas Messiânicas.
Data: 520—470 a.C.
Considerações Preliminares.
O primeiro versículo identifica o profeta Zacarias, filho de Baraquias e
neto de Ido (1.1), como o autor do livro. Neemias informa ainda que
Zacarias era cabeça da família sacerdotal de Ido (Ne 12.16). Por esta
passagem, ficamos sabendo que ele era da tribo de Levi, e que passou a
servir em Jerusalém, depois do exílio, tanto como sacerdote quanto
profeta. Zacarias era um contemporâneo mais jovem do profeta Ageu.
Esdras 5.1 declara que ambos animaram os judeus, em Judá e Jerusalém, a
persistirem na reedificação do templo nos dias de Zorobabel (o
governador) e de Josua (o sumo sacerdote). O contexto histórico para os
capítulos 1—8, datados entre 520—518 a.C., é idêntico ao de Ageu (ver a
introdução de Ageu). Como resultado do ministério profético de Zacarias
e Ageu, o templo foi completado e dedicado em 516—515 a.C. Em sua
juventude, Zacarias havia trabalhado lado a lado com Ageu, mas ao
escrever os capítulos 9—14 (que a maioria dos estudiosos data entre
480—470 a.C.), já se achava idoso. A totalidade das profecias de
Zacarias foi enunciada em Jerusalém diante dos 50.000 judeus que haviam
voltado a Judá na primeira etapa da restauração. O NT indica que
Zacarias, filho de Baraquias, foi assassinado “entre o santuário e o
altar” (i.e., no lugar da intercessão) por oficiais do templo (Mt
23.25). Algo semelhante ocorrera a outro homem de Deus que tinha o mesmo
nome (ver 2 Cr 24.20,21).
Propósito.
Os dois propósitos que Zacarias tinha em mente ao escrever seu livro
correspondem às duas divisões principais da obra. (1) Os capítulos 1—8
foram escritos a fim de encorajar o remanescente judeu, em Judá, a
persistir na construção do templo. (2) Os capítulos 9—14 foram escritos
para fortalecer os judeus que, tendo concluído o templo, ficaram
desanimados por não ter aparecido imediatamente o Messias. Nesta
passagem, é revelado também em que importará a vinda do Messias.
Visão Panorâmica.
O livro divide-se em duas partes principais. (1) A primeira parte (1—8)
começa com uma exortação aos judeus para que voltem ao Senhor, para que
também o Senhor se volte a eles (1.1-6). Enquanto encorajava o povo a
terminar a reedificação do templo, o profeta Zacarias recebeu uma série
de oito visões (1.7—6.8), garantindo à comunidade judaica em Judá e
Jerusalém, que Deus cuida de seu povo, governando-lhe o destino. As
cinco primeiras visões transmitiam esperança e consolação; as últimas
três envolviam juízo. A quarta visão contém uma importante profecia
messiânica (3.8,9). A cena da coroação em 6.9-15 é uma profecia
messiânica clássica do AT. Duas mensagens (7;8) fornecem perspectivas
presentes e futuras aos leitores originais do livro. (2) A segunda parte
(9—14) contém dois blocos de profecias apocalípticas. Cada um deles é
introduzido pela expressão: “Peso da palavra do Senhor” (9.1;12.1). O
primeiro “peso” (9.1—11.17) inclui promessa de salvação messiânica para
Israel, e revela que o Pastor-Messias, que levaria a efeito tal
salvação, seria primeiramente rejeitado e ferido (11.4-17; cf. 13.7). O
“peso” (12.1—14.21) focaliza a restauração e conversão de Israel. Deus
prediz que Israel pranteará por causa do próprio Deus “a quem
traspassaram” (12.10). Naquele dia, uma fonte será aberta à casa de Davi
para a purificação do pecado (13.1); então Israel dirá: “O Senhor é meu
Deus” (13.9). E o Messias reinará como Rei sobre Jerusalém (cap. 14).
Características Especiais.
Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Zacarias.
(1) É o mais messiânico dos
livros do AT, em virtude de suas muitas referências ao Messias, que
ocorrem em seus catorze capítulos. Somente Isaías, com seus sessenta e
seis capítulos, contém mais profecias a respeito do Messias do que
Zacarias.
(2) Entre os profetas menores,
possui ele as profecias mais específicas e compreensíveis a respeito dos
eventos que marcarão o final dos tempos.
(3) Representa a harmonização
mais bem sucedida entre os ofícios sacerdotal e profético em toda a
história de Israel.
(4) Mais do que qualquer outro
livro do AT, suas visões e linguagem altamente simbólicas assemelham-se
aos livros apocalípticos de Daniel e Apocalipse.
(5) Revela um exemplo notável de
ironia divina ao prever a traição do Messias por trinta moedas de prata,
tratando-as como “esse belo preço em que fui avaliado por eles” (11.13).
(6) A profecia de Zacarias a
respeito do Messias no capítulo 14, como o grande Rei-guerreiro reinando
sobre Jerusalém, é uma das que mais inspiram reverente temor em todo o
AT.
O Livro de Zacarias ante o NT Há
uma aplicação profunda de Zacarias no NT. A harmonização da vida pessoal
de Zacarias, entre os aspectos sacerdotal e profético pode ter
contribuído para o ensino do NT de que Cristo é tanto sacerdote quanto
profeta. Além disso, Zacarias profetizou a respeito da morte expiatória
de Cristo pelas mãos dos judeus, que, no fim dos tempos, leva-los-á a
prantearem-no, arrependerem-se e serem salvos (12.10—13.9; Rm 11.25-27).
Mas a contribuição mais importante de Zacarias diz respeito a suas
numerosas profecias concernentes a Cristo.
Os escritores do NT
citam-nas, declarando que foram cumpridas em Jesus Cristo. Entre elas
estão:
(1) Ele virá de modo humilde e
modesto (9.9; 13.7; Mt 21.5; 26.31, 56);
(2) Ele restaurará Israel pelo
sangue do seu concerto (9.11; Mc 14.24);
(3) será Pastor das ovelhas de
Deus que ficaram dispersas e desgarradas (10.2; Mt 9.36);
(4) será traído e rejeitado
(11.12,13; Mt 26.15; 27.9,10);
(5) será traspassado e abatido
(12.10; 13.7; Mt 24.30; 26.31, 56);
(6) voltará em glória para
livrar Israel de seus inimigos (14.1-6; Mt 25.31; Ap 19.15);
(7) reinará como Rei em paz e
retidão (9.9,10; 14.9,16; Rm 14.17; Ap 11.15); e
(8) estabelecerá seu reino
glorioso para sempre sobre todas as nações (14.6-19; Ap 11.15; 21.24-26;
22.1-5).