Às vezes parece difícil
saber ao certo que postura o cristão deve tomar diante das bebidas
alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos que parecem
incentivar a abstinência, mas, por outro lado, há trechos em que
Jesus transformou a água em vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino
das Escrituras acerca do uso do álcool?
Para entendermos esse assunto corretamente, é necessário começar com
uma postura adequada. Devemos descartar as idéias preconcebidas e
não procurar encaixar as Escrituras à força na posição que
preferimos ou já concluímos ser a mais correta. Precisamos tratar da
questão com a mente aberta e tentando apenas descobrir o que a
Palavra de Deus ensina sobre o assunto. Este artigo tratará de
vários aspectos das Escrituras e, somente após de analisarmos vários
textos e conceitos, chegaremos em uma conclusão sobre o cristão e as
bebidas alcoólicas.
Quando ler esses trechos que mencionaremos, procure entender cada um
por vez, mas aguarde para só no fim do estudo formular uma conclusão
que poe em conta todos os aspectos em questão.
Analise vários textos
Esses textos serão citados com poucos comentários. Estude cada um e
analise com cuidado o seu significado. "O vinho é escarnecedor, e a
bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é
sábio" (Provérbios 20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e
que ele é enganador. "Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no
caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem
entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em
pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios
23:19-21). "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem,
as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E
para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber
vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o
vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se
escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o
basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração
falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e
como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não
me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então
tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35). Que cena patética a do
homem que se deixou vencer pelo álcool. "Palavras do rei Lemuel, de
Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó
filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês
às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os
reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber
vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e
se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai
bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito;
para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não
se lembrem mais" (Provérbios 31:1-7).
O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não têm nada por
que viverem. "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice
e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías
5:11). "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para
misturar bebida forte" (Isaías 5:22). "O Senhor derramou no coração
deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em
toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito."
(Isaías 19:14). "Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e
não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o
profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo
vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na
visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de
vômitos, e não há lugar sem imundícia" (Isaías 28:7-8).
Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam
o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes
bebem, eles desviam os homens de Deus. O texto a seguir ressalta o
mesmo pensamento: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o
entendimento" (Oséias 4:11). "Ai daquele que dá de beber ao seu
companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para
lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de
honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez
de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá
sobre a tua glória" (Habacuque 2:15-16). "Ou não sabeis que os
injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem
impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem
sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes,
nem roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10).
"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição,
impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias,
ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices,
glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu
vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino
de Deus os que tais cousas praticam" (Gálatas 5:19-21). "Porque
basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios,
tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias,
bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos,
estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de
devassidão" (1 Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes
condenado.
Analise a História
A bebida forte tem um passado sórdido. O justo Noé caiu por causa do
vinho: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua
tenda" (Gênesis 9:21). Parece que a bebida alcoólica influencia a
pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as
filhas de Ló desejaram ter filhos do pai, elas o embrigaram e depois
o procuraram. O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas
sabiam que Ló ficaria muito mais passível de cometer essa
imoralidade se estivesse bêbado. "Subiu Ló de Zoar e habitou no
monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e
habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita
disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que
venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem,
façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a
descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho
a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele
o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia
seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à
noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite;
entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de
nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite, a beber vinho a seu
pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o
notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim
as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai" (Gênesis 19:30-36).
Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que
ele seria menos capaz de se defender se estivesse num estado um
tanto inebriado: "Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai
sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos
disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu
quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes" (2 Samuel 13:28). Um dos
pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que
seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo: "Beberam o vinho
e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro,
de madeira e de pedra" (Daniel 5:4).
Analise a palavra vinho na Bíblia
O termo vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima,
está claro que a palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em
outras ocasiões, significa suco de uva. Examine, por exemplo, Lucas
5:36-38: "Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de
veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo
da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em odres
velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e
os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em
odres novos." O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva
fresco. A idéia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta
durante o processo de fermentação. Se colocado em odres velhos que
já estão esticados, estes se romperão. É um fato geralmente aceito,
como mostra claramente esse texto, que o vinho na Bíblia nem sempre
era alcoólico. Talvez as nossas palavras beber e bebida possam ser
um bom exemplo da mesma duplicidade de sentido. Dependendo do
contexto, beber pode certamente estar relacionado com bebidas
alcoólicas ou apenas significar a ingestão de algum líquido
qualquer.
É muito importante lembrarmos desse sentido duplo da palavra vinho.
Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho.
Fez isso depois que os convidados da festa "beberam fartamente".
Jesus fez vinho suco de uva ou vinho alcoólico? Lembre-se que as
duas coisas são possíveis tendo em vista a própria definição do
termo vinho. Mas há duas considerações que nos levam a crer
firmemente que se tratava de suco e não de bebida alcoólica. Em
primeiro lugar, Jesus o fez na hora. No primeiro momento em que o
vinho daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um
processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava
alcoólico. Em segundo lugar, o que é mais importante, se Jesus
tivesse feito vinho alcoólico, ele teria estado incentivando a
embriaguez. A questão aqui não é um ou dois copos de vinho. Essas
pessoas, após já terem bebido muito, receberam mais umas centenas de
litros. Jesus jamais incentivou os pecados do homem, tampouco
contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse vinho era do
tipo não-alcoólico.
É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das
terras bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles
ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool
às bebidas fermentadas por processo natural. Isso significa que o
mais alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool.
Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou
quatro partes de água para uma parte de vinho. Esses vinhos fracos,
enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água,
passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições. Não
eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou
uma xícara de café que se bebe com a refeição. Vários textos
bíblicos parecem apontar para esse uso do vinho --como uma bebida
para acompanhar as refeições (observe 1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7;
Mateus 11:18-19).
Analise algumas conclusões
Provérbios 23, já citado, condena o uso do vinho "vermelho" que
brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa
sociedade é o mesmo tipo sistematicamente condenado na Bíblia.
Jamais fiquei sabendo de alguém que tomasse um pequeno copo de vinho
fraco diluído na proporção 4:1 de água como acompanhamento de uma
refeição. Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje enquadram-se
na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser
encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho
de Deus.
- Paulo estimulou a Timóteo de modo especial para que tomasse "um
pouco de vinho" por questões de saúde (1 Timóteo 5:23). Às vezes se
usa esse texto para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o
que ele faz é justamente o oposto. Se Timóteo tivesse tido o hábito
de beber uma cerveja aqui e ali, por que precisou que Paulo lhe
desse uma permissão especial para usar um pouco de vinho como
remédio? Esse texto nos leva à conclusão de que o uso de álcool pelo
cristão deve ser uma exceção, não uma regra. Muitos remédios de
nossos dias contêm álcool ou outras drogas intoxicantes. O discípulo
de Cristo deve ser muito cuidadoso com eles e usá-los apenas com
muita moderação. O fato de que uma exceção precisou ser dada para
permitir o uso de remédios com teor alcoólico sugere que é errado
beber por prazer.
- O servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre
o próximo: "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer
qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos
14:21). Mesmo que o cristão pudesse beber moderadamente, de qualquer
modo esse texto ainda o estaria proibindo na maioria dos casos. A
bebida alcoólica leva tantos cristãos a cair, que aquele que tenta
ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo,
bebendo diante dele.
- A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com
cuidado 1 Tessalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8).
Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de
inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo.
Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o
controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O
diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas
tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio
em todo tempo.
Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que
ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre
pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que
simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. O beber
socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos
textos das Escrituras. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte,
alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Proverbios
20:1).