contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Liderança

A graça de dar por qualidade de princípio

Parte 2

 
 

Recordando (estudo anterior):

Ninguém nunca vai superar a Deus na graça de dar. Ele é o Senhor que libera a sua graça abundantemente com generosidade sobre a nossa vida.
Em Israel, toda a comunidade era chamada em família para entregar ao Senhor os dízimos, as ofertas e as primícias.
Deus quer que você também, como os israelitas, compreenda os princípios de dar.
A festa das primícias está relacionada ao Messias.
O dízimo é uma decisão de Deus para conosco. No dízimo, entregamos a Ele os dez por cento de tudo o que ganhamos.
A oferta é uma decisão nossa para com Deus. Na oferta, nós damos o quanto queremos, ou não damos. É a oportunidade que Deus nos dá para termos a bênção de sermos desatados no mundo espiritual. Na oferta, cada um diz quanto vai entregar ao Senhor.
A oferta de Primícias corresponde ao seu salário do mês. Você pode trabalhar o ano todo e juntar dinheiro para que exatamente aquela quantia seja entregue na festa das Primícias.

As festas bíblicas eram realizadas para que todo Israel fosse abençoado. Roma arrancou do calendário as festas bíblicas, porque todas elas sinalizam para o Messias. As festas que Roma manteve no calendário contaminaram as festas bíblicas. Pentecostes acontece 50 dias depois da Páscoa e nessa festa Deus começa a trabalhar com a igreja, com o seu povo, para que a nossa lavoura não fique estéril.
Um país onde o salário é estabilizado não tem problemas em dar aumento de salário. Nós somos preocupados com aumento quando há inflação ou quando o país rouba o nosso direito de trabalho. Mas, num país onde há equilíbrio da moeda não há preocupação com aumento de salário, porque não há inflação. O Brasil vai experimentar essa bênção quando o país for fiel nos dízimos e nas ofertas para o Senhor. Os dízimos e as ofertas encerram a maldição sobre a família e sobre o povo, tanto na questão individual quanto na social (Malaquias 3:1-6). A nação que rouba a Deus fica debaixo de maldição e não tem fruto para comer, não tem suas necessidades supridas. Mas a nação fiel nos dízimos, nas ofertas e nas primícias, viverá em fartura, porque Deus mesmo repreenderá o devorador que estava no meio do povo. Quem entrega as primícias prospera na área financeira, espiritual e nas suas conquistas.
 

Alguns entregam as primícias só por interesse, e Deus diz: "faça prova de mim". Seu interesse vale, ainda que seja para provar a Deus, para "ver se esse negócio vale":
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança" (Malaquias 3:10).
Deus é fiel. Se você devolver o dízimo a Ele, ofertar, entregar suas primícias, virá a bênção sobre você, sua família, seu ministério, seus móveis, imóveis. As bênçãos que Deus manda vêm por janelas, porque se vierem por portas, não teremos condições de recebe-las, pois é uma "enxurrada" de bênçãos. E essas bênçãos virão sobre sua vida, sua casa, suas células, seus 12, sobre as Redes, sobre seu ministério. Nós entraremos nas bênçãos das primícias, porque Jesus Cristo é a maior das primícias e, assim, selaremos a graça da provisão na casa do Tesouro.
 

Entregar as primícias, os dízimos e as ofertas não é fazer nada para Deus, e sim, para nós mesmos. O melhor lugar de se plantar é no terreno do Senhor, porque se plantarmos, com certeza, vamos colher cem por um e quem colhe cem por um perde a noção de colheita, pois isso é uma geometria sobrenatural.
 

Todos que estão em Jesus têm direito de ser abençoados, porque assim como são as primícias, é a totalidade (Romanos 11:16). O céu não tem pacote de miséria para ninguém, só tem pacote de bênçãos para todos os que querem receber da parte do Senhor. Chegou o tempo das primícias, da entrega. Deus começa uma nova história para você, começa a mover o relógio dos céus na sua vida e você não será mais envergonhado.
 

Imagine um reino onde as ruas são de ouro, as bases das casas são de pedras preciosas, o mar é chamado de grande mar de vidro, a árvore dá doze frutos diferentes no ano e as folhas são remédio para as nações! Imagine o rei desse lugar descendo uma escada, deixando suas vestes de glória a cada degrau, para viver entre os homens, para liberar na Terra a vida dos céus, para profetizar e declarar as riquezas do Reino, para mostrar pela sua própria vida os princípios de Deus. Está escrito em 2 Coríntios 8:9 que "conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos". Esse é o Senhor da Glória, o Senhor dos céus, o Rei dos reis que faz alianças.
 

Quem não quer trocar pobreza por riqueza? Quem não quer trocar carro velho por um carro do ano, um carro mais novo? Todos querem. Essa é a nossa natureza. Ninguém quer fazer aliança com a pobreza. Numa aliança, o mais forte toma a causa do mais fraco. E ninguém quer se aliançar com o mais pobre, a não ser Roma, com a mentira do voto de pobreza, mas, no entanto, com uma sede milionária. Como alguém pode pregar a pobreza e viver na opulência? Que reino é esse? Porém, Jesus é assim: Ele toma a nossa pobreza, para nos dar Sua riqueza.
 

Como Senhor das primícias, Jesus quer que treinemos as primícias, porque, se deu certo com Ele, vai dar certo também com cada um de nós. Isso é um envolvimento familiar! Quando entregamos as primícias, toda a família é abençoada, por isso, exercite entregar suas primícias. Jesus tem uma aliança com você: assim como são as primícias, será a totalidade (Romanos 11:16). Pentecostes é a festa da colheita. Entre hoje na colheita do Senhor obedecendo aos princípios de Deus.

Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova

Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados