Verbetes:
Ensinador: A origem etimológica de doutor vem de
DOCTOR, que em latim significa “ensinador”, e de DOCERE, que em latim
significa “ensinar” (veja que a raiz etimológica da palavra remonta ao
trabalho intelectual acadêmico, e não à prática clínica ou jurídica).
Ensino: Do grego didaquê. Daqui vem a palavra didático. É a
capacidade dada por Deus para expormos com clareza e convicção as
verdades do ensino de Cristo.
Mestre - hb. : A segunda letra da palavra shalom é lâmed. Seu
valor numérico é 30. Em hebraico significa aprender. A palavra para
mestre em hebraico é melâmed.;
RABI - Mestre. Também se refere aos que tomam os primeiros
lugares na sinagoga.
Rabi Rabino: dentro do Judaísmo significa “professor, mestre”
ou literalmente “grande”.
A palavra “Rabbi” (”Meu Mestre”) deriva da raiz hebraica Rav, que no
hebraico bíblico significa “grande” ou “distinto (em
conhecimento)".
João 3:2: Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi,
sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes
sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
No Grego:
O vocábulo mestre vem do termo grego didaskalos, que quer dizer
“professor”, “mestre” ou “aquele/a que transmite um conhecimento”..
RABINO - Título dado a uma pessoa mestre em direito judaico, na
lei ou Torah.
BAAL: (Bibli). Termo semítico que significa mestre,
senhor, aplicado primeiramente a Hadad, deus cananeu da tempestade e da
vegetação, deus do monte Líbano e do Carmelo
alef: aluf-mestre;
Significado: O Rebe explica que o alef tem três significados
diferentes.
O primeiro é aluf, que significa mestre ou chefe. A definição de
Aluf é “mestre”.
O segundo é ulfana, uma escola de aprendizado ou professor.
O terceiro significado é atingido ao se ler as letras da palavra
de trás para a frente - pela (pronunciada pelê) - maravilhosa.
Ulfana significa ‘escola” ou “professor”.
Não apenas apresentamos Deus como Criador do universo, mas também como
o Professor de toda a humanidade.
O papel de Deus como professor é revelado com sua apresentação da Torá
ao povo judeu.
A Torá, com suas 613 mitsvot ou leis, nos ensina o que devemos fazer, e
o que não devemos fazer. Através da sabedoria Divina de Seu
livro, Deus estabeleceu-Se no mundo ao nível do supremo Professor.
Finalmente, temos o terceiro significado de alef: pelê, “maravilhoso”
que representa o nível místico da Tora.
Isaías 9. 6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e
o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso
Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Conhecido como os “ensinamentos de Mashiach”, estes segredos da
Torá compreendem seu nível mais elevado.Segundo os Evangelhos, Jesus
dedicou mais tempo a seus discípulos, ensinando-os e preparando-os para
o cumprimento da missão. Nos dando a entender que o Ensino, é sobre tudo
uma atividade que acompanham o carisma apostólico dos diversos dons e
ministérios, sobretudo do ministério pastoral.
I Tm3.2: É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível,
marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro,
apto para ensinar; 4.11: Manda estas coisas e ensina-as.
O ensino é ação ministerial que alimenta estes aspectos da missão da
Igreja e prepara a membresia para atuar no cumprimento integral do
Evangelho de Jesus Cristo
E isto Jesus Cristo nos deixou como exemplo a ser cumprido.
Por isto devemos procurar ensinar com sabedoria:
Primeiro a do Espírito Santo;
Segundo com a constante procura de conhecer, manejar bem a Palavra de
Deus, o que Jesus Cristo, já fazia desde a tenra idade, inclusive aos 12
anos o encontramos disputando com o doutores no Templo.
Didaskalos aparece como o terceiro dom espiritual de um grupo de
três. Era o ofício na Igreja Primitiva de explicar aos outros a fé
cristã e providenciar uma exposição cristã do Antigo Testamento.
I Coríntios 12.28: E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente
apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois
operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos,
variedades de línguas.
Vemos, portanto, que a função de ser mestre é um dom (ou talento) dado
por Deus.
EXÓRDIO:
Ensinar, exige algumas qualidades do ensinador, exige método de ensino e
interesse dos alunos ou discípulos.
Jesus tinha todos estes componentes em seu Ministério:
- Método;
- Discípulos;
- Discípulos interessados.
INTRODUÇÃO:
A - Os povos orientais acreditavam que a origem da educação era
divina.
O conhecimento que circulava na comunidade resumia-se aos seus próprios
costumes e crenças. Essa realidade impedia uma reflexão sobre a
educação, uma vez que esta era rígida e estática, fruto de uma
organização social teocrática.
A divindade, portanto, era autoridade máxima, logo, sua vontade não
poderia ser contestada.
O mestre na época de Jesus e dos apóstolos era conhecido não só por seus
ensinamentos, mas pelo seu modelo de vida.
Como Jesus, o mestre por excelência, aquele que tem o dom de mestre deve
segui-lo e seguir os seus passos. (João 13.13,15: Vós me chamais Mestre
e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, o Senhor e Mestre,
vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque
eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.).
Quanto ao ensino, todos nós, conforme as mutualidades, devemos instruir
uns aos outros (Colossenses 3.16). Quanto ao discipulado, todos devem
ensinar os discípulos que servem (Mateus 28.19). Quanto ao dom de
ensino, muitos têm este dom de Deus (Romanos 12). Este dom é base para o
ministério de mestre.
B - Esta lição nos mostra o quanto Jesus se envolveu no Ministério do
Ensino, deste ato de Jesus podemos tirar, algumas lições que nos
mostram a atividade de Jesus nesta área, sua ação, seus métodos, sua
pedagogia, sua simplicidade, sua autoridade em ensinar, sua preocupação
com seus discípulos ensinando-os, este foi o seu modo ou Metodologia de
Ensino, de preparar homens que continuassem a ensinar a outros homens.
Em tudo Jesus nos dá exemplo de como realizarmos a obra do Ensino, Ele
que foi Mestre em Israel, pode muito bem, nos orientar, em ensinar a Sua
Igreja.
ENSINANDO A ENSINAR:
Estudando o assunto, encontramos, algumas frases de pessoas famosas,
sobre esta divina função: Ensinar.
Encontramos formas e metodologias, que vêem provar que Jesus, chamado
Rabi ou mestre em Israel, usava com sabedoria para captar:
Primeiro: Atenção dos ouvintes;
Segundo: conseguir que as suas Palavras produzissem o efeito
esperado;
Terceiro: que estas palavras conseguissem ficar fixadas nas
mentes dos seus ouvintes;
Quarto: conseguia transmitir os seus ensinamentos de forma eficaz
e com autoridade
Isto só vem corroborar a qualidade de Jesus como Mestre Divino e
Ensinador eficaz.
A classe de Jesus era composta por multidões, mas um desafio, para
qualquer ensinador.
Hoje se discute, sobre número de alunos por classes de aula, mas Jesus
provou o contrário, numa época em que não tinha os recursos áudio-visual
de nossos dias.
Na classe de Jesus tinha gente de todas as classes sociais, mas o número
de pobres, desvalidos, e necessitados superava em muito a classe dos
poderosos de Israel, que muitas das vezes, iam ouvir os seus ensinos,
apenas com o intuito de “colocar o Mestre contra a parede”, mas, nunca
conseguiam o seu intento.
Na classe de Jesus muitos, como em nossos dias, iam apenas pela comida
(lanche, merenda, matula,-depende da região que você estiver), ou para
além de ouvir serem curados, são como aqueles alunos, que só se
matriculam e vão à escola pelo que ela oferece além do ensino, num país
como o nosso, isto, é até natural.
Jesus não procedia humanamente de uma classe abastada (basta ver a
oferta de seus pais, no dia de sua apresentação, no Templo), mas como
Deus ele se despiu de Sua Glória e pode entender as necessidades dos
menos favorecidos humanamente. Jesus iniciou em Israel uma transformação
de visão da realidade contextual, da sua época, e continua, pela Sua
Palavra mudando vidas, e homens que crêem em seu nome.
Este talvez seja o mais importante papel da
educação e do ensino:
Transformar a nossa realidade para acompanhar o processo de mudança que
marca o mundo atual, sobretudo em um país subdesenvolvido (embora
industrializado) e considerado o campeão da desigualdade social.
Para que serve a educação ou Ensino:
Jesus utilizou-se destes métodos que seguem, abaixo:
A educação serve para o adestramento ou para dar ao ensinando uma
correta visão do homem e do mundo?
O ensino é um processo interativo que jamais deve ser confundido com a
simples instrução, mais próxima do “adestramento”.
A educação é, por outro lado, uma função e um serviço no qual intervém
uma multidão de fatores e participantes, que de forma não sempre
consciente se põe a serviço do educando. Exemplificamos, com o Menino
que trouxe o seu lanche: dois peixes, e cinco pães.
Antes mesmo de se falar sobre este ou aquele método, é necessário
destacar que, como dizia Platão os vícios no método de ensino podem
levar a uma falsa certeza ou a um saber falso, que é pior que a própria
ignorância.
Na obra “As Leis“, um dos discípulos diz ao mestre:
“Parece-me que receias entrar nessas questões por causa da nossa
ignorância”.
Ao que o mestre responde:
“Muito mais recearia tratar com pessoas que tivessem estudado tais
coisas, porém mal”.
Esta ilustração, nos faz lembrar de Jesus e os fariseus, que ensinavam o
povo de tal maneira que Jesus os chamou de guias cegos, e ensinou ao
povo: “fazei o que eles vos mandam, contudo não fazei o que eles
fazem.”
Em outras palavras, aprender mal é pior do que não aprender. As falsas
“verdades” causam mal maior do que a ignorância.
No caso, não é a ignorância das multidões a mais perigosa, nem a mais
temível, nem o maior dos males, mas estudar com métodos viciosos é mal
muito maior. (Leis 818s).
O SUCESSO DO ENSINO DE JESUS:
Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma metodologia de
ensino - sobretudo nos dias atuais, diante da tão grande complexidade
que é o viver principalmente nas grandes cidades - é a simplicidade.
Jerusalém era uma Metrópole, para onde afluíam, gente de todas as
cidades e de todo o mundo - Leia Atos 2.
Essa simplicidade pode ser expressa pelo educador Pedro Poveda, fez com
que o Ensino de Jesus, se torna-se popular e caísse nos corações de
todos os que o ouviam.
De sua vida uma obra de fé no humanismo e na educação popular:
Para esse grande educador, Jesus, mesmo carecendo de métodos adequados,
de salas de aula confortáveis ou recursos didáticos necessários, o
processo pedagógico não foi comprometido, pois Ele tinha o
fundamental: a vontade de ensinar e o gosto pela atividade docente.
Afinal, os grandes pedagogos nunca precisaram mais do que discípulos.
Cláudio de Moura e Castro, em julho de 1999, num artigo da Revista Veja,
dizia que “a essência do aprendizado tem que ver com o professor, aquele
que administra, que testemunha, enriquece e dá vida a uma série de
processos que levam o aluno a aprender”.
Já para Bernardo Toro, pensador colombiano, ao falar de modernidade, ao
professor deve-se pedir hoje a “habilidade de orientar o aluno em duas
óticas ou direções: disciplina e curiosidade”.
Outro aspecto não menos importante está no dizer do educador francês
Georges Snyders em ensinar com alegria (e esperança) e que se deve levar
alegria à sala de aula, sobretudo para a parcela da população de menores
recursos (”A alegria [e esperança] deve ser prioridade para aqueles que
sofrem mais fora da escola”). Isto Jesus fazia muito bem, numa sociedade
que havia perdido o respeito pela Lei Mosaica, que ensinava como tratar
dos pobres, Jesus lhes dava a Esperança da Vida Eterna, ou da água da
Fonte, que jamais secaria e saltaria para vida eterna.
PONTOS - DESTAQUE:
NUNCA NINGUÉM FALOU COMO ESTE HOMEM.
Jo.7.46: Responderam os guardas: Nunca homem algum falou assim como este
homem.
QUAL ERA O SEU PÚBLICO:
ENSINAVA AS MULTIDÕES.
Mateus 5.1: Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se
assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los,
dizendo:
DOUTORES DA LEI:
Lc. 14.3: E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos
fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não?
FARISEUS.
Mc.12.35: Por sua vez, Jesus, enquanto ensinava no templo, perguntou:
Como é que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi?
SACERDOTE / PRÍNCIPES DAS SINAGOGAS ENSINAVA NO TEMPLO
E AS AUTORIDADES (E COM AUTORIDADE) :
Lc. 19.47: E todos os dias ensinava no templo; mas os principais
sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo;
Mc.11.17: e ensinava, dizendo-lhes: Não está
escrito ….casa de oração para todas as nações?…
Lucas 20.1: Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e
anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os
escribas, com os anciãos.e falaram-lhe deste modo: Dize-nos, com que
autoridade fazes tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta
autoridade? Respondeu-lhes ele: Eu também vos farei uma pergunta;
dizei-me, pois:O batismo de João era do céu ou dos homens?Ao que eles
arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não
crestes?Mas, se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará; pois
está convencido de que João era profeta.Responderam, pois, que não
sabiam donde era. Replicou-lhes Jesus: Nem eu vos digo com que
autoridade faço estas coisas.
QUAL ERA O SEU ENSINO OU O CURRÍCULO
DE SEU CURSO E PRINCIPAL MATÉRIA:
QUE ENSINO É ESTE -Jesus
ensinava:
O SEU
EVANGELHO:
Mt.4. 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas,
pregando o evangelho do reino,
Numa igreja ministerial e missionária o ensino é fundamental para o
processo de preparação e de envio. Encontramos na Bíblia vários termos
que nos apontam para isto.
Vejamos:
1. Ensinar - uma palavra muito freqüente no NT é o verbo didasko, que
quer dizer ensinar. Ele era usado para referir-se a instrução verbal e
prática. Ex.: Mt 4.23, 5.2, 9.35, 13.54, Mc 1.21, 4.1, 6.34, Lc 4.15,
5.3, etc…
"Em Efésios 4.11-16 aprendemos que a principal função dos líderes
pastorais do povo de Deus é a capacitação desse povo para a realização
dos ministérios (v.12). Nas pastorais, Paulo alista características que
devem compor a identidade dos ministros e ministras do Evangelho - todas
no âmbito da ética e dos relacionamentos, com exceção de uma, relativa à
função ministerial, que é a do ensino da Palavra de Deus em todas as
suas dimensões (I Tm 3.1-7; Tito 1.6-9)" [7].
MORALIDADE DIVINA.
Uma releitura Crística da Lei:
Mc. 12.31: E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Não há outro mandamento maior do que esses.
Jo.15.12: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim
como eu vos amei.
Deus nos ensina a perdoar:
Mt.18.21: Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até
quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até
sete?Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta
vezes sete.
A pureza de um coração, sem malícia e humilde, nos concede o
direito de ser o maior no Reino dos céus.
Mateus 18.1:Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e
perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma
criança, colocou-a no meio deles, Portanto, quem se tornar humilde como
esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
Valorizando a Moralidade. A moralidade é superior até mesmo a um
pedaço de nossos corpos.
Alertamos aos nossos leitores, que a palavra de Deus deve ser estudada
sob três aspectos: simbólico, literal e o figurativo, obrigatoriamente.
Mt.18.8: Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o,
lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que,
tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. E, se teu olho
te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na
vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de
fogo.
O valor do homem para Deus; somos todos iguais:
Mt.18.10: Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos
digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está
nos céus.
MORALIDADE DA LEI.
Mateus23.1: Então falou Jesus às multidões e aos seus
discípulos…: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais
conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos
pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas
eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Todas as suas obras eles
fazem a fim de serem vistos pelos homens…as primeiras cadeiras nas
sinagogas…de serem chamados pelos homens: Rabi. Vós, porém, não queirais
ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois
irmãos…Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que
é o Cristo…Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e
qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado…
Ensinando sobre o perigo da religião legalista, sem a Adoração real.
Mateus 23.23: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o
dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de
mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas
coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Guias cegos! que coais
um mosquito, e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus,
hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro
estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o
interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.Ai de vós,
escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros
caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão
cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente
pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e
de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque
edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos
sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.
Ensinando a amar e a ter compaixão da nossa Terra, com Uma Visão
Única de amor de Deus ou Salvífico, independente de sermos maltratados
por ela ou não entendidos, como nos dias de hoje o mundo não entende a
Igreja, mesmo assim devemos amá-los de todo o coração.:
Mateus 23.37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os
que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos,
como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
Eis aí abandonada vos é a vossa casa…Bendito aquele que vem em nome do
Senhor.
BONS COSTUMES: CHEGUEI
EM TUA CASA E NÃO ME DESTES ÁGUA PARA LAVAR MEUS PÉS.
JESUS ENSINAVA:
TIRAR O CORAÇÃO DAS RIQUEZAS:
ZAQUEU E O MOÇO QUE FOI TER COM ELE DE NOITE E FICOU
TRISTE POR SER ENSINADO DAR TUDO AOS POBRES.
Mc.10. 21: E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te
falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o [aos pobres], e terás um
tesouro no céu; e vem, segue-me.
Lc.19.8: Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui,
Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho
defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
A FORMA DE ENSINO:
DIDÁTICA
DO EXEMPLO:
PARÁBOLAS, FIXAVAM-SE NA MENTE AS ILUSTRAÇÕES;
Mt.13. 3: E falou-lhes muitas coisas por
parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
Mc.4.34: E sem parábola não lhes falava; mas em
particular explicava tudo a seus discípulos.
Mt.13.34: Todas estas coisas [falou] Jesus às multidões por parábolas, e
sem parábolas nada lhes falava;
Mc.4.2: Então lhes ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no
seu ensino:
Lc. 20.9: Começou então a dizer ao povo esta parábola: Um homem plantou
uma vinha, arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se do país por muito
tempo.
TINHA COMPAIXÃO DOS QUE ENSINAVA:
PREOCUPAVA-SE COM O ENSINO E TAMBÉM COM O BEM ESTAR DAS MULTIDÕES -
MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - DUAS VEZES.
PEDAGOGO ORGANIZADO, ATÉ NA HORA DO LANCHE;
UMA AULA PRÁTICA PARA OS DISCÍPULOS
Lc.5.3: Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o
afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as
multidões.
Mt.14 14: E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e,
compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.Chegada a tarde,
aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora
é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o
que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes
vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e
dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. Tendo mandado às multidões
que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes
e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos
discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e se fartaram; e
dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios.
Mt.15.34: Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? E responderam:
Sete, e alguns peixinhos. tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado
graças, partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos á
multidão.
PREOCUPAÇÃO COM O LOCAL DE ENSINO:
PROCURAVA OS LOCAIS ONDE A MULTIDÃO
PODIA ESTAR CONFORTÁVEL:
Até na hora do lanche havia organização:
Lc.9.14: Pois eram cerca de cinco mil homens. Então disse a seus
discípulos: Fazei-os reclinar-se em grupos de cerca de cinqüenta cada
um.15 Assim o fizeram, mandando que todos se reclinassem.
CAFARNAUM, NUM LOCAL ESPECIAL ONDE A SUA VOZ PODIA SER
OUVIDA POR TODOS, ESTE LOCAL, EXISTE ATÉ HOJE E É UM ANFITEATRO NATURAL
Jo.6.59: Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em
Cafarnaum.
BEIRA DO MAR;
Mc.2.13: Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia
ter com ele, e ele os ensinava.
SINAGOGAS:
Jo.6.59: Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em
Cafarnaum.
Mt.13.5: E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo
que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes
poderes milagrosos?
OU LUGAR ONDE NÃO TIVESSE O QUE TIRAR
A ATENÇÃO DOS ENSINADOS:
Mateus 13.1: No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira
do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num
barco, e se sentou; e todo o povo estava na praia. E falou-lhes
muitas coisas por parábolas, dizendo:
LUGAR ERMO - Um local com silêncio, uma
sala de ensino sem ruído ou um som gostoso do quebrar das ondas, é tudo
que um aluno gostaria de ter, Jesus sabendo disto, lhes proporcionava o
Seu Ensino, nestes locais.
SENHOR O LUGAR É ERMO E NÃO TEM ONDE COMPRAR PÃO PARA
TODA ESTA MULTIDÃO. ELE SABIA QUE PODIA DAR OS DOIS TIPOS DE ALIMENTOS.
Mt.14.14: E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e,
compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.Chegada a tarde,
aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e
a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e
comprem o que comer.
ENSINAVA ESCREVENDO:
Jesus não era um indouto, pois sabia escrever com articulação, e
sabedoria.
CASO DA MULHER PEGA NO ATO, ELE ESCREVEU NO CHÃO E
ESCREVIA BEM E COISA FORTE;
Jo 8.6: Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar.
Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo….
Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma
pedra… E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando
ouviram isto…. até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
O SEU ENSINO ERA FORTE E GERAVA
DISCUSSÃO ENTRE OS SEUS PRÓPRIOS DISCÍPULOS:
Jo. 6.60: Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram:
Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
ENSINAVA PARA UMA CLASSE ESPECIAL:
Mt..23.1: Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
OS APÓSTOLOS.
Mc.9 31: porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do
homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele,
depois de três dias ressurgirá.
Mc.4.34: E sem parábola não lhes falava; mas em particular explicava
tudo a seus discípulos.
SENHOR EXPLICA-NOS A PARÁBOLA.
Jesus, à sós explicando aos seus discípulos as Parábolas.
Jesus relembrava e reinterpretava, aos seus discípulos e multidão, com
uma nova visão divina - As Escrituras - a Lei, os Profeta, e os Salmos
Mt.13.36: Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E
chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do
joio do campo.
Mt.13.10: E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que
lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado
conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem,
até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas;
porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles
se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira
alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis.
Mt.16.11: Como não compreendeis que não nos falei a respeito de pães?
Mas guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
ENSINAVA ESPONTANEAMENTE E
COSTUMEIRAMENTE, À ESTES E A QUALQUER OUTRO QUE PRECISA-SE DOS SEUS
ENSINOS.
Mc.10.1: Levantando-se Jesus, partiu dali para os t[ermo]s da Judéia, e
para além do Jordão; e do novo as multidões se reuniram em torno dele; e
tornou a ensiná-las, como tinha por costume.
Lucas 8.1: Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de
aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e
iam com ele os doze.
A QUALIDADE DO SEU ENSINO:
Mt. 7.28: Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam
da sua doutrina;
A AUTORIDADE DE SEU ENSINO:
Jo. 7.28: Jesus, pois, levantou a voz no templo e [ensinava], dizendo:
Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim
mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis.
Mt.7.29: porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os
escribas.
Lc.4.32: e maravilharam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com
autoridade.
ENSINADOR DEDICADO E INCANSÁVEL,
TRABALHAVA O DIA TODO NO SEU MISTER DE ENSINO:
Não podia deixar de ensinar em qualquer dia da semana, até nos
sábados, dia de descanso, para desespero e irritação dos fariseus e
sacerdotes:
- Depois de um longo dia, Jesus tinha que dá um curso Supletivo em
regime de Intensivo, de tal, forma que mesmo ao chegar em casa, antes de
dormir, cansado exausto, estava sempre pronto para ensinar e tirar as
dúvidas daqueles homens aos quais ele iria dizer:”
- Mt.28.19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;”
- Mt..13.36: Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E
chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do
joio do campo.
Aos sábados, enquanto os sacerdotes e fariseus descansavam, ele
Ensinava:
- Mc.6.2: Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e
muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas
coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais
milagres por suas mãos?
- Lc.14.31 Então desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava
no sábado.
Ele ensinava de dia e de noite:
- Lc.21. 37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava
no monte chamado das Oliveiras.
- Jo.8.2 Pela manhã, cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com
ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.
A aula final, conclusão do Ensino, alunos aprendem a última lição,
aquela que clareou os seus entendimentos:
- Lc. 24.44: Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei,
estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim
estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então
lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
Aos nossos professores:
Métodos de Ensino, que Jesus utilizou no seu Ministério de
Ensino:
Comunicação Oral
Comunicação Escrita
Compreensão Oral
Compreensão de Textos
Comunique-se com eficiência: Dizer algo que é verdade ou correto
e que foi fácil para você entender, não significa que seus estudantes
entenderão isso também. Você precisa olhar para o material através dos
olhos deles, de forma que possa imaginar como eles reagirão ao que você
lhes comunica.
Encoraje a criatividade de seus estudantes: Até estudantes que
freqüentam cursos de matemática de nível médio podem ser muito criativos
se receberem a oportunidade. O problema mais comum deles é que ninguém
os ensinou como se fazer perguntas certas, que podem guiar o fluxo da
sua intuição. Dá-lhes vós de comer!
Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficiência:
Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com
eficiência) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso
poderia ser a diferença entre “quase entender” e dominar o mesmo
assunto.
O Método intuitivo: No método de ensino intuitivo, encontramos a
proposta que o Mestre deva ensinar coisas vinculadas à vida. Se alguém
tiver duas túnicas…
A Memória Oral: cousa que Deus ensinou aos judeus, para que a sua
Lei fosse disseminada, Jesus usou este método com o mesmo sucesso, basta
você olhar para você mesmo e …milagre: eu era contra a Bíblia e hoje
prego a Bíblia, pois alguém me falou à respeito dela e da Salvação.
A memória oral é um importante recurso na reconstrução da história
O que diz …. “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como
a ti mesmo”, uma releitura da LEI.
CONCLUSÃO sucinta:
JESUS É Mestre do Ensino, e nos ensina a ensinar!
Com alguns pontos em especial:
Com Amor;
Com Dedicação;
Com Planejamento;
Prepara um bom local para ensino; desculpem-me, mas em algumas de nossas
Igrejas, não por falta de espaço ou posses, a área de ensino é jogada de
um lado para outro.Mas mesmo na tapera de folha de bananeira podemos
melhorar o ensino com criatividade e sabedoria de Deus.
Com Cuidado com os alunos;
Olhar o aluno como uma alma sedenta de ensino de Deus;
Ensinar as autoridades;
Ensinar aos Mestres deste mundo secular;
Muitas das vezes, ensina-se mais sem falar do que com palavras: Ensinar
sem abrir a boca.
Ensinar com exemplos;
Ensinar com didática;
Ensinar com sabedoria;
Ensinar após a Oração;
Ensinar com unção
Ensinar a Sua Palavra;
Ensinar com a ajuda do Espírito Santo.