contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Cura Interior

Vença a Competitividade

 
 

Texto Base: Salmos 37

 

Objetivo do estudo: Consolidar a prática do bem mesmo em circunstâncias adversas.

“Às vezes pensamos que os maiores problemas do Brasil são a educação, o desemprego e a saúde. De fato sim. Mas, pior é o condicionamento psicológico a que nos submetemos ao estarmos inseridos neste caos. Olho para o meu próximo como um inimigo, alguém que deseja ocupar o meu espaço, tomar minha chance. Isso é terrível! Produz o individualismo, a insensibilidade, o egoísmo e a ambição.”

1. Como vencer a competição em Cristo Jesus?

Atitudes convenientes

• (Salmos 37:7) - Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
• (Salmos 37:8) - Deixa à ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.; (Tiago 1:20) - Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Você pode adquirir uma gastrite ou úlcera
Seja cooperador - (Provérbios 25:21) - Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; (Provérbios 25:22) - Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá. (Romanos 12:20) - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Haja com amor - (Lucas 6:27) - Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

2. Fim dos ímpios (As competições injustas, mundanas não encaixam na vida do crente)

Olhe para o futuro! Desapontamento e destruição aguardam os ímpios:
(Salmos 37:1) - NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
(Salmos 37:2) - Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
(Salmos 37:10) - Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
É preciso ter calma e esperar o tempo marcado por Deus. O mal jamais triunfará, pois existe em funcionamento no mundo um princípio de retribuição (Gálatas 6:7) - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
(Salmos 37:34) - Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
(Salmos 37:35) - Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
(Salmos 37:36) - Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

3. A verdadeira Segurança

Comunhão com Deus (I João 1:3) - O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
Segurança em Deus (I Timóteo 6:17) - Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; (I Timóteo 6:18) - Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

Podemos até tropeçar, às vezes, mas Deus está sempre presente para socorrê-los (Salmos 37:23) - Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.
(Salmos 37:24) - Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.

O justo, por mais pobre que seja, é mais rico que o ímpio, pois conta com o amparo do Senhor em todas as suas necessidades materiais e espirituais (Mateus 6:31) - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Mateus 6:32) - (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6:34) - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
(Salmos 37:25) - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

 
Voltar para Libertação e Cura
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados