Você
já viu o trabalho de um oleiro?
Sua função consiste em transformar uma massa disforme de argila em um
objeto de utilidade doméstica ou em uma peça artística.
Antes de criar um objeto, o oleiro tem que buscar a argila, colocá-la
para secar, esmagá-la, moê-la, peneirá-la, misturá-la com um outro barro
e água para criar uma massa homogênea. Em seguida, essa massa será
colocada no centro de um prato giratório e com os dedos posicionados,
externa e internamente, o oleiro levanta as paredes da peça na forma e
altura desejada.
A atividade de um oleiro requer muita dedicação e prática. O caminho que
conduz à perfeição é muito longo. A tarefa de um oleiro é dar forma a
uma porção de barro com as mãos e umas poucas ferramentas. Simples é
descrever o processo, mas só quem é bastante habilidoso e dedicado
consegue executar eficientemente o trabalho.
Querido professor, sua função é moldar vidas. Ao estar trabalhando, dia
após dia, conduzindo os cordeirinhos do rebanho do Pastor Amado, você é
como um oleiro que, usado por Deus, vai moldando as mentes pequenas para
que se tornem semelhantes a Jesus.
Muitas vezes, esse não é um trabalho fácil. No caso das peças de argila,
algumas delas são facilmente moldadas e ficam prontas em uma só etapa.
Outras, mais trabalhosas; precisam de um processo longo, até ficarem
prontas. Algumas crianças são dóceis e fáceis de lidar. Outras, porém,
exigem mais paciência e tato. E são essas últimas as que mais precisam
do trabalho abnegado do oleiro da Escola Bíblica.
Os trabalhos de um oleiro nem sempre propiciam resultados imediatos.
Algumas etapas são demoradas. Calma e paciência são qualidades que todo
oleiro precisa ter. Assim ocorre também no desenvolvimento das crianças.
Nem sempre os professores podem ver os resultados de seus esforços.
Porém, isso não deve desanimá-los, mas motivá-los a se dedicarem cada
vez mais, e melhor.
Que Deus o abençoe, querido professor, querido líder, nessa nobre
missão, a missão de moldar vidas!
Perfil do Líder dos Ministérios da Criança
1. Ser pessoa consagrada – que mantenha
comunhão com Deus e viva os princípios da verdade.
2.Ter profundo senso de responsabilidade –
ter consciência de que está desempenhando um trabalho para Deus e este
deve ser feito da melhor maneira possível.
3.Ter conhecimento de relações humanas –
deve saber tratar as pessoas com delicadeza. Ser amigo de todos.
4. Ter domínio próprio – deve saber manter
seu próprio gênio e sentimentos, em sujeição do Espírito Santo de Deus.
5. Ser perseverante – lutar até conseguir
que todo trabalho seja realizado de maneira correta e da melhor forma
possível. Toda metodologia requer perseverança e treinamento.
6. Ser paciente – nem sempre é possível
fazer com que os outros assimilem imediatamente o que queremos
implantar. Ter paciência em casos difíceis e buscar a ajuda de Deus dá
bom resultado.
7. Ser pontual – seja o exemplo para todos
os demais que trabalham no departamento infantil. A pontualidade é uma
virtude cristã.
8. Ter dinamismo – o líder precisa ser uma
pessoa ativa e empreendedora.
9. Ter espírito de liderança – este é o
fator fundamental para o sucesso.
4 Princípios Fundamentais para Líderes dos
Ministérios da Criança e do Adolescente
1. Paixão – qualquer coisa que eu faça, farei bem porque a faço
para o Senhor, não para a aprovação dos outros. Col. 3:23
A paixão produz:
a. Direção - entusiasmo que nos impulsiona
adiante, energia suficiente para cruzar a linha de chegada da
realização.
b. Possibilidades – o apaixonado faz coisas
de maneira diferente: supera as dificuldades buscando soluções criativas
juntamente com a equipe; percebe o fracasso como um degrau para o
sucesso, refaz constantemente seus alvos e os alcança por meio de
perseverança; aceita desafios que a impulsiona para os limites da
perseverança, compreende que “se não houver dor, não há valor”; aceita a
disciplina de Deus como uma preciosa demonstração do Seu amor.
As duas maiores paixões de um líder infantil devem ser:
1. ver uma criança aceitar a
Jesus e vê-la crescer em maturidade espiritual
2. liderar, encorajar e
inspirar os professores.
c. Mudança de vida – a mudança de atitude
produz compromisso.
Características de uma pessoa apaixonada:
• Alegria e vigor – contagiam o ambiente. É
ficar contente por fazer diferença no Reino, porque o que fazemos durará
para sempre. “Quando você está bem próximo de Cristo, as coisas de Seu
reino farão com que a paixão jorre em sua alma”.
• Entusiasmo e expectativa – “ao
ministrarmos para as crianças e para a nossa família, precisamos ser as
pessoas mais entusiasmadas do mundo, porque estamos vivendo dentro do
laço do amor, da graça e do poder de Deus”.
• Resultados excepcionais – os resultados
espirituais florescem em razão de sua paixão pelo ministério. As
crianças se lembrarão de você como alguém cheio de paixão que as amava,
as valorizava e as honrava. As crianças podem se esquecer das lições que
você ensinou, mas se lembrarão de quem é você.
Venenos mortais contra a paixão:
• Rotina – monotonia e falta de
criatividade.
• Frieza – gastar a maior parte do nosso
tempo com pessoas apáticas.
• Incerteza – precisamos estar fixos em um
foco. Só começamos a progredir quando falamos sobre passos, planos
específicos e horários específicos.
• Vaguear – sem objetivos, você não tem em
que se concentrar. Quando investimos essa paixão em objetivos
específicos e trabalhamos neles com todas as nossas forças, uma dádiva
de Deus, então se torna muito difícil desistirmos de nosso ministério.
• Dureza – se você é líder, com certeza
alguém não gostará de você. Portanto, não se preocupe com que os outros
pensam a seu respeito.
Algumas pessoas são como
vitral: ou são apenas um vidro ou alguém que reflete a luz.
Três remédios edificantes:
1. associação contagiosa – aproxime-se de
pessoas cheias de paixão;
2. orações sinceras – orar por paixão.
Tiago 5:16 “A oração de um justo é poderosa e eficaz.”
3. lembretes diários de seus momentos decisivos
– com esses lembretes ao nosso redor, podemos constantemente lembrar: “É
por isso que estamos aqui ”- grandes coisas fez o Senhor por nós. Esses
lembretes marcam momentos que nos impulsionaram adiante!
2. Atitude – Nossa atitude determina nossa altitude. A atitude
que você usa é a atitude que você escolhe e ela depende da sua
capacidade de distinguir entre a resposta e a reação.
O que causa minha atitude a escorregar:
• Turbulência – nossa auto-estima pode
atravessar uma tempestade, devido a um corte brusco na igreja ou por um
sentimento de baixa auto-estima. Como você se vê? E como Deus a vê? Se
nós esquecemos de manter os olhos em nosso valor, nosso preço eterno,
como Deus o vê, nossas atitudes terão tendência para apontar o “nariz
para baixo”.
• Paralisia – pessoas que não se vêem como
vencedoras são, com freqüência, obcecadas por perder.
• Estressando-se – você pode estar usando
energia demais. Sua atitude e desempenho podem realmente melhorar, se
você reduzir sua velocidade. É preciso ter tempo para renovar-se e
deleitar-se, ou seja, rejuvenescer.
• Voltas, voltas e voltas – as expectativas
de vida menores, são as pequenas destruidoras de atitudes. Os líderes
eficazes enfrentam dificuldade, desencorajamento e desapontamento. Tiago
1:2-4. Precisamos manter uma clara perspectiva de vida, uma clara
perspectiva de nossas expectativas. Muitas vezes é preciso trocá-las,
para abrir espaço necessário, para que as boas atitudes floresçam.
O que fazer quando sentir que sua atitude está para vacilar:
1. olhe para cima –
mantenha-se focado no que Deus está fazendo no Reino. (Col. 3: 2,3);
2. Desacelere - todos fazemos
escolhas mais acertadas quando paramos por um momento;
3. Alcance pessoas – que o
seu foco seja ajudar os outros a alcançar o potencial que têm.
A vida das crianças e dos
membros de sua equipe serão renovadas, e as pessoas se sentirão
encorajadas, simplesmente pelo fato de estar em contato com você.
A ATITUDE
“INTERPRETA” SEU MUNDO
Hoje, posso reclamar porque o tempo está chuvoso, ou posso agradecer
porque a grama está sendo regada para mim.
Hoje, posso chorar porque as rosas têm espinhos, ou posso comemorar
porque os espinhos têm rosas.
Hoje, posso lamentar a falta que sinto de meus amigos, ou posso embarcar
alegremente em uma jornada para descobrir novos relacionamentos.
Hoje, posso murmurar porque tenho de ir para a escola, ou posso abrir
minha mente e alimentá-la com novas e ricas gotas de conhecimento.
Hoje, posso ficar chateado porque tenho de limpar a casa, ou posso me
sentir honrado porque o Senhor providenciou um abrigo para mim.
Tudo pode ser tirado de um homem, menos uma coisa – o direito de
escolher sua atitude em qualquer circunstância; a escolha do seu próprio
caminho.
3. Trabalho em Equipe – As equipes têm um potencial criativo
maior do que os indivíduos. “Todos nós juntos somos mais inteligentes do
que apenas um de nós”.
Características de uma equipe dinâmica:
•
Cooperação – isso requer saber e apreciar histórias uns dos
outros, manter contato físico, atitudes de dar e receber, para que a
unidade se transforme na poderosa realidade de nossos relacionamentos
práticos de trabalho. Ler S.João 17:21.
• Flexibilidade – mudar para atender às
necessidades. Flexibilidade para dar conta da demanda que lhe é
requerida.
• Compromisso – os propósitos de
evangelismo, comunhão, discipulado, serviço e adoração. Programas que
ajudarão as crianças a crescer em profundidade, na caminhada espiritual.
• Lealdade - uma equipe pode fracassar
porque algo discutido entre o grupo vazou para outras partes
interessadas: a famosa fofoca. É muito difícil vencer a quebra de
confiança entre os membros de uma equipe.
• Encorajamento - pessoas florescem sob o
incentivo e murcham sob a crítica. Todas as vezes que apreciar algo em
alguém ao seu lado, você está elevando seu valor, honrando essa pessoa,
edificando a equipe e construindo o Reino. Ler I Tess. 5:11
Como cuidar das
necessidades de manutenção de sua equipe:
• Deixe
constantemente as expectativas bem claras – cada membro da equipe
precisa sentir-se pertencente ao grupo e saber que seu papel é vital.
• Proporcione informações e treinamentos para
habilidades de uma equipe.
• Abra espaço para compartilhar – não se
preocupar apenas em desempenhar as tarefas, mas uns com os outros.
• Sempre dê ênfase à presença de Deus –
iniciar cada encontro com uma oração. Desenvolver projetos de oração
intercessória durante os encontros.
4. Honra - Ler Rom. 12:10. O valor que atribuímos às pessoas faz
toda a diferença em como as tratamos e como somos tratados por elas. A
honra determina o sucesso do nosso ministério. Valorize as pessoas
através de cartões de aniversário, agradecimentos, telefonemas, visitas,
etc.
Nossa própria imagem influencia significativamente nossa “imagem” das
pessoas. Quando vemos outros da maneira como Deus os vê, passamos a
tratá-los como Deus os trata também.
Servir em uma atmosfera de respeito mútuo e encorajamento torna o
ministério gostoso e digno de todo esforço.
::: Ministério de Crianças
O Departamento Infantil é organizado para promover e coordenar o
ministério para as crianças da igreja, bem como para envolver as
crianças no serviço pelos outros. A ordem de Cristo para apascentar os
cordeiros provê o incentivo para a igreja enfrentar as necessidades das
crianças por educação, companheirismo, adoração, mordomia e empenho
missionário.
A mente ativa das crianças extrai significado de toda experiência. "As
lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm
mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em
anos posteriores." Este é o tempo de começar a educá-las "para que sejam
pensantes e não meros refletores do pensamento de outrem" .
"Quando Jesus disse aos discípulos que não impedissem as crianças de ir
ter com Ele, falava a todos os Seus seguidores em todos os tempos -aos
oficiais da igreja, aos ministros, auxiliares e todos os cristãos. Jesus
está atraindo as crianças, e ordena-nos: 'Deixai vir os meninos a Mim',
como se quisesse dizer: Eles virão, se os não impedirdes."
"Toda criança pode adquirir conhecimento como Jesus o adquiriu."
Por isso, toda pessoa, na comunidade da igreja, tem a responsabilidade
de exercer uma influência positiva sobre as crianças. Proporcionar às
crianças oportunidades de participação, interação e liderança numa
variedade de aspectos de educação religiosa lhes dá um senso de inclusão
como valiosos membros da família da igreja, tende a conduzi-Ias a Jesus
e lhes ensina a encarar a vida de uma perspectiva cristã.
Incentivar as crianças ao serviço aos outros. - A participação não
somente aumenta as capacidades e assegura às crianças que elas são uma
parte integrante da família da igreja, mas - o que é mais importante -o
envolvimento no serviço aos outros constitui uma parte significativa do
seu crescimento na graça. Esforços criativos para envolver as crianças
irão ajudá-las a estabelecer um padrão de solicitude pelos outros que
poderá, apropriadamente, continuar no decorrer da vida.
Salvaguardar as Crianças. - Em Mateus 18:6, Cristo falou energicamente a
respeito dos que prejudicassem as crianças intencionalmente: "Qualquer,
porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em Mim,
melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de
moinho, e fosse afogado na profundeza do mar." A igreja local deve tomar
medidas razoáveis para salvaguardar as crianças engajadas em atividades
patrocinadas pela igreja, escolhendo pessoas com elevada formação
espiritual e moral como dirigentes e participantes nos programas para
crianças.
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