I
Pe. 1:13 – "Portanto,
estejam com a mente pronta
para agir, sejam sóbrios e
coloquem toda esperança na
graça que lhes será dada
quando Jesus Cristo será
revelado"
Transformar o País é um tema
atrativo, para mim
particularmente, e creio que
para todos presentes, pois a
grande maioria dos
brasileiros estamos ávidos
por mudanças.
A palavra transformação é
bastante pretensiosa,
implica quebra de
paradigmas, mudanças
profundas na forma de
pensar, ser e fazer.
Contudo, mudanças profundas
são difíceis de acontecer,
exigem um preço elevado.
Mesmo no ambiente das
grandes empresas, fortemente
movido a interesses
financeiros, mudanças
significativas são difíceis
de acontecer. Apenas pequena
fração das iniciativas nas
grandes empresas chegam a
ser bem sucedidas.
As 3 principais razões pelas
quais não acontecem são:
falta de um senso compatível
de urgência, falta de visão
e falta de uma liderança
coesa.
Falando de um país enorme,
que carece de reformas
profundas, precisamos então
focar em:
1- o que precisa mudar e
porque,
2- uma visão da situação
transformada e
3- liderança para promover e
sustentar a transformação
O que precisa mudar no
Brasil?
Alguns destaques que temos
obtido recentemente no
cenário mundial:
- número de assassinatos e
acidentes de trânsito
- desigualdade social,
pobreza
- péssima escolaridade x PIB
e aproveitamento escolar
- péssima capacidade de
compreensão de leitura
- corrupção nos poderes
públicos
- erotismo e banalização do
sexo na mídia
- baixa capacidade produtiva
da força de trabalho
Apesar dessa situação
incômoda que encontramos
diariamente, o que deve
mover nossas entranhas como
cristãos é a realidade que
está por trás dos fatos, que
se não for tratada,
continuará dando frutos para
opressão e destruição.
Precisamos como cristãos
entender a realidade
ideológica e espiritual,
como causas, e não focar em
conseqüências.
Deus nos fez para
conhecê-lo, para ter
comunhão com Ele, para
aprender sobre a Sua criação
e trabalhar com Ele de
maneira a manifestar sua
glória através de uma vida
que tem a Sua imagem. A obra
do diabo foi questionar a
bondade de Deus e opor-se ao
Seu propósito.
A obra de Jesus foi
essencialmente manifestar o
amor supremo de Deus,
pagando com sua própria vida
o preço de viver a vontade
perfeita do Pai e assim
condenar o diabo em sua
rebelião.
Deus é criativo, inteligível
e todo-poderoso, e tudo que
ele faz é bom. Jesus é o
poder de Deus e a sabedoria
de Deus manifesta entre os
homens, o caráter e o amor
do Pai traduzidos numa
expressão humana. A Palavra
de Deus é o seu currículo
para o homem e o Espírito
Santo é o grande tutor.
Jesus veio trazer o Reino de
Deus ao mundo, que é
caracterizado por justiça,
paz e alegria verdadeira.
Ou seja, a visão da
situação transformada
que devemos ter é o Reino de
Deus manifesto em todas as
áreas da vida e da
sociedade. Em termos
práticos: leis justas,
famílias unidas, políticos e
empresários atuantes para o
bem da comunidade,
profissionais honestos, fome
zero, violência zero, e por
aí vai.
Porém como podemos fazer
acontecer? Aqui entra a
educação - treinar, iluminar
o entendimento, adestrar
comportamento, desenvolver
habilidades, para que o
indivíduo seja apto a
realizar todo potencial de
sua vida.
Essa missão Deus concedeu
aos pais em relação aos
filhos, aos profetas e
sacerdotes em relação à
nação de Israel e depois à
igreja quando foi
comissionada a fazer
discípulos de todas as
nações. Estamos falando de
educação como compromisso
com a próxima geração,
através da sabedoria da
Palavra de Deus - Sal
78:5-8; II Tim. 3:16-17
Somos ensinados a não nos
conformamos com este mundo,
mas sermos transformados
pela renovação da mente.
Somente com a mente renovada
pela Palavra podemos
entender e nos alegrar com
Sua vontade. Rom 12:1-2
Agimos conforme nossos
padrões de pensamento, que
são nossos modelos mentais
para trabalhar informações e
nos posicionarmos diante da
vida. Desde pequenos fomos
recebendo padrões de
pensamento na forma como o
mundo foi interpretado para
nós e como agiram sobre
nossos comportamentos.
Educar por princípios
bíblicos é buscar nas
verdades da Palavra de Deus
a base do conhecimento e
exercitar seu aplicação de
maneira a treinar a mente
para pensar com uma
cosmovisão cristã, dando
sentido ao conhecimento.
Ensinar com uma abordagem de
princípios implica buscar a
fonte, entender os
fundamentos, agir
consistentemente. É
reconhecer padrões do
caráter de Deus em todo
conhecimento e procurar
levar o aluno a raciocinar
com base neles, como: soberania,
mordomia, governo,
semeadura/ colheita,
individualidade
Quando lemos que Deus nos
colocou como cabeça e não
como cauda, que somos sal e
luz sobre a terra e que
fomos enviados para fazer
discípulos de todas as
nações, estamos falando de
liderança. Sem liderança
não há esperança, pois não
direção nem transformação.
Cumprir a grande comissão de
Jesus implica discipular
para formar líderes que
pensem com a mente de
Cristo, entendam as causas
dos problemas e tenham visão
da mudança, competência e
caráter cristão para fazer
diferença. - - A visão é que
a filosofia educacional de
uma geração se tornará a
filosofia de governo da
próxima – governo das mentes
expresso no governo de
famílias, igrejas, estados e
nações (Sal. 145:4-5). O
mundo clama por líderes
verdadeiros.
Há
12 anos atrás Deus deu uma
visão em sonho para minha
esposa, que prontamente
entendi ser um chamado
envolvendo nossa família.
Investir na educação cristã.
A partir daí começamos uma
pequena escola com um
punhado de famílias, o
Centro Renovo de Educação,
logo conhecemos a escola da
igreja da Lagoinha e a Cida
Mattar, e mantivemos contato
com algumas instituições nos
EUA.
Hoje temos a AECEP, como
instituição que reúne mais
de 80 escolas por 16 estados
do Brasil com essa visão de
EP. Foi plano de Deus para
abençoar o Brasil e nós
simplesmente temos procurado
obedecer com nossas
limitações.
Vivemos tempos de grande
confusão e conflitos de
idéias. Mais do que nunca é
essencial investir em
educação com uma filosofia
cristã, para viver e
manifestar o Reino de Deus.
Uma sugestão de
estratégia para a Educação
Cristã no Brasil:
Pastores
- Promovem consciência e
convicção bíblica sobre a
importância da educação e a
responsabilidade dos pais
- Valorizam os professores e
educadores cristãos em sua
igreja, asseguram cobertura
espiritual e apóiam seu
desenvolvimento
- Apoiam a identificação de
escolas cristãs na região
para avaliar se podem
atender necessidades das
famílias interessadas ou se
devem pensar em formar uma
escola
Líderes de escolas cristãs
existentes
- Revisam sua filosofia e
posicionamento para
assegurar que são bíblicos,
incluindo avaliação honesta
dos resultados na vida dos
alunos
- Buscam aliança com os
pais, apoio dos pastores e
eventualmente de empresários
para adequarem sua estrutura
organizacional e pessoal
para coerência com o
posicionamento
- Procuram relacionar-se com
outros líderes de escolas
cristãs para apoiarem-se
mutuamente, planejarem
estrategicamente e se
desenvolverem em suas
práticas
Liderança evangélica
- Estabelece um pacto sobre
os fundamentos de uma visão
educacional cristã e
objetivos estratégicos
esperados
- Mobiliza a formação de
cursos de pedagogia e de
pós-graduação em educação
cristã, junto a uma
universidade cristã coerente
- Investe no apoio a
iniciativas consistentes
para abertura de escolas
cristãs, realização de
cursos de aperfeiçoamento em
educação cristã e na
publicação de material
didático e pára-didático,
através de instituições
reconhecidas
Instituições missionárias
- Estruturam programas de
preparação de evangelistas
professores para regiões
carentes do Brasil e
patrocinam a formação de
escolas junto a essas
comunidades
Educadores e profissionais
cristãos de educação
- Buscam enxergar sua
vocação sob a perspectiva da
estratégia do Reino de Deus
e conhecer a educação
segundo uma filosofia
bíblica
- Procuram relacionar-se com
educadores cristãos
compromissados e discernir
oportunidades para
envolver-se mais diretamente
com educação cristã formal,
com apoio de sua igreja.
Roberto Rinaldi
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