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NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Educação Cristã

Educação Cristã: Estratégia do Reino de Deus

 
   

I Pe. 1:13 – "Portanto, estejam com a mente pronta para agir, sejam sóbrios e coloquem toda esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo será revelado"

Transformar o País é um tema atrativo, para mim particularmente, e creio que para todos presentes, pois a grande maioria dos brasileiros estamos ávidos por mudanças.
A palavra transformação é bastante pretensiosa, implica quebra de paradigmas, mudanças profundas na forma de pensar, ser e fazer. Contudo, mudanças profundas são difíceis de acontecer, exigem um preço elevado.
Mesmo no ambiente das grandes empresas, fortemente movido a interesses financeiros, mudanças significativas são difíceis de acontecer. Apenas pequena fração das iniciativas nas grandes empresas chegam a ser bem sucedidas.
As 3 principais razões pelas quais não acontecem são: falta de um senso compatível de urgência, falta de visão e falta de uma liderança coesa.

Falando de um país enorme, que carece de reformas profundas, precisamos então focar em:
1- o que precisa mudar e porque,
2- uma visão da situação transformada e
3- liderança para promover e sustentar a transformação

O que precisa mudar no Brasil? 


Alguns destaques que temos obtido recentemente no cenário mundial:
- número de assassinatos e acidentes de trânsito
- desigualdade social, pobreza
- péssima escolaridade x PIB e aproveitamento escolar
- péssima capacidade de compreensão de leitura
- corrupção nos poderes públicos
- erotismo e banalização do sexo na mídia
- baixa capacidade produtiva da força de trabalho

Apesar dessa situação incômoda que encontramos diariamente, o que deve mover nossas entranhas como cristãos é a realidade que está por trás dos fatos, que se não for tratada, continuará dando frutos para opressão e destruição.
 

Precisamos como cristãos entender a realidade ideológica e espiritual, como causas, e não focar em conseqüências.
Deus nos fez para conhecê-lo, para ter comunhão com Ele, para aprender sobre a Sua criação e trabalhar com Ele de maneira a manifestar sua glória através de uma vida que tem a Sua imagem. A obra do diabo foi questionar a bondade de Deus e opor-se ao Seu propósito.
A obra de Jesus foi essencialmente manifestar o amor supremo de Deus, pagando com sua própria vida o preço de viver a vontade perfeita do Pai e assim condenar o diabo em sua rebelião.
 

Deus é criativo, inteligível e todo-poderoso, e tudo que ele faz é bom. Jesus é o poder de Deus e a sabedoria de Deus manifesta entre os homens, o caráter e o amor do Pai traduzidos numa expressão humana. A Palavra de Deus é o seu currículo para o homem e o Espírito Santo é o grande tutor.
 

Jesus veio trazer o Reino de Deus ao mundo, que é caracterizado por justiça, paz e alegria verdadeira.
Ou seja, a visão da situação transformada que devemos ter é o Reino de Deus manifesto em todas as áreas da vida e da sociedade. Em termos práticos: leis justas, famílias unidas, políticos e empresários atuantes para o bem da comunidade, profissionais honestos, fome zero, violência zero, e por aí vai.
 

Porém como podemos fazer acontecer? Aqui entra a educação - treinar, iluminar o entendimento, adestrar comportamento, desenvolver habilidades, para que o indivíduo seja apto a realizar todo potencial de sua vida.
 

Essa missão Deus concedeu aos pais em relação aos filhos, aos profetas e sacerdotes em relação à nação de Israel e depois à igreja quando foi comissionada a fazer discípulos de todas as nações. Estamos falando de educação como compromisso com a próxima geração, através da sabedoria da Palavra de Deus - Sal 78:5-8; II Tim. 3:16-17
 

Somos ensinados a não nos conformamos com este mundo, mas sermos transformados pela renovação da mente. Somente com a mente renovada pela Palavra podemos entender e nos alegrar com Sua vontade. Rom 12:1-2
Agimos conforme nossos padrões de pensamento, que são nossos modelos mentais para trabalhar informações e nos posicionarmos diante da vida. Desde pequenos fomos recebendo padrões de pensamento na forma como o mundo foi interpretado para nós e como agiram sobre nossos comportamentos.
 

Educar por princípios bíblicos é buscar nas verdades da Palavra de Deus a base do conhecimento e exercitar seu aplicação de maneira a treinar a mente para pensar com uma cosmovisão cristã, dando sentido ao conhecimento.
 

Ensinar com uma abordagem de princípios implica buscar a fonte, entender os fundamentos, agir consistentemente. É reconhecer padrões do caráter de Deus em todo conhecimento e procurar levar o aluno a raciocinar com base neles, como: soberania, mordomia, governo, semeadura/ colheita, individualidade
 

Quando lemos que Deus nos colocou como cabeça e não como cauda, que somos sal e luz sobre a terra e que fomos enviados para fazer discípulos de todas as nações, estamos falando de liderança. Sem liderança não há esperança, pois não direção nem transformação.
 

Cumprir a grande comissão de Jesus implica discipular para formar líderes que pensem com a mente de Cristo, entendam as causas dos problemas e tenham visão da mudança, competência e caráter cristão para fazer diferença. - - A visão é que a filosofia educacional de uma geração se tornará a filosofia de governo da próxima – governo das mentes expresso no governo de famílias, igrejas, estados e nações (Sal. 145:4-5). O mundo clama por líderes verdadeiros.
 

Há 12 anos atrás Deus deu uma visão em sonho para minha esposa, que prontamente entendi ser um chamado envolvendo nossa família. Investir na educação cristã. A partir daí começamos uma pequena escola com um punhado de famílias, o Centro Renovo de Educação, logo conhecemos a escola da igreja da Lagoinha e a Cida Mattar, e mantivemos contato com algumas instituições nos EUA.
 

Hoje temos a AECEP, como instituição que reúne mais de 80 escolas por 16 estados do Brasil com essa visão de EP. Foi plano de Deus para abençoar o Brasil e nós simplesmente temos procurado obedecer com nossas limitações.
 

Vivemos tempos de grande confusão e conflitos de idéias. Mais do que nunca é essencial investir em educação com uma filosofia cristã, para viver e manifestar o Reino de Deus.

Uma sugestão de estratégia para a Educação Cristã no Brasil:

Pastores
- Promovem consciência e convicção bíblica sobre a importância da educação e a responsabilidade dos pais
- Valorizam os professores e educadores cristãos em sua igreja, asseguram cobertura espiritual e apóiam seu desenvolvimento
- Apoiam a identificação de escolas cristãs na região para avaliar se podem atender necessidades das famílias interessadas ou se devem pensar em formar uma escola

Líderes de escolas cristãs existentes
- Revisam sua filosofia e posicionamento para assegurar que são bíblicos, incluindo avaliação honesta dos resultados na vida dos alunos
- Buscam aliança com os pais, apoio dos pastores e eventualmente de empresários para adequarem sua estrutura organizacional e pessoal para coerência com o posicionamento
- Procuram relacionar-se com outros líderes de escolas cristãs para apoiarem-se mutuamente, planejarem estrategicamente e se desenvolverem em suas práticas

Liderança evangélica
- Estabelece um pacto sobre os fundamentos de uma visão educacional cristã e objetivos estratégicos esperados
- Mobiliza a formação de cursos de pedagogia e de pós-graduação em educação cristã, junto a uma universidade cristã coerente
- Investe no apoio a iniciativas consistentes para abertura de escolas cristãs, realização de cursos de aperfeiçoamento em educação cristã e na publicação de material didático e pára-didático, através de instituições reconhecidas

Instituições missionárias
- Estruturam programas de preparação de evangelistas professores para regiões carentes do Brasil e patrocinam a formação de escolas junto a essas comunidades

Educadores e profissionais cristãos de educação
- Buscam enxergar sua vocação sob a perspectiva da estratégia do Reino de Deus e conhecer a educação segundo uma filosofia bíblica
- Procuram relacionar-se com educadores cristãos compromissados e discernir oportunidades para envolver-se mais diretamente com educação cristã formal, com apoio de sua igreja.
 

Roberto Rinaldi

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