"Quando observamos as
brincadeiras infantis, não
duvidamos que, para as
crianças, brincadeira é
coisa séria. Por isso elas
detestam ser interrompidas.
Se isso acontece, reagem
quase sempre ignorando a
interrupção, às vezes
irritadas ou até mesmo
agressivas". (...)
Quando observamos crianças
brincando numa praça, as
primeiras impressões são de
variedade e movimento. Umas
correm, outras se balançam,
conversam, disputam
brinquedos, brincam em grupo
ou individualmente. É comum
vermos que a criança se
sente desafiada pela
habilidade com que a outra é
capaz de subir no
escorregador ou numa árvore.
Observa a altura, a
possibilidade de queda, e
reflete se deve experimentar
a mesma sensação de coragem,
autonomia e satisfação do
companheiro.
Assim, através da
brincadeira espontânea, a
criança mostra que é
naturalmente dotada de
criatividade, habilidade,
imaginação, inteligência.
Então, qual seria a função
da brincadeira na escola ou
na igreja?
Cabe a você, educador, criar
um ambiente organizado de
tal forma que a criança
possa explorar e desenvolver
ao máximo estas
características que lhe são
próximas.
Todo o aprendizado que uma
brincadeira permite é
fundamental para a formação
da criança em todas as
etapas da sua vida. Através
das brincadeiras a criança
conhece melhor a si própria.
Além disso, quando se
relaciona com outras
crianças ela experimenta
situações de vida:
competição, cooperação,
coragem, medo, alegria,
tristeza. Quer dizer,
ela se socializa, compreende
o que é ser ela mesma e
fazer parte de um grupo.
A criança também adquire
conhecimentos através da
exploração de objetos que
encontra no seu ambiente.
Manipulando-os ela percebe
suas propriedades físicas,
ou seja, que há objetos
redondos, quadrados, macios,
ásperos, grossos, etc.
Conhecendo as qualidades dos
objetos, ela começa a
compará-los e assim
relaciona uns com os outros,
por tamanho, cores, formas
distintas, etc..
É a partir da manipulação
dos objetos que fazem parte
da vida da criança que ela
adquire conceitos abstratos.
Por exemplo, um objeto só é
considerado "grande" quando
comparado com outros
"menores". A partir da
compreensão de conceitos de
tamanho, forma, cor,
espessura, é que ela vai
desenvolvendo seu raciocínio
lógico, fundamental para o
aprendizado posterior da
matemática.
Manipulando objetos,
conversando, contando
histórias, dramatizando, as
crianças utilizam a
comunicação verbal. Desta
maneira, ampliam sua
linguagem, expressando-se e
compreendendo melhor o mundo
à sua volta.
Através das brincadeiras,
não só amplia-se o
relacionamento do grupo,
gera maturação e desenvolve
habilidades, mas também
colabora-se ao
desenvolvimento intelectual,
através de formação de
conceitos, recapitulações e
fixação de conteúdos.
(...) Mais que tudo,
lembre-se: Brincar é a
melhor expressão de vida da
criança." |