contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Reino de Deus chegou - Parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 278

Publicado em 12/04/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus”. (Lucas 18:16)
 

Mensagem: Nesses dias vamos procurar conhecer um pouco sobre o que é o Reino de Deus. Ouvimos muito falar dele, mas isso não é suficiente. Precisamos aprender como ele funciona na nossa vida, como podemos viver esse Reino.

Para começar, vamos entender o que é um reino. O dicionário diz que é: Nação ou Estado governado por um rei; Domínio ou lugar em que alguém é senhor absoluto. Esse é o reino humano.

E o Reino de Deus? Se o reino humano é um lugar, uma nação cujo governante tem o título de rei, ou um lugar onde há um senhor absoluto, podemos dizer que o reino de Deus é o governo absoluto, a soberania d'Ele na nossa vida. Você pode pensar: Uau! Que coisa difícil. Se ter um governante homem, que nós podemos ver, que podemos ouvir quando fala na televisão, como o presidente Lula, já é difícil, pois muita gente não respeita, imagine um rei que nós não podemos ver?
E o mais interessante é que Jesus disse que esse Reino não é só para gente grande. Esse negócio que nós achamos tão difícil de entender foi dado por Deus para as crianças também. Um dia, Jesus respondia a algumas perguntas dos fariseus sobre quando viria esse Reino que Ele tanto falava. Então, Ele lhes disse que o Seu Reino não podia ser visto de forma física, mas que estava dentro de cada um deles.

Depois passou a falar-lhes sobre a importância de orar sempre e não desistir, e que não deveriam fazer isso só para que as outras pessoas vissem e elogiassem o seu comportamento ou comentassem o quanto eles eram cheios de fé, religiosos, mas que buscassem a Deus com humildade, com simplicidade.

Enquanto conversava com eles, trouxeram algumas crianças, para que Jesus as tocasse. E eu imagino a expressão no rosto dos discípulos, quando viram aquele bando de crianças alvoroçadas, talvez correndo para ver quem chegava primeiro diante de Jesus, que invadiu a reunião deles.

Vamos encontrar em Mateus 19:13 a 15, Marcos 10:13 a 16 e Lucas 16:15 a 17 o relato desse momento. A Bíblia diz que os discípulos as repreendiam. Imagine a cena: As crianças querendo chegar até Jesus para serem tocadas por Ele, e Pedro, João e Tiago tentando segurá-las, brigando, mandando que saíssem dali, pois estavam perturbando o Mestre (Na verdade, eles é que estavam perturbados!).

Quando Jesus viu aquela confusão, ficou aborrecido. Não com as crianças ou com os pais que certamente as trouxeram ali, mas com Seus discípulos. Então, os repreendeu dizendo: “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele”. (Lucas 18:15 a 17). Ele as chamou para junto de Si, impôs Suas mãos sobre elas e as abençoou.

Então, o Reino de Deus é para você, criança. Mas como você vai vivê-lo? Vamos aprender juntos, ok? Então, vamos começar descobrindo o que esse Reino não é. Quando soubermos o que ele não é, será mais fácil aprendermos o que ele é de verdade, certo? Já sabemos que ele não é físico, então não é um pedaço de terra, uma cidade, um estado, uma ilha, uma igreja. Ele é espiritual.

O que mais? Veja o que está escrito em Romanos 14:17a: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida...” Comida e bebida falam de coisas materiais, que satisfazem o desejo da nossa carne. Então, ele não é a satisfação de coisas que nós gostamos, que nos satisfazem fisicamente. Você alguma vez já pensou em quanta coisa nós compramos simplesmente para satisfazer a nossa vontade, mas que nem são tão importantes para nós? Compramos, temos, fazemos, simplesmente porque nossos colegas têm e fazem ou porque vimos em um comercial na televisão.

Quanto tempo gastamos na frente da televisão, vendo bobagens? Quantas horas ficamos na Internet, conversando coisas que não têm importância, às vezes, até com pessoas que nem conhecemos, correndo o risco de sermos assediados por pedófilos, homossexuais, etc?

Agora vamos para a comida e a bebida, de verdade. Alimentamos o nosso corpo com muita porcaria. Tem gente que se acha o máximo porque comeu 18 pedaços de pizza no rodízio ou tomou, sozinho, uma coca-cola de dois litros. Uau! Que... tolice! Estamos prejudicando o nosso corpo, deixando-o sem saúde, e, muitas vezes, pensamos que estamos vivendo o melhor, o mais excelente, estamos tendo as melhores coisas da vida. Não é esse o Reino de Deus.
Agora que sabemos o que ele não é, vamos começar a descobrir o que ele é de verdade? Esperamos você na próxima semana.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Principios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados