contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Festa de Purim - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 272

Publicado em 01/03/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum”. (Sofonias 3:14, 15)

 

Mensagem: Estamos encerrando o estudo sobre Purim, e algumas coisas precisam ficar muito bem guardadas no nosso coração para jamais nos esquecermos delas, para que a nossa vida, a cada dia, seja melhor, e a nossa família, a nossa casa, possa viver o melhor de Deus.

Durante nosso estudo, vimos Ester, Mardoqueu e o povo judeu vivendo um momento de grande angústia, de medo, mas também vimos que, quando buscamos a Deus de todo o nosso coração, Ele mesmo nos diz o que devemos fazer e, se obedecermos, a vitória estará em nossas mãos. Aprendemos sobre sorte, e que não somos qualquer um na terra, que as coisas não acontecem por simples acaso e que não dependemos de sorte ou azar, mas que a nossa vida, a nossa história, está nas mãos de Deus, pois Ele é a nossa sorte, assim como foi para Ester e o seu povo.
Lembra o que está escrito em Sofonias 3:20? “Naquele tempo, vos farei voltar, naquele tempo, vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o Senhor.” Então, temos sobre nós uma promessa. Feche seus olhos e diga: Eu tenho sobre mim uma promessa e jamais vou abrir mão dela.

Hoje nós temos um outro Purim. Nosso Purim chama-se Jesus Cristo. Efésios 2: 4 a 6 diz: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. Vamos compreender isso direitinho? Todos nós estávamos condenados ao inferno por causa dos nossos pecados, da mesma forma que o povo judeu estava condenado à morte. Mas Deus, por causa de todo o amor que tem por nós, elaborou um plano de resgate, e mandou o Seu único Filho para nos salvar, através de Sua morte na Cruz do Calvário.

Ele veio nos trazer perdão e mudar a nossa sorte, a nossa vida, livrando-nos da morte, do pecado e do inferno, vivificando-nos, isto é, fazendo-nos viver de uma outra maneira, e, veja só que coisa linda, nos fez assentar nos lugares celestiais. De escravos, passamos a príncipes; da sujeira, fomos levados à excelência. Você pode dar glórias a Deus por isso?
Agora podemos ter três certezas:

1. O inimigo não tem poder sobre nós. Ele pode até nos ameaçar, como Hamã ameaçou a Ester e a seu povo, mas maior é o poder de Deus na nossa vida, amém? Veja o que está escrito em I João 5:18: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. O que quer dizer isso? Que, se somos de Deus, não vivemos mais pecando, podemos andar em santidade, e, se andamos em santidade, o inimigo, o diabo, não pode nos tocar. Aleluia!!!!

2. Temos que nos defender, tomar posição diante das investidas do inferno, dizendo NÃO a ele, pois não nascemos para fazer a sua vontade, mas para honrar e glorificar ao nosso Pai que está no céu. Por isso, toda vez que a tentação vier diante de você, diga não, declare: Não vou me vestir como as pessoas do mundo se vestem, de forma indecente, com o corpo à mostra; Não vou ouvir as músicas do mundo, pois os meus ouvidos foram feitos para ouvir a voz de Deus; Não vou assistir filmes de terror, bruxaria, feitiçaria, imoralidade, pois os meus olhos foram feitos por Deus para ver as Suas maravilhas, para contemplar a Sua excelência e poder; Não vou andar com pessoas que fazem gozação com as coisas de Deus, contam piadas indecentes; falam mal de Pastor, etc. E eu posso dizer não às investidas do inferno, porque a Bíblia me diz que eu posso. Tiago 4:7 diz: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

3. Eu sou de Deus, tenho o DNA de Deus, e por isso sou diferente. Você não é igual a todo mundo. Você é especial. Acredite nisso. E por ser especial, você tem o direito de viver a alegria do Senhor. Neemias 8:10 b diz que: “...porque este dia é consagrado ao Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”. Você tem o direito de prosperar, o direito de reinar na terra como filho do Rei, príncipe do Senhor, porque quem reina na sua vida é Jesus Cristo, o Senhor dos senhores.

Se nós vivermos assim, cada dia será um Purim na nossa vida, pois, há cada dia, teremos uma novidade do Senhor. Quer dizer que não vamos mais nos aborrecer, nos zangar, adoecer ou ficar tristes? Não. Quer dizer que, mesmo que eu esteja doente, chateado, triste, aborrecido, até mesmo irado, eu tenho alguém que cuida de mim, que está ao meu lado, me carrega no colo, que é o meu Pastor. Se eu chorar, Ele vai enxugar a minha lágrima; se eu me aborrecer, ele me mostrará que existe solução para tudo; se eu adoecer, Ele é o meu médico, a minha cura. E o Seu nome é Jesus.

E então? Vale a pena? Quer crescer na presença de Deus e se tornar um homem ou uma mulher de grande excelência nesta Terra? Você pode, é só aceitar a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e, com certeza, a sua vida será transformada.

Agora, dê um belo sorriso para o Senhor. Em Purim, é proibido ficar triste. E vamos celebrar com muita alegria os grandes benefícios de Deus em nós.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados