contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Minha Família, Meu Tesouro! - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 266

Publicado em 18/01/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Timóteo 5:8)
 

Mensagem: Vimos, no estudo anterior, o quanto a família é especial para Deus. Podemos dizer que a família é a “menina dos olhos de Deus”.
Você sabe o que é chamado “menina dos olhos”? É a sua pupila, essa bolinha escura, que tem bem no meio do seu olho, no meio da parte colorida, essa é a chamada menina do olho. É por ela que entra a luz. Ela é muito sensível. Tente tocar nela. Tente colocar o dedo dentro do seu olho. O que acontece? Imediatamente o olho se fecha, não é verdade? Para quê? Para proteger essa parte tão importante da nossa visão.

É por isso que podemos comparar a nossa família à menina dos olhos de Deus. Assim como a nossa visão ficaria prejudicada se a pupila sofresse qualquer dano, assim ficaria o mundo, a nossa vida, se a família não estivesse bem. E da mesma forma que o nosso corpo reage quando alguma coisa ameaça a menina dos olhos, assim também Deus reage com quem tenta destruir a família.

O Apóstolo Paulo disse a Timóteo que é necessário cuidar muito bem da sua família, e esse cuidar bem não está só direcionado aos adultos, ao papai e a mamãe. É claro que, sendo pais, adultos, a responsabilidade deles é maior. Mas os filhos também têm uma parte muito importante nesse cuidar bem da sua família, pois, muitas vezes, os pais necessitam muito da ajuda dos filhos para conduzirem bem a sua casa.

A primeira regra, que é muito importante para nós, filhos, chama-se honra. Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento dado por Deus, que traz junto uma promessa: vida longa na Terra.

A honra é muito mais que a simples obediência, o respeito e o reconhecimento da importância dos nossos pais para nós, é reverência a quem nos deu a vida.

Como vamos, então, honrar nossos pais? Em primeiro lugar, respeitando-os como pais. É isso mesmo! Respeitar nossos pais é não responder de forma grosseira, batendo o pé, gritando, tratando-os como se fosse qualquer pessoa, às vezes, até chamando palavrões ou com palavras torpes. Deus tem tanto cuidado com isso que, no Antigo Testamento, em Deuteronômio 21: 18 a 21, Ele instrui como Moisés deveria fazer com os filhos rebeldes: deveriam ser levados aos anciãos, que estavam na porta da cidade e apedrejados. Uau! Que castigo terrível para a desobediência, não é mesmo? Hoje não recebemos mais esse castigo, no máximo recebemos algumas palmadas, não é verdade? Mas isso não quer dizer que podemos tratar nossos pais de qualquer forma, pois eles são nossos pais, amém?

A honra também está em ajudar a fazer as coisas em casa, a zelar por aquilo que temos. Varrer, lavar uma louça, ajudar a tomar conta do irmãozinho, manter seu guarda-roupa arrumado, não jogar cueca ou calcinha no banheiro, não deixar a toalha molhada em cima da cama, não empurrar sua roupa suja para debaixo da cama, não deixar seus brinquedos espalhados por todo canto, apagar a luz quando sair de algum aposento, etc, são formas de mostrar aos nossos pais que os honramos, afinal de contas, a mamãe não é empregada doméstica da casa, e a casa é responsabilidade de todos, certo?

A honra está, também, no nosso comportamento na Escola. Papai e mamãe investem dinheiro para que possamos estudar e ter um futuro próspero. Quando não damos valor a isso, quando não estudamos, muitas vezes até fugimos das aulas para jogar bola ou ir ao shopping, estamos desonrando nossos pais e jogando fora tudo o que eles estão investindo. E aí você pode dizer: Minha escola não é particular, eles não pagam nada! Mas não esqueça que tem roupa, sapato, caderno, transporte, lanche, e tantas outras coisas que, para você não parece muito, mas tem muito peso para eles. E tem mais, cada ano que você perde é um atraso no seu desenvolvimento. É muito chato, vergonhoso e triste para um pai ou uma mãe ser chamado na Escola para receber informações ruins do seu filho ou receber um Boletim cheio de notas vermelhas. Pense nisso, tá?

Mas não fique assim tão sério, achando que isso tudo é muita coisa para você, que ainda é uma criança e não entende muito bem tudo isso. Calma!

Se você quiser e deixar, tudo isso vai ficar bem fácil se Jesus estiver no controle da sua vida, se Ele, de verdade, entrar no seu coração. Não é tão difícil.

E se papai e mamãe estão bem, se cada um cumpre com as suas tarefas, nossa casa fica em paz.
Vamos colaborar? Vamos juntos fazer da nossa casa o melhor lugar nesta Terra, um verdadeiro pedacinho do céu?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados