contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 6

 

Estudo de Célula para Crianças n° 259

Publicado em 30/11/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8.
 

Mensagem: O Apóstolo Paulo escreveu cartas a diversas igrejas, espalhadas por muitas cidades, e, em cada uma dessas cartas, ele trouxe ensinamentos tremendos para que os irmãos pudessem ter uma vida de santidade, digna de alguém que ama a Jesus.

Paulo ensinou sobre confiar em Deus, sobre o temor ao Senhor, sobre a oração e o louvor, sobre a obediência, e hoje vamos aprender algo muito importante e que, se guardarmos no nosso coração, com certeza vamos evitar muitos problemas na nossa vida e cresceremos de forma santa e saudável, amém?

Então, preste atenção! Na carta aos Filipenses, Paulo ensina uma coisa que é básica na vida de todo mundo, seja grande ou pequeno, homem ou mulher, rico ou pobre. Ele fala sobre o pensamento. Todos nós pensamos. Com certeza, nesse momento, tem um pensamento atravessando a sua mente. E de onde vêm os pensamentos? Como eles se formam na nossa mente? Por que eles aparecem na nossa mente?

Você sabe mexer com computador? Você sabe pesquisar na Internet informações para os seus trabalhos da Escola? Quando você pesquisa um assunto, de onde surgem as informações na tela do seu computador? É simples! Todas as informações que surgem ali foram incluídas por alguém. Elas não aparecem por mágica, mas pelo trabalho de centenas de pessoas, nas empresas que operam os vários sites que você acessa (Parece difícil? Mas é o que você vê na tela do computador.)

Assim mesmo funciona o nosso cérebro, a nossa mente, o lugar onde se formam os nossos pensamentos. Eles se formam com as várias informações que recebemos desde quando ainda somos bebezinhos, na barriga da nossa mãe. O problema é que, nem sempre as informações que recebemos são boas ou corretas, e aí, podemos ter pensamentos muito ruins.

E o que Paulo ensina sobre isso? Que precisamos aprender a selecionar as informações que entram na nossa mente, assim como selecionamos as informações que queremos ver no computador.

Como? Tomando cuidado com o que vemos, o que ouvimos, aonde andamos, com quem brincamos, o que assistimos na televisão, no cinema, nos videgames, etc.

Nossa mente é um computador fantástico. Tudo o que acontece ao nosso redor é registrado por ela, mesmo que nós não estejamos prestando atenção. E esse é o maior problema, pois, muitas vezes, dizemos assim: Ah! Isso não vai me influenciar. Nem estava prestando atenção nisso. Ou então: Que bobagem! Eu sei que isso não é bom, e mesmo que eu veja, isso não vai me influenciar. Eu sei me cuidar.

Paulo diz: Prestem atenção nas coisas que estão entrando na sua mente. Você deve vigiar, para que só o que é verdadeiro, honesto, puro, justo, amável, entre na sua mente e influencie seus pensamentos.

Mas se tem tanta coisa ruim ao meu redor, como eu vou fazer para pensar só as coisas boas?

Certa vez Jesus disse que não podemos impedir que um passarinho pouse na nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ninho. Então, eu não posso impedir que alguns pensamentos ruins ou informações ruins venham a minha mente, mas eu posso trabalhar para que eles não fiquem. Como? Se eu sei que as novelas podem me trazer informações que não são boas, eu não vou assistir. Se eu sei que os filmes de vampiro, lobisomem, violência, imoralidade, fazem mal para o meu espírito, eu não vou assistir. Se eu sei que alguns colegas só conversam coisas indecentes, não vou caminhar com eles.

Mas o que acontece é que, na maioria das vezes, nós sempre achamos que não tem problema nenhum se nós ouvirmos ou assistirmos, ou jogarmos, pois não vamos ser influenciados por essas coisas, porque amamos a Jesus, somos crentes. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: Deixa de bobagem. Isso não tem nada a ver. Pois é. Mas tem a ver, sim. E tem muito. Porque satanás está trabalhando em todo tempo para nos cercar de informações ruins, só esperando uma distração nossa para nos pegar. Se a nossa mente está cheia de coisas do mundo, em pouco tempo estaremos vivendo como o mundo, e o Senhor não quer isso de nós.

O que vamos fazer? A Palavra diz que nós temos uma coisa chamada de livre arbítrio, que é a capacidade de decidir. Então, podemos decidir o que vai entrar na nossa alma. Posso decidir só ouvir músicas de louvor e adoração a Deus; posso decidir não assistir filmes de bruxaria, feitiçaria, violência, terror (Mesmo que eu queira muito, pois todo mundo está assistindo, mas eu sei que eu não devo.); posso decidir não ler livros que não tenham nada de santo para me ensinar; posso decidir ler a Bíblia todos os dias; etc.

Qual é a sua decisão? Use o seu livre arbítrio para fazer da sua vida um exemplo, seja um imitador de Cristo, e, em tudo, você será bem-sucedido. Amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados