contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 257

Publicado em 16/11/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” (Atos 22:22-25)
 

Mensagem: Poucos homens na terra tiveram experiências tão tremendas com Deus como Paulo. Depois que conheceu ao Senhor, ele experimentou de Seu imenso poder e aprendeu a confiar n'Ele. E nunca deixou de pregar a Sua Palavra, mesmo sabendo que seria perseguido, preso, xingado ou apedrejado.

Que amor imenso encheu o coração de Paulo pelo Senhor, a tal ponto de fazê-lo esquecer da sua própria vida para levar a vida de Deus a todos os lugares que pudesse chegar, não é mesmo? Você teria essa coragem?

Veremos hoje um novo episódio na vida de Paulo, que nos ensinará sobre confiar nos planos de Deus para a nossa vida.

Depois de muitas perseguições, Paulo foi preso e encaminhado a César, na Itália, para ser julgado. Então o embarcaram, junto com outros presos, em um navio e iniciaram a viagem. Mas os ventos eram contrários e eles navegavam com muita dificuldade, penosamente, o navio, de forma muito perigosa, seguia seu caminho.

Vendo aquilo Paulo disse:Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. (v.10). Mas ninguém acreditou nele, e prosseguiram a viagem.

Entretanto, pouco depois, um tufão de vento veio sobre eles, e o navio foi arrastado com violência. Açoitados severamente pela tormenta, começaram a jogar fora tudo o que era possível, para eliminar o peso do navio, e no versículo 20 diz: E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.

Você já viajou de barco ou de avião e enfrentou um temporal ou uma grande turbulência? O medo toma conta da nossa mente e ficamos desesperados, não é verdade? Muitos começam a chorar, a gritar, e o pânico toma conta de tudo e de todos. Imagino que era assim que deviam estar os homens naquele navio.

Mas Paulo, vendo o desespero, tomou a palavra e os lembrou que, se eles tivessem dado ouvidos ao que ele havia falado, não estariam naquela situação difícil, pois ele os alertara. Mas que nem tudo estava perdido. Havia uma esperança: "Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

Vamos parar um pouco para pensar:

Primeiro vamos entender que Deus cuida de nós, em todo tempo. Nossa vida está em Suas mãos, e nada acontece sem que Ele saiba. Em Mateus 6:25 Jesus nos ensina que nós não devemos viver ansiosos por nada, nem por aquilo que vamos comer, beber ou vestir, porque é Ele quem cuida de nós.

Então, nossa primeira lição é confiar no Senhor, pois é Ele quem cuida de nós, e não morremos enquanto Ele não cumprir em nós os Seus planos, os Seus sonhos. Paulo ainda tinha muita coisa para realizar, para divulgar a Palavra do Senhor. Você lembra o que o Senhor disse a Ananias? Que Paulo era um vaso escolhido para levar o Evangelho? Pois é! Ainda não havia terminado sua missão. Da mesma forma é com você. Deus tem um sonho, um projeto para sua vida. E, se você deixar, Ele cumprirá. Por isso, não tenha medo. Nada de mal acontecerá, se o Senhor dirigir sua vida, amém?

E uma outra coisa que precisamos aprender é: Saber ouvir conselho. Muitas vezes nos damos mal porque não sabemos ouvir os conselhos dos nossos pais, nossos pastores, dicipuladores, professores. Queremos fazer as coisas conforme a nossa vontade. Aprenda algo: Deus nunca nos deixa enganados. Ele nos dá toda a direção. Nós é que, muitas vezes, não queremos ver ou ouvir, pois o nosso coração está cheio de outras idéias.

Paulo já havia alertado a todos no navio que, se continuassem a viagem, teriam problemas, mas ninguém quis ouvir, o texto diz que eles prefiram dar ouvidos ao comandante do que a ele. E por isso naufragaram, perderam o navio, embora tenham salvado suas vidas. Portanto, peça ao Senhor que lhe dê ouvidos sensíveis a Sua Palavra, para que o seu coração não seja enganado, para que você não tome decisões erradas e venha a sofrer com situações difíceis depois. Seja sábio.

Não esqueça: Confie no Senhor e ouça os Seus conselhos, e em tudo você será bem sucedido, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados