contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 238

Publicado em 06/07/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:22-24)

Mensagem: A voz de Deus é poderosa. Com a poder da Sua voz o Senhor criou todas as coisas que vemos até hoje na terra: o sol, a lua, as estrelas, as árvores, os frutos, os animais, os mares, os rios, o dia e a noite. Mas a Sua criação mais fantástica, que é VOCÊ, Ele modelou com Suas próprias mãos. Cada pequena parte do seu corpo foi esculpida como uma obra de arte: mãos, pés, olhos, cabelo etc. E lhe deu algo muito importante: ouvidos. Deus lhe deu dois ouvidos para que você possa ouvir a Sua voz.

A primeira voz que o homem Adão ouviu foi a voz do seu Criador. Deus ensinou Adão como se comportar no Jardim que tinha sido preparado para ele. A primeira vez que Deus falou com Adão foi para ensiná-lo. Mas Adão desobedeceu e o resultado da desobediência o fez ouvir a voz de Deus de uma forma muito ruim. Após chamar seu nome (Gênesis 3:9) e perguntar o que tinha acontecido, o Senhor ouve a justificativa de Adão (parece a mamãe quando nos pergunta por que desobedecemos ao que ela nos mandou fazer e ouve a nossa desculpa) e depois lhe diz o que irá acontecer: será expulso do Jardim, do paraíso criado para ele, teria que trabalhar duro para poder comer.

Deus nos deu dois ouvidos para ouvirmos com clareza. O ouvir para Deus não é só escutar, mas implica, principalmente, em obedecer.

Depois que Adão e Eva saíram do Jardim do Éden, tiveram dois filhos: Caim e Abel. Dois irmãos muito diferentes. Enquanto Abel era pastor de ovelhas, Caim era agricultor. Certo dia, os dois irmãos trouxeram suas ofertas ao Senhor, mas Ele se alegrou mais com a oferta de Abel do que da oferta de Caim, e isso o aborreceu muito, a ponto do Senhor perceber no seu rosto a raiva.

Caim foi o segundo homem na terra a ouvir a voz de Deus. Em Gênesis 4:6,7 está escrito:“E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”

Da mesma forma como fez com o pai, Adão, o Senhor chamou o filho, Caim, para ensiná-lo. Imagine essa conversa. Deus chamando Caim e perguntando: O que foi que aconteceu Caim? Por que você está com essa cara tão aborrecida? Por que você está tão zangado? Talvez Caim tenha feito como, às vezes, nós fazemos diante de nossos pais: tenha cruzado os braços, baixado a cabeça, batido o pé no chão e não respondido nada, ficando com a cara ainda mais feia. (Não é assim que você faz, às vezes?). E Deus continua falando: Presta atenção, filho! O pecado está diante de você, batendo na porta. Se você quiser, pode vencê-lo, pode dominá-lo. Mas só você pode decidir fazer isso.

Mas Caim não ouviu o que Deus lhe falou. Deixou que a raiva o dominasse, e acabou matando seu irmão. Da mesma forma que seu pai, Caim não deu ouvidos ao que o Senhor lhe tinha dito, e por isso sofreu as conseqüências da sua desobediência, como está escrito em Gênesis 4:10-12,16: “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra... E saiu Caim da face do Senhor.”

O mais triste de não ouvirmos a voz do Senhor é que somos afastados d'Ele, saímos da Sua maravilhosa presença, perdemos a paz, a alegria, a tranqüilidade. Adão passou a ter uma vida muito difícil, cheia de dificuldades e com Caim não foi diferente, se tornou um homem sem paz, fugindo de tudo e de todos.

A voz do Senhor nos traz ensino e nos diz como devemo-nos comportar em todos os lugares, como deve ser o nosso relacionamento com a família, os nossos amigos etc. Se ouvirmos e obedecermos, de verdade, seremos benditos, teremos paz, alegria, segurança. E se obedecermos, de todo o nosso coração ao Senhor, traremos muitos benefícios não só para nós, mas para a nossa casa, nossos amigos, colegas, vizinhos. E é isso que vamos ver quando conhecermos o terceiro homem a ouvir a voz de Deus na terra, amém?
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Mateus 13:9)

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados