contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Festa das Luzes - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 215

Publicado em 15/12/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37

Mensagem:
Vimos na semana passada que o rei Antíoco IV trabalhava para que os judeus abandonassem a sua fé em Deus. Os que se recusaram a ceder à idolatria e a aceitar a cultura greco-síria foram massacrados e, aos sobreviventes, foram impostas severas penas.

O que aconteceu, então, foi que tais imposições provocaram a revolta do povo judeu, encabeçada por Matatias, sacerdote, e seus cinco filhos (especialmente o seu filho Iehuda, chamado O Macabeu, devido a sua grande força. Macabi é a palavra hebraica para martelo, derivada da raiz macav). Depois de três anos de guerra, em 165 a.C, as tropas judaicas reconquistaram o Templo e restauraram as suas tradições.

Veja só que interessante: o sacerdote Matatias e seus cinco filhos não eram guerreiros, não eram homens de guerra, e sim estudiosos da Palavra. Eles não tinham armas e estavam em um número bem menor do que o poderoso exército de Antíoco, que era muito bem armado e muito bem treinado para a guerra, além de estar em um número muito maior.

Como ganhar essa guerra? Como um pequeno bando de camponeses poderia vencer um exército tão bem treinado e armado? Mas para Deus nada é impossível!

Aqueles judeus acreditavam firmemente nisso e o grande exército que estava a sua frente não os intimidou, porque eles sabiam que, se o Senhor era com eles, nada os poderia impedir. Eles criam que, com o Senhor ao seu lado, eles seriam invencíveis. Não importava o quanto fosse difícil.

Vamos parar um pouco nesta parte da história e ver duas coisas muito importantes:

A primeira delas é que uma família se uniu para lutar pela causa do Senhor. Um pai e seus filhos se uniram para uma guerra santa. Por quê? Porque eles criam em Deus e não podiam permitir que o inimigo lhes roubasse o direito de servir e obedecer aos princípios do seu Senhor.

Quando uma família se une, ninguém pode deter. Uma família que anda na Palavra, que crê nas promessas do Senhor, na qual pais e filhos têm a mesma linguagem, tem a vitória em todas as coisas, pois ali o Senhor está. Em Marcos 3:25, está escrito que: se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. Mas, se todos estão em unidade, quem poderá derrubar essa casa? Foi isso que aquela família fez, juntamente com outros que criam naquele sonho de conquista.

Quando o patriarca daquela família morreu, seu filho Iehuda se tornou o seu sucessor, assumiu a direção do pequeno exército e não deixou que o sonho de seu pai morresse. Você já pensou em uma coisa muito importante: Você é o sucessor do seu pai? É você quem vai continuar a história da sua família?

Nós já vimos que todos os grandes projetos de Deus para o homem começaram com uma família: Adão e Eva, Noé e sua família, Abraão e Sara. E a sua família também foi escolhida por Deus para fazer parte da história de um novo tempo na terra, amém?

Outra coisa interessante é que, apesar de não serem homens de guerra, aquele pequeno grupo criou estratégias tão ousadas que até hoje são estudadas por militares do mundo todo. De onde eles tiraram essas idéias tão fabulosas?

Vou lhe contar um segredo: Quem toma as guerras e dá vitórias aos que crêem no Senhor é Ele mesmo, o próprio Deus, o Senhor dos Exércitos. O rei Davi sabia disso e, quando estava diante do gigante Golias, embora fosse pequeno e Golias imenso diante dele, não se amedontrou, pelo contrário, olhou para o gigante e disse: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (I Samuel 17:45).

Assim também Iehuda ou Judas Macabeu, como ficou conhecido, e seu pequeno exército, colocou-se diante do grande exército dos greco-sírios e, em nome do Senhor dos Exércitos, partiu contra eles. Depois de três anos de guerra, a vitória se estabeleceu, o inimigo bateu em retirada e o primeiro lugar que os judeus correram para restaurar foi o Templo. Mas essa parte nós veremos no próximo estudo, amém?

Sua família está passando por alguns momentos difíceis? Sua família tem enfrentado desemprego, dificuldade financeira, enfermidades, brigas, confusão? Parece que os inimigos gigantes estão tomando conta de tudo? Eu quero lhe dizer que não existe dificuldade que o Senhor não possa vencer, que não tem gigante que se levante que o nome de Jesus não possa derrubar. Amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados