contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A Festa dos Tabernáculos - Parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 206

Publicado em 13/10/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você gosta de festa? Que tipo de festa? Existem dois tipos de festa: As festas do mundo e as Festas do Senhor. Qual a diferença entre elas?

Princípio Bíblico: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor que proclamareis, são santas convocações. São estas as minhas festas...“ (Levítico 23:1,2).

Mensagem:
As festas do mundo celebram as coisas do homem, do mundo e só satisfazem a carne. As Festas do Senhor celebram a Deus e trazem muita alegria, bênção e prosperidade para o Seu povo, por ser um cumprimento bíblico.

Festas do mundo

Carnaval. A palavra carnaval quer dizer ‘festa da carne’, a festa do pecado.

Festas Juninas. Essas festas celebram os chamados ‘santos’ da Igreja Católica como Santo Antonio, São João e São Pedro. As músicas, as danças, as comidas dessas festas são consagradas a eles.

  Natal? O Natal não celebra o nascimento de Jesus, como dizem. A figura central dessa festa é Noel e não Jesus, não é mesmo?

  Páscoa? Tem muita gente que diz que a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus, mas quantas vezes você já ouviu alguém falar de Jesus nas propagandas comerciais no tempo da Páscoa? Pois é! Quem ganha toda a festa é o coelho e o ovo de chocolate. Que injustiça!

Festas do Senhor

Deus gosta de festa, você sabia? Pois é! O nosso Deus não está morto, não é um Deus de tristeza, pelo contrário, na Sua Palavra Ele determinou que o Seu povo celebre as Suas Festas. Essas Festas são eternas, estatutos perpétuos e ordenados por Deus; ninguém pode acabar com elas. As Festas celebram os Seus feitos, Seus milagres e o Seu cuidado conosco.

As Festas do Senhor são: Sábado – Shabat (Levítico 23:3), a Páscoa – Pessach (Levítico 23:4-8), Pentecostes – Shavuot (Levítico 23:15-22), Tabernáculos – Sucot (Levítico 23:33-43).

Este ano já celebramos Páscoa e Pentecostes. Agora estamos nos preparado para celebrar a Festa dos Tabernáculos, mas primeiro vamos entender o que essa festa celebra.

Tabernáculos tem um sentido agrícola e religioso; marca o final da colheita das frutas (uva e maçã), encerrando mais um ano de colheita. Através dessa Festa, somos estimulados a proceder de maneira reta e santa diante de Deus, pois só há colheita se houver plantio. Isso quer dizer que tudo o que eu plantar é isso que vou colher. Se eu planto obediência, temor a Deus, santidade, eu vou colher as bênçãos do Senhor.

A Festa dos Tabernáculos também lembra o tempo que o povo de Israel passou no deserto, vivendo em tendas, totalmente dependente do cuidado de Deus. Por isso, tem uma característica muito interessante que está escrito em Levítico 23:41,42:“Celebrareis esta Festa ao Senhor durante sete dias cada ano. É estatuto perpétuo pelas vossas gerações: no sétimo mês a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas. Todos os naturais em Israel habitarão em tendas.”

A palavra ‘Sucá’ significa cabana, tenda ou uma construção frágil e temporária; seu teto é feito de ramos, palha, arbustos ou ripas de madeira soltas, para que as estrelas sejam vistas; pelo teto entra chuva, vento e a luz do sol. A ‘Sucá’ deve ser construída logo após o jejum de Yom Kipur – Dia do Perdão, em quintais, jardins ou até mesmo dentro das congregações.

É costume convidar pessoas para fazerem uma refeição embaixo da ‘Sucá’, promovendo a igualdade social, na intenção de manterem-se mais unidas ao longo do ano. Esse ato simboliza nossa grande fragilidade e dependência da proteção de Deus, valorizando, assim, as coisas eternas e não as passageiras.

Tabernáculos tem a duração de 7 dias. É celebrada com muita música, dança e alegria. Convidamos você a celebrar conosco as Festa do Senhor. Venha! Vamos celebrar a grande colheita, as bênçãos maravilhosas do nosso Deus. Dance, cante, alegre-se, porque o Senhor é bom, amém???

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados